Agenda Consulta

Quanto ganha um dentista com consultório próprio?

Blog Agenda Consulta Deseja saber quanto ganha um dentista com consultório próprio? Saiba quais as respostas para as principais dúvidas de odontologistas ...
Quanto ganha um dentista com consultório próprio?

Publicado em: 26 de outubro de 2022

Última atualização em: 26 de outubro de 2022

Deseja saber quanto ganha um dentista com consultório próprio? Saiba quais as respostas para as principais dúvidas de odontologistas que estão iniciando carreira ou pensando em investir na abertura do negócio próprio, através das principais informações reunidas nesta página. 

A odontologia, medicina dentária, é um segmento da área da saúde humana que tem como objetivo de estudo o tratamento dentário, entre outras regiões envolvendo: face, maxilar, pescoço, musculatura mastigatória, dentes e articulações. Essa especialidade é essencial e muito requisitada.

Quando o profissional recebe a sua licença para atuação na área – CRO, o mesmo pode atuar em consultório franqueado ou consultório próprio. Comumente, muitos odontologistas iniciam em consultório franqueado, até que adquira experiência e renda para investir em seu negócio próprio.  

Quais as possibilidades de carreira para um dentista?

Ao concluir o curso e passar pela formação, o dentista deve dar entrada em sua CRO que é a licença para exercer a profissão. Com todos os documentos em mãos, o profissional pode possui as seguintes possibilidades de carreira:

  • Clínica odontológica conveniada;
  • Odontologista hospitalar;
  • Odontologista concursado em postos de saúde;
  • Odontologista em escola;
  • Odontologista de sindicato;
  • Odontologista de cooperativa;
  • Clínica de estética (odontologia estética);
  • Odontologia forense/legal;
  • Consultório próprio com atendimento particular e por convênio.

Além dos tipos de empresa que um dentista pode seguir carreira, o mesmo atua nas seguintes áreas:

Áreas de atuação do dentista

Como mencionado, o dentista é o profissional responsável por realizar tratamentos e cuidados de saúde bucal dos pacientes, o qual atua na prevenção, tratamento e diagnóstico, além de receitar medicações relacionadas aos tratamentos. 

O odontologista pode realizar diversos serviços, bem como:

Restauração: a realização de restaurações em partes internas e externas dos dentes, a fim de melhorar a estética, restabelecer o formato e função do dente restaurado. 

Ortodontia: É uma área de especialização em que o profissional realiza a instalação, cuidados e retira o aparelho dentário para corrigir deformidades e problemas na arcada dentária do paciente, a fim melhorar o posicionamento dos dentes, mordedura, fala e mastigação. 

Endodontia: Atua com o tratamento de doenças e lesões que podem acometer os nervos e raiz dos dentes, também conhecido como a realização do tratamento de canal dentário. 

Implantodontia: Aqui o dentista realiza a avaliação da necessidade de realização de implantes para restaurar espaços ausentes, ou seja, o implante de próteses ou pinos para substituir um dente que está faltando. 

Odontologia legal: Emissão de laudos e exames periciais para identificar cadáveres pela arcada dentária, podendo atuar na área de balística forense, por exemplo. 

Traumatologia e cirurgia: O dentista realiza o diagnóstico de lesões e pode realizar o procedimento cirúrgico se houver necessidade. 

Periodontia: Responsável por remover placas bacterianas, realizando procedimentos para tratar a inflamação e lesões, além de receitar medicações em casos de infecções. 

Estomatologia: Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao sistema que inclui lábios, mucosa oral, dente, fenda palatina, entre outras estruturas da orofaringe. 

Odontologia estética: Nesse segmento, o dentista atua com a aplicação de botox e ácidos, preenchimento labial, harmonização facial, lentes de contato, entre outros. 

Leia mais: Dente Podre: Principais sintomas e tratamentos

Qual o valor do salário de um dentista?

O valor do salário de um dentista é determinado de acordo com a sua especialidade, serviços realizados, tipo de empresa em que atua, região do país, entre outros. 

Quanto ganha um dentista com consultório franqueado?

O valor do salário de um dentista com consultório franqueado vai depender de diversos fatores, bem como, a franquia, região do país e serviços realizados. No entanto, de acordo com pesquisas realizadas online, a média do salário nessa categoria é de R $4.122,98.  

Quanto ganha um dentista com consultório próprio?

Não há como definir um valor fixo sobre quanto ganha um dentista com consultório próprio, pois fatores como procedimentos oferecidos, carga horária de trabalho semanal, localização do consultório, entre outros, são essenciais para o faturamento. 

Mas, de acordo com pesquisas online, o valor do salário de um dentista com consultório próprio é a partir de R $8.878,03 ao mês. 

Quanto ganha um bucomaxilo

Quanto ao profissional que realiza cirurgias e tratamentos de traumatologia, bucomaxilofacial, o valor do salário em regime CLT no Brasil varia entre R $3.455,01 a R $5.720,81, de acordo com pesquisas online. 

Quanto ganha um implantodontista

De acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia), um implantodontista em regime CLT ganha em média o salário de R $3.980,56 a R $8.997,66 (teto salarial), claro, dependendo do seu nível de experiência, região e empresa em que atua. 

Quanto ganha um odontopediatria

Um odontopediatra é um profissional especialista no atendimento de pacientes infantis, o qual pode ganhar um salário entre R $3.735,20 a R $9.973,25, com a opção de realizar concursos públicos. 

Quanto ganha um endodontista

A média salarial de um profissional endodontista varia de acordo com sua experiência no mercado, região em que atua, empresa (particular, pública ou consultório próprio), entre outros. O valor pode variar entre R $4.003,61 a R $8.641,92. 

Quando ganha um dentista da área estética

Conhecida por ser uma das áreas da odontologia com maior faturamento, os profissionais que realizam serviços estéticos podem ganhar um salário que varia entre R $5.500 a R $11.100. 

Remuneração geral do dentista

Como mencionado, fica difícil definir a remuneração geral do dentista, pois se o mesmo tiver consultório próprio ou, até mesmo, uma empresa de franquia, com certeza, os valores serão outros. 

No entanto, para profissionais que atuam em regime CLT, pode-se dizer que a remuneração geral do dentista fica entre R $3.455,01 a R $11.100,00, de acordo com a área de atuação e empresa que trabalha. 

De acordo com o art. 5° da Lei n.º 3.999/61, o salário mínimo do Dentista é de três vezes o valor do salário mínimo vigente, com uma carga horária de 20 horas semanais.

Como calcular quanto ganha um dentista com consultório próprio?

Realizar o cálculo de quanto ganha um dentista com consultório próprio, envolve muitos fatores. No entanto, pode-se dizer que a média é que os lucros sejam de 20% a 30%, sendo que, o valor depende dos tipos de serviços realizados, bem como, as especialidades, cronograma de trabalho, etc. 

Responsabilidades de ter um consultório próprio 

As responsabilidade de ter um consultório odontológico envolvem:

  • Parte burocrática: Documentação e autorizações fiscais para a abertura do negócio;
  • Alvará da Vigilância sanitária;
  • Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES, além do Certificado de Limpeza Urbana para coleta de material contaminado;
  • Registro CRO: Licença do Conselho Regional de Odontologia para exercer a profissão.

Esses são os principais itens para conseguir a autorização de funcionamento do consultório, lembrando que por ser um ambiente em que serão realizados procedimentos de saúde bucal, o local deve ter todos os equipamentos necessários, bem como, realizar a esterilização correta dos mesmos. 

Breve panorama da Odontologia no Brasil 

No Brasil, a odontologia é uma das especialidades essenciais na área da saúde, a qual é necessária não apenas como consultórios particulares e franqueados, mas também em hospitais, escolas, creches, investigação criminal e diversas áreas. 

Por ser uma profissão importante e bastante requisitada, há diversas vagas de emprego que podem ser acompanhadas em sites de classificados, uma vez que, são diversas as áreas em que um odontologista pode atuar. 

Se está pensando em se formar em odontologia, saiba que há diversas possibilidades de emprego com bons salários, além da vantagem de um dia poder abrir um consultório próprio. 

Referências

https://website.cfo.org.br/

https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/odontologia/quanto-ganha-dentista-salario

https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/dentista

https://empreendedordentista.com.br/legislacao-odontologica/

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.