Agenda Consulta

Como saber qual o melhor enxaguante bucal?

Blog Agenda Consulta Saiba como você pode escolher o melhor enxaguante bucal para o seu caso.
Como saber qual o melhor enxaguante bucal?

Publicado em: 01 de setembro de 2022

Última atualização em: 01 de setembro de 2022

Saber qual o melhor enxaguante bucal é fundamental na hora de garantir uma escolha que realmente proteja a saúde dentária. Pensando nisso, trouxemos algumas recomendações relevantes sobre o assunto, com o intuito de ajudá-lo na sua decisão. Confira!

Como saber qual o melhor enxaguante bucal?

Um bom enxaguante bucal tem a função de higienizar os dentes, bochechas, língua e gengivas, sem agredi-los. Isto é, enxaguantes que costumam provocar muita ardência podem ressecar a mucosa bucal e ainda prejudicar o esmalte dental. Por isso, fique atento às recomendações abaixo na hora de fazer a melhor escolha para o seu caso:

1. Opte por opções que não contenham álcool

Apesar de muita gente preferir escolher enxaguantes bucais que contenham álcool, a verdade é que este componente pode ressecar a mucosa bucal, causando malefícios para a saúde.

Além disso, pessoas que têm diabetes podem sofrer ainda mais com esse tipo de enxaguante, uma vez que a boca seca já é um problema e com o uso do álcool o ressecamento pode ser ainda pior.

Portanto, leia a embalagem do produto e verifique se o enxaguante é sem álcool.

  • Observação: Se o dentista recomendar, é claro que você deve usar o enxaguante com álcool.

2. Prefira marcas consolidadas

Cuidado com as marcas desconhecidas e que costumam ser muito baratas. O recomendado é que você busque por empresas consolidadas no mercado, a fim de garantir que a sua escolha seja a melhor possível.

3. Converse com o seu dentista

Na realidade, para saber qual o melhor enxaguante bucal para o seu caso, especificamente, o ideal é que você converse com o seu dentista. Apenas ele é quem poderá prescrever a opção mais adequada para o seu caso.

Afinal, se você tiver alguma patologia, pode ser que necessite de algum tipo de enxaguante especial. Portanto, não hesite na hora de marcar a consulta com o seu dentista para saber qual o melhor enxaguante.

4. Observe se você tem alguma irritação na mucosa

Depois de escolher e usar um enxaguante bucal, considere sempre analisar a mucosa bucal e os seus dentes. Assim, caso você perceba alguma irritação causada pelo enxaguante, significa que a escolha talvez não tenha sido tão assertiva.

Portanto, mantenha-se atento à sua saúde bucal, mesmo após escolher o enxaguante bucal da sua preferência.

Como usar corretamente o enxaguante?

Além de saber qual o melhor enxaguante bucal para o seu caso, certifique-se de fazer o uso adequado desse tipo de produto. Veja algumas recomendações relevantes:

  • Use o fio dental em todos os dentes, removendo as sujidades.
  • Escove os dentes com escova e pasta de dente próprias para o seu caso.
  • Enxágue a boca para remover a pasta de dente.
  • Use o enxaguante bucal, fazendo bochecho e espalhando por toda a extensão da boca.
  • Cuspa o enxaguante bucal e pronto.

O ideal é que você use o enxaguante uma vez por dia, especialmente antes de dormir. Assim você garante uma limpeza profunda dos dentes.

Conclusão

Existem alguns pontos que podemos considerar na hora de escolher o melhor enxaguante bucal, mas o melhor a se fazer é conversar com o dentista.

Além disso, lembre-se de usar o enxaguante corretamente para ter resultados ainda melhores.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.