Agenda Consulta

Mucosa bucal: Tudo o que você precisa saber!

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre a mucosa bucal e entenda a função desse tecido.
Mucosa bucal: Tudo o que você precisa saber!

Publicado em: 30 de agosto de 2022

Última atualização em: 30 de agosto de 2022

A mucosa bucal tem um papel importante em nossa saúde, pois garante o revestimento da nossa boca e a flexibilidade ideal para podermos falar, mastigar, respirar, etc. 

Neste texto, reunimos uma série de informações relevantes sobre o tema para você ficar por dentro de tudo. Confira.

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como é uma mucosa?

As mucosas, também chamadas de membranas epiteliais, revestem as cavidades internas do nosso corpo que possuem uma abertura para o lado exterior. No caso da mucosa bucal, trata-se de um tecido que reveste a boca como um todo, oferecendo uma barreira contra agentes externos que possam ser nocivos.

As mucosas se mantêm sempre úmidas e no caso da mucosa bucal, essa umidade é garantida pela produção de saliva.

Qual é a função da mucosa?

A função da mucosa é, justamente, revestir as paredes internas do organismo que têm contato com o lado externo do corpo. Ela está presente além da boca, podendo ser encontrada nas regiões íntimas, no nariz e na entrada do sistema digestivo e respiratório.

Mucosa da boca onde fica

A mucosa da boca está presente em toda a cavidade bucal, como assoalho da boca, língua, gengiva, bochechas, céu da boca, etc.

Quais são as mucosas da boca? Tipos de mucosa da boca

Existem alguns tipos de mucosa na boca, com características e flexibilidades específicas. São elas:

  • Mucosa de revestimento: Como o próprio nome nos dá a entender, ela reveste a nossa boca e está presente nas bochechas, ventre da língua, lábios, assoalho da boca e palato mole.
  • Mucosa mastigatória: É menos flexível e mais densa que a mucosa de revestimento, podendo ser encontrada em nossas gengivas.
  • Mucosa especializada: Trata-se de uma mucosa um pouco mais flexível, presente em regiões que necessitam de um certo movimento, como no caso de algumas partes dos lábios.

O que significa mucosite oral?

A mucosite oral é uma inflamação da mucosa bucal resultante do uso de medicamentos ou radiação que possam desencadear o problema.

Normalmente, pessoas que estão fazendo tratamento contra o câncer podem desenvolver esse tipo de quadro.

Trata-se de uma patologia que merece a atenção de um profissional qualificado, para que o melhor tratamento seja oferecido, visando a qualidade de vida do paciente.

Como recuperar a mucosa da boca?

Às vezes, podemos morder a bochecha ou a língua, prejudicando a saúde da mucosa bucal. Além disso, traumas, alimentos ácidos ou muito quentes, bem como o uso de aparelho ortodôntico também podem causar alguns ferimentos e incômodos nesta região.

Em algumas situações, pode haver o aparecimento de inflamações, como a mucosite que citamos acima. Em todos os casos, é interessante conversar com um dentista para que ele possa prescrever analgésicos e anestésicos orais que auxiliem durante o processo de cicatrização.

Além disso, mantenha-se sempre bem hidratado, consuma alimentos menos ácidos e aposte em opções mais pastosas e fáceis de mastigar. Tudo isso pode ajudar quando temos algum problema, infecção ou inflamação, na mucosa bucal.

Conclusão

A mucosa bucal tem o papel de revestir as paredes internas da nossa boca. Também possui a função de auxiliar nos movimentos dos lábios, bochechas e língua, garantindo a nossa mastigação, fala e até mesmo a nossa respiração em alguns casos.

Portanto, cuide bem da sua mucosa apostando em uma escovação com produtos de qualidade.

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.