Agenda Consulta

Sensibilidade nos dentes: Guia completo!

Blog Agenda Consulta Conheça as possíveis causas da sensibilidade nos dentes e saiba o que fazer para aliviar.
Sensibilidade nos dentes: Guia completo!

Publicado em: 11 de agosto de 2022

Última atualização em: 19 de agosto de 2022

Infelizmente, a sensibilidade nos dentes é um problema que pode atrapalhar a vida de muitas pessoas. Inclusive, há quem evite determinados tipos de bebidas e alimentos por medo de sentir o desconforto causado pela sensibilidade.

Por conta disso, desenvolvemos este conteúdo com o propósito de oferecer a você uma série de informações importantes sobre o tema. Acompanhe!

O que causa sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade ocorre quando o esmalte do dente está desgastado, permitindo que determinados tipos de bebidas ou alimentos entram em contato com a dentina, sendo esta a camada interna do dente que envolve o nervo.

Em condições saudáveis, a dentina é protegida pelo esmalte da coroa e pela gengiva em volta do dente. Porém, dependendo dos hábitos do indivíduo e com o passar do tempo, o esmalte pode se desgastar, como comentamos acima. E além disso, a gengiva pode se retrair por uma série de motivos, permitindo que a raiz do dente fique mais aparente.

Esse tipo de alteração é o que causa a dor da sensibilidade e, por isso, o tratamento com o dentista deve ser feito.

Vale ressaltar que alguns hábitos, como consumir bebidas ácidas ou ter bruxismo, podem desencadear o problema de desgaste dos dentes.

Qual o antiinflamatório para sensibilidade nos dentes?

Em alguns casos, o dentista pode prescrever alguns tipos de antiinflamatórios para a dor causada pela sensibilidade nos dentes. O mais comum é o Spidufen. Porém, cuidado com a automedicação! O ideal é que você sempre procure ajuda profissional antes de investir em algum tipo de tratamento.

Sensibilidade nos dentes: como aliviar? O que é bom para a sensibilidade nos dentes?

Outras medidas, além do medicamento, podem ajudar na hora de aliviar a sensibilidade nos dentes. Veja:

  • Procure usar uma escova de dente com cerdas macias;
  • Não exagere na força usada na hora de escovar os dentes, pois o excesso de pressão pode desencadear a retração gengival e o desgaste do esmalte;
  • Invista em cremes dentais feitos especificamente para pessoas que sofrem com sensibilidade;
  • Utilize produtos com alto teor de flúor;
  • Procure o atendimento profissional para que o dentista também possa restaurar as áreas mais sensíveis, fortalecendo o esmalte.

Sensibilidade nos dentes: como aliviar de forma caseira?

Além das dicas que demos acima, existem algumas ações que podem ajudar a aliviar a sensibilidade de forma caseira, como por exemplo:

  • Evite o consumo de bebidas ácidas, como refrigerantes;
  • Antes de escovar os dentes, considere a possibilidade de mascar uma goma sem açúcar, a fim de neutralizar a acidez da boca;
  • A água morna com sal pode ajudar a aliviar a sensação de sensibilidade.

Dipirona serve para sensibilidade nos dentes?

Costumeiramente, algumas pessoas consomem dipirona na hora de aliviar a dor nos dentes. Porém, em se tratando de sensibilidade, talvez este não seja o melhor medicamento. O ideal é sempre conversar com um profissional qualificado.

Conclusão

Sem dúvidas, a sensibilidade nos dentes pode atrapalhar a rotina de muita gente. Por isso, buscar ajuda profissional é muito importante para que o problema seja tratado o quanto antes.

Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.