Publicado em: 04 de outubro de 2022
Última atualização em: 04 de outubro de 2022
Os sinais de cárie no dente podem ser sutis, especialmente no começo. Por isso, é muito importante manter a visita regular ao dentista, a fim de evitar que o problema se agrave e só apresente sintomas quando já estiver mais avançado.
Além disso, saber reconhecer algumas das características do problema também é relevante. A seguir, apresentamos algumas considerações quanto a isso. Confira.
Os sinais de cárie, como dito acima, podem não ser perceptíveis no começo. Porém, à medida que a lesão no dente avança, alguns sintomas podem começar a ser detectados, como por exemplo:
A dor de dente pode ser ainda mais intensa quando a pessoa mastiga ou toma alguma bebida. A sensação é de uma dor latejante, que pode irradiar pela face.
A sensibilidade também pode ser um dos sinais de cárie. Inclusive, a pessoa pode ter sensibilidade na hora de, simplesmente, escovar os dentes, devido ao toque da escova de dente.
Veja também: 7 Dicas de como acabar com a sensibilidade nos dentes
Os furinhos no dente são um dos sintomas de cáries mais comum. Porém, quando aparecem os furinhos, o dente já está bastante comprometido e é muito importante que você procure atendimento profissional. Caso contrário, a cárie pode evoluir e alcançar a polpa do dente, causando dor e desconfortos intensos.
Embora muitas pessoas associem a cárie apenas com manchas escuras nos dentes, a verdade é que é possível desenvolver manchas brancas também. Isso porque a cárie, inicialmente, deixará o dente branquinho em alguns pontos. À medida que ela “age” no dente, aí sim as manchas escuras poderão aparecer.
Como dito acima, dentre os sinais de cáries no dente nós também temos as manchas escuras. Porém, essas manchas costumam aparecer quando a cárie está mais avançada.
Outro ponto relevante que devemos levar em conta é o fato de que as manchas podem não ser tão perceptíveis, como no caso de pessoas que têm apenas um “pontinho” preto no dente. Mas, infelizmente, pode ser que a parte interna do dente esteja bastante comprometida, e por isso o dentista deve ser consultado o quanto antes.
Quando a cárie atinge a parte interna do dente e começa a se proliferar em direção à raiz, a pessoa pode sentir dor na gengiva e esta pode começar a inchar e ficar com um aspecto de inflamação. Nesses casos, a pessoa pode ter dificuldade para comer, beber e até mesmo fazer a higiene oral, devido ao desconforto.
O mau hálito também é outro sintoma bastante recorrente. Infelizmente, a pessoa pode se deparar com o mau cheiro na boca devido à inflamação provocada pela cárie. Esse mau cheiro costuma não ser resolvido nem com a escovação, uma vez que as bactérias estão presentes na boca.
Portanto, se você percebe que tem um ou mais sintomas desses que listamos, não hesite na hora de conversar com um dentista. Quanto antes você agir no tratamento da cárie, melhor será para si mesmo. Lembre-se disso.
Veja agora: Halitose: Tratamentos e soluções para mau hálito