Agenda Consulta

Halitose: Tratamentos e soluções para mau hálito

Blog Agenda Consulta Halitose
Halitose: Tratamentos e soluções para mau hálito

Publicado em: 27 de setembro de 2022

Última atualização em: 27 de setembro de 2022

Todos nós temos mau hálito de vez em quando. Seja o temido hálito matinal ou simplesmente o resultado de uma refeição com infusão de alho, ou muito café – nenhum de nós está imune a isso.

No entanto, quando se torna um problema contínuo, recorrente e aparentemente sem causa aparente, o mau hálito pode ter um grande impacto em nossas vidas.

No entanto, há muitas coisas que você pode fazer se estiver na situação de ter mau hálito frequente ou halitose, como também é conhecido.

Muitas vezes, a solução pode vir de uma mudança na dieta ou nos hábitos de higiene bucal, mas às vezes é necessário um tratamento profissional por um dentista. O primeiro passo é entender as causas potenciais e identificar a raiz do problema.

Veja também: Como curar dor de dente em 5 segundos: É possível?

Qual é a diferença entre mau hálito e halitose?

Muitos de vocês podem estar se perguntando qual é a diferença entre mau hálito e halitose. Embora muitas vezes os dois termos sejam usados ​​​​de forma intercambiável, existem algumas diferenças técnicas entre seu significado correto.

O mau hálito é geralmente referido a qualquer odor desagradável que esteja presente no hálito, independentemente da frequência de sua ocorrência ou da causa raiz do mau hálito. Por exemplo, depois de comer um hambúrguer com picles de alho e cebola, você pode sentir odores persistentes na boca como resultado que pode ser descrito como mau hálito.

A halitose é diferente na medida em que se refere a um problema contínuo, constante ou recorrente, que faz com que o hálito tenha um odor desagradável e nem sempre se correlaciona com uma causa facilmente identificável ou óbvia. Na maioria dos casos, a halitose tem uma condição subjacente que produz o sintoma de mau hálito crônico.

Veja também: Dente quebrado: o que fazer quando isso acontece?

Entendendo os efeitos do mau hálito crônico

Embora todos nós já tenhamos tido ocasiões em que o hálito matinal ou uma refeição com cheiro forte nos deixaram em uma situação embaraçosa de hálito, os efeitos do mau hálito crônico podem ter efeitos de longo prazo em nossa autoconfiança.

Esse desconforto e a sensação de autoconsciência podem aumentar com o tempo e levar a casos mais graves de ansiedade em alguns pacientes.

É importante não ignorar esses tipos de problemas se eles se tornarem incontroláveis ​​por conta própria. Quando se trata de mau hálito frequente e halitose, seu dentista pode diagnosticar a causa subjacente e recomendar o melhor tratamento para você.

Não há motivo para esperar ou adiar a consulta ao seu dentista, pois muitas das causas são facilmente tratáveis ​​e podem ser evitadas de ocorrer novamente no futuro.

Quais são as Causas?

As causas potenciais do mau hálito variam de escovação de dentes pouco frequente ou ineficaz, tabagismo e uso de produtos de tabaco, até causas mais graves, como doença gengival ou cárie dentária.

Antes de tirar qualquer conclusão, no entanto, é aconselhável começar a descartar possíveis causas que possam estar relacionadas a aspectos óbvios de sua dieta ou estilo de vida.

Para começar, pense em suas rotinas do dia a dia e identifique quaisquer mudanças ou diferenças que possam ter ocorrido ultimamente.

Novos tipos de alimentos que você comeu com mais frequência recentemente podem estar causando alterações em sua respiração. Alimentos como alho, cebola ou temperos quentes e picantes podem ter efeitos prolongados no hálito, mesmo depois de escovar os dentes.

Tratando o mau hálito e a halitose

Se você não conseguir descartar a causa do mau hálito como sendo simplesmente o resultado de uma refeição com sabor forte ou um lapso nos hábitos de higiene bucal, é hora de marcar uma consulta com seu dentista. Eles realizarão um exame completo e determinarão qual pode ser a causa do mau hálito e, em seguida, farão uma recomendação sobre a melhor forma de tratar a condição.

Você receberá dicas e conselhos sobre como realizar um autogerenciamento mais eficaz em casa, incluindo técnicas de escovação, métodos de uso do fio dental e recomendações de enxágue oral que podem ajudar a prevenir o mau hálito.

Um tratamento de higiene completo e uma sessão de limpeza completa de seus dentes reduzirão drasticamente a quantidade de bactérias causadoras de odor, placa e tártaro nos dentes e na boca. Esta é uma das maneiras mais comuns de ajudar a tratar casos frequentes de mau hálito.

Livre-se do mau hálito e respire com facilidade

Se você ou alguém que você conhece tem problemas por lidar constantemente com o mau hálito, é importante saber que existem opções disponíveis para ajudar a tratar a doença e minimizar os efeitos.

Em muitos casos, o mau hálito é totalmente evitável e pode ser facilmente remediado, então fale com seu dentista e peça recomendações para sua situação particular.

Viver com mau hálito pode ser extremamente frustrante, portanto, certifique-se de obter a ajuda que você ou seus entes queridos precisam para remediar a situação.

A solução pode ser simples e, se a causa subjacente for uma condição médica ou odontológica mais grave, a identificação e o tratamento precoces são o melhor curso de ação.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.