Agenda Consulta

7 Dicas de como acabar com a sensibilidade nos dentes

Blog Agenda Consulta Veja algumas pequenas ações que podem lhe ajudar a acabar com a sensibilidade nos dentes. Cuide do seu sorriso com essas dicas!
7 Dicas de como acabar com a sensibilidade nos dentes

Publicado em: 15 de setembro de 2022

Última atualização em: 22 de setembro de 2022

Só quem já sofreu é que sabe o quanto acabar com a sensibilidade nos dentes é uma necessidade urgente. Afinal, sentir dores por conta do que se bebe ou se come é algo muito desagradável.

Em casos extremos, pode até atrapalhar a alimentação do indivíduo.

Por isso, reunimos algumas considerações e dicas que podem ajudar você a lidar com esse problema. Confira.

Como acabar com a sensibilidade nos dentes?

Pequenas mudanças de hábitos já podem ajudar a acabar com a sensibilidade nos dentes. Veja:

1. Cuidado com o excesso de força na hora da escovação

Muitas pessoas ainda associam a escovação ideal com a força usada durante o processo. Porém, escovar depositando muita força sobre a escova de dente pode prejudicar o esmalte dental, dando margem para a sensibilidade.

Essa escovação forte pode, também, prejudicar a saúde da gengiva. Fique atento.

2. Não exagere na quantidade de produto

A quantidade de produto também precisa ser moderada. Se você usa o enxaguante bucal de 2 a 4 vezes por dia, cuidado! Esse excesso também pode prejudicar a saúde dental, deixando os dentes mais sensíveis.

O mesmo vale para o excesso de escovação e de creme dental. Siga sempre as recomendações do seu dentista.

3. Evite bebidas e alimentos ácidos demais

As bebidas e alimentos ácidos podem provocar um desgaste no esmalte dental. Esse desgaste, consequentemente, pode provocar uma maior exposição da parte interna do dente.

Por isso, tendencialmente, a sensibilidade aparece.

Portanto, não exagere no consumo de refrigerantes e frutas ácidas, por exemplo. A moderação é sempre bem-vinda.

4. Não faça clareamentos caseiros sem prescrição profissional

Cuidado com as receitas de clareamento caseiro que você vê por aí. Embora possa parecer algo “legal”, pois algumas opções realmente clareiam o dente, a realidade é que há uma remoção de esmalte nesses processos. Ou seja, você pode estar deixando o seu dente mais exposto e menos fortalecido, o que ocasiona não somente a sensibilidade dentária, como outros diversos problemas bucais.

Por isso, só faça o clareamento recomendado pelo seu dentista e não acredite em tudo o que você vê na internet.

5. Invista em um creme dental específico

Use cremes dentais específicos para quadros de sensibilidade. Isso porque esses cremes possuem mecanismos que visam amenizar a dor, uma vez que selam o dente e impedem que os alimentos e bebidas entrem em contato com a parte do dente que tem inervação.

6. Cuide bem da higiene bucal

Às vezes, a saúde dental pode estar prejudicada pelo simples fato de que a higiene não está adequada. Portanto, embora você possa sentir um pouco de incômodo, se você realmente quer acabar com a sensibilidade nos dentes, procure manter a higiene sempre em dia.

7. Procure um dentista

Por fim, procure um dentista para acabar com a sensibilidade nos dentes! Afinal, ele poderá diagnosticar o problema causador da dor e poderá prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

Conclusão

Para acabar com a sensibilidade nos dentes é preciso colocar em prática algumas mudanças de hábitos, além de buscar a ajuda profissional qualificada. Cuide do seu sorriso visitando o dentista regularmente.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Referências

Sensibilidade nos dentes: como prevenir ou acabar com ela. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/sensibilidade-nos-dentes-como-prevenir-ou-acabar-com-ela/> Acesso em 15 set. 2022.

What Can You Do About Sensitive Teeth? Disponível em: <https://www.webmd.com/oral-health/guide/tooth-sensitivity>. Acesso em 15 set. 2022.

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.