Agenda Consulta

7 Dicas de como acabar com a sensibilidade nos dentes

Blog Agenda Consulta Veja algumas pequenas ações que podem lhe ajudar a acabar com a sensibilidade nos dentes. Cuide do seu sorriso com essas dicas!
7 Dicas de como acabar com a sensibilidade nos dentes

Publicado em: 15 de setembro de 2022

Última atualização em: 24 de novembro de 2022

Só quem já sofreu é que sabe o quanto acabar com a sensibilidade nos dentes é uma necessidade urgente. Afinal, sentir dores por conta do que se bebe ou se come é algo muito desagradável.

Em casos extremos, pode até atrapalhar a alimentação do indivíduo.

Por isso, reunimos algumas considerações e dicas que podem ajudar você a lidar com esse problema. Confira.

Como acabar com a sensibilidade nos dentes?

Pequenas mudanças de hábitos já podem ajudar a acabar com a sensibilidade nos dentes. Veja:

1. Cuidado com o excesso de força na hora da escovação

Muitas pessoas ainda associam a escovação ideal com a força usada durante o processo. Porém, escovar depositando muita força sobre a escova de dente pode prejudicar o esmalte dental, dando margem para a sensibilidade.

Essa escovação forte pode, também, prejudicar a saúde da gengiva. Fique atento.

2. Não exagere na quantidade de produto

A quantidade de produto também precisa ser moderada. Se você usa o enxaguante bucal de 2 a 4 vezes por dia, cuidado! Esse excesso também pode prejudicar a saúde dental, deixando os dentes mais sensíveis.

O mesmo vale para o excesso de escovação e de creme dental. Siga sempre as recomendações do seu dentista.

3. Evite bebidas e alimentos ácidos demais

As bebidas e alimentos ácidos podem provocar um desgaste no esmalte dental. Esse desgaste, consequentemente, pode provocar uma maior exposição da parte interna do dente.

Por isso, tendencialmente, a sensibilidade aparece.

Portanto, não exagere no consumo de refrigerantes e frutas ácidas, por exemplo. A moderação é sempre bem-vinda.

4. Não faça clareamentos caseiros sem prescrição profissional

Cuidado com as receitas de clareamento caseiro que você vê por aí. Embora possa parecer algo “legal”, pois algumas opções realmente clareiam o dente, a realidade é que há uma remoção de esmalte nesses processos. Ou seja, você pode estar deixando o seu dente mais exposto e menos fortalecido, o que ocasiona não somente a sensibilidade dentária, como outros diversos problemas bucais.

Por isso, só faça o clareamento recomendado pelo seu dentista e não acredite em tudo o que você vê na internet.

5. Invista em um creme dental específico

Use cremes dentais específicos para quadros de sensibilidade. Isso porque esses cremes possuem mecanismos que visam amenizar a dor, uma vez que selam o dente e impedem que os alimentos e bebidas entrem em contato com a parte do dente que tem inervação.

6. Cuide bem da higiene bucal

Às vezes, a saúde dental pode estar prejudicada pelo simples fato de que a higiene não está adequada. Portanto, embora você possa sentir um pouco de incômodo, se você realmente quer acabar com a sensibilidade nos dentes, procure manter a higiene sempre em dia.

7. Procure um dentista

Por fim, procure um dentista para acabar com a sensibilidade nos dentes! Afinal, ele poderá diagnosticar o problema causador da dor e poderá prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

O que é sensibilidade no dente?

A sensibilidade no dente nada mais é do que um sintoma que denuncia o fato de que a camada mais externa do dente pode estar com um pequeno desgaste. Esse desgaste, por sua vez, permite que os alimentos e bebidas entrem em contato com os nervos presentes na parte interna dos dentes, causando dores e desconfortos.

Quando a raiz dental também está muito exposta, a sensação de sensibilidade também pode aparecer.

Quais são as causas da sensibilidade nos dentes? O que causa sensibilidade nos dentes?

As causas podem ser diversas: traumas nos dentes, desgaste da camada mais externa, falta de higiene, má alimentação, escovação agressiva, problemas de saúde, clareamento dentário, etc.

Qual o melhor tratamento para sensibilidade nos dentes?

Na realidade, tudo depende da causa da sensibilidade. No caso da escovação agressiva, aprender a como escovar os dentes corretamente é o caminho. Já no caso de problemas relacionados a traumas nos dentes, o dentista deverá ser acionado para que a melhor prescrição seja feita.

Antiinflamatório para sensibilidade nos dentes: Qual o melhor antiinflamatório para sensibilidade nos dentes?

Alguns especialistas apontam que o Spidufen pode ajudar a aliviar a sensibilidade nos dentes, ao menos a dor que essa sensibilidade provoca. Porém, o ideal é não aderir à automedicação e buscar um diagnóstico preciso do seu caso para impedir que o problema se agrave e piore.

Sensibilidade nos dentes: como aliviar

Como vimos no decorrer deste conteúdo, existem algumas formas de aliviar a sensibilidade nos dentes. Mas, além de colocar as nossas dicas em prática, lembre-se de que buscar ajuda profissional para solucionar a “raiz” do problema é o mais recomendado.

O que é bom para sensibilidade nos dentes?

Uma escovação adequada, evitar alimentos ácidos e visitar o dentista regularmente é o essencial. Assim, será possível avaliar a necessidade de intervenção profissional ou se apenas as mudanças de hábito (como escovar de uma maneira mais suave) já bastam.

Bicarbonato serve para sensibilidade nos dentes?

Não. O bicarbonato pode ser interessante quando pensamos em tratamentos para eliminar bactérias presentes na boca, mas, no caso da sensibilidade, ele não terá serventia.

Bruxismo causa sensibilidade nos dentes?

Sim. O bruxismo pode causar sensibilidade nos dentes devido ao atrito que é provocado entre eles durante a noite. Esse atrito pode ir desgastando a superfície mais externa dos dentes, causando a sensação de desconforto ao comer ou beber.

Como aliviar a sensibilidade nos dentes após clareamento?

Primeiramente, é importante seguir as recomendações do dentista com relação ao pós-clareamento, evitando expor os dentes a outros agentes que pioram o quadro.

Além disso, considere evitar bebidas ácidas, adquira um creme dental para dentes sensíveis e use uma escova de dentes com cerda macia para a higienização dental.

Sensibilidade nos dentes após extração do siso

Neste caso, o ideal é seguir com o tratamento prescrito pelo dentista. Além disso, procure evitar alimentos que possam piorar a sensação de sensibilidade, até que tudo volte ao normal.

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis?

Sim. O clareamento pode causar a sensação de sensibilidade nos dentes. No entanto, seguindo as recomendações do profissional esse problema poderá ser minimizado. Inclusive, cuidado com os clareamentos caseiros feitos em casa e nunca deixe de respeitar o limite de horas descrito na embalagem dos fabricantes.

O excesso pode prejudicar a camada mais externa do dente, causando uma sensibilidade ainda maior.

Posso ter sensibilidade nos dentes após uma restauração?

Sim. Porém, a estimativa é que o problema desapareça em até duas semanas. Porém, se você está com uma sensibilidade muito intensa, a ponto de ter problemas para comer e beber, converse com o seu dentista para que ele possa avaliar a situação mais de perto.

Conclusão

Para acabar com a sensibilidade nos dentes é preciso colocar em prática algumas mudanças de hábitos, além de buscar a ajuda profissional qualificada. Cuide do seu sorriso visitando o dentista regularmente.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Referências

Sensibilidade nos dentes: como prevenir ou acabar com ela. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/sensibilidade-nos-dentes-como-prevenir-ou-acabar-com-ela/> Acesso em 15 set. 2022.

What Can You Do About Sensitive Teeth? Disponível em: <https://www.webmd.com/oral-health/guide/tooth-sensitivity>. Acesso em 15 set. 2022.

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.