Publicado em: 05 de setembro de 2022
Última atualização em: 05 de setembro de 2022
Você já ouviu falar na síndrome da ardência bucal? Se ainda não, este é um bom momento para pensar sobre o assunto.
Basicamente, a síndrome da ardência bucal (SAB) pode ser caracterizada pela presença de sintomas como:
Vale ressaltar que só é caracterizado como a SAB quando a mucosa bucal está clinicamente normal e sem nenhum tipo de sinal de patologia, ferimento, lesão bucal, etc.
As causas podem ser multifatoriais, o que atrapalha no momento do diagnóstico. Isso porque questões relacionadas com doenças neurológicas, no tecido conectivo, endócrinas e deficiências nutricionais podem ser alguns dos motivos pelos quais o problema se manifesta.
Por isso, buscar ajuda profissional para que uma investigação mais detalhada seja feita é muito importante.
Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista
Assim como acontece nos outros tipos de síndrome de ardência bucal, é necessário reconhecer a causa raiz para procurar o tratamento correto.
Porém, algumas pessoas optam pelo uso de remédio caseiro para ardência na língua em algumas situações, ao menos para diminuir a sensação desconfortável.
Neste caso, é possível investir no consumo de algo gelado, beber muita água ou chupar uma pastilha para tosse.
Essas medidas podem ajudar a minimizar a sensação de ardência. Entretanto, buscar o tratamento correto é fundamental, pois assim será possível tratar a raiz da sensação de ardência.
Será que a síndrome da boca ardente tem cura? Qual o tratamento natural? Existe chá para ardência na boca?
Na realidade, o existem são medidas que podem minimizar a sensação de ardência. É o caso de beber uma bebida gelada, consumir bastante água ou tomar um sorvete. Há quem opte por chupar um gelo, para causar uma sensação de dormência na boca.
Uma fruta bem gelada, como melancia, também pode ajudar. Procure sempre manter a boca úmida para minimizar a sensação de ardência.
Existem alguns medicamentos que podem ser utilizados durante o tratamento da síndrome da ardência bucal. Porém, é muito importante você ter a consciência de que a automedicação pode ser extremamente prejudicial.
Portanto, evite consumir medicamentos sem prescrição médica. Embora o Clonazepam, por exemplo, seja usado no tratamento de SAB, apenas o médico é quem saberá a dosagem adequada para o seu caso, visando oferecer um tratamento adequado.
O ideal é que você procure um dentista para lidar com a síndrome de boca ardente. Assim, o profissional avaliará a sua saúde bucal como um todo, encontrando as possíveis causas do problema e viabilizando a prescrição de um tratamento específico.
Não espere o tempo passar: cuide da sua saúde, afinal, isso pode afetar a sua qualidade de vida. Priorize-se!
O que é Síndrome da Ardência Bucal (SAB) e como tratar? Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/o-que-e-sindrome-da-ardencia-bucal-sab-e-como-tratar/> Acesso em 02 set. 2022.
Dynamed. Record No. T253047, T911960, Burning Mouth Syndrome [Internet]. Ipswich (MA): EBSCO Information Services, 1995 Disponível em: <https://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T911960> Acesso em 02 set. 2022.
Encontre o melhor dentista perto de você