Agenda Consulta

Tipos de aparelhos dentários: Entenda tudo!

Blog Agenda Consulta Conheça os principais tipos de aparelhos dentários!
Tipos de aparelhos dentários: Entenda tudo!

Publicado em: 12 de agosto de 2022

Última atualização em: 19 de agosto de 2022

Que existem diversos tipos de aparelhos dentários, isso com certeza você sabe. Porém, cremos que você tenha algumas dúvidas sobre os mais diversos modelos que existem, estamos certos? 

Por isso, desenvolvemos este conteúdo para que você possa conhecer os principais tipos de aparelhos. Confira e tire as suas dúvidas!

Conheça os principais tipos de aparelhos dentários

A nível informativo, listamos 7 tipos de aparelhos dentários para você conhecer e saber um pouco mais. Quem sabe, dessa forma você consegue selecionar uma opção que seja alinhada às suas expectativas, não é mesmo? Continue lendo e saiba mais:

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos. É o clássico aparelho com braquetes e borrachinhas coloridas, que visa alinhar os dentes, oferecendo um sorriso mais bonito e saudável.

Pode causar um certo desconforto, tanto por conta dos braquetes em si, quanto pela força causada pelas borrachinhas.

Aparelho fixo metálico
Aparelho fixo metálico

Aparelho fixo autoligado

O aparelho fixo autoligado é encaixado de uma forma “inteira”. Ou seja, não são necessárias as borrachinhas para segurar o arco do aparelho, já que ele é “uma coisa só”. Consequentemente, pode ser menos doloroso e até mais ágil que o aparelho metálico comum.

Aparelho fixo autoligado

Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes são uma espécie de “molde” encaixado sobre os dentes. Esses moldes têm o poder de alinhar o sorriso, ao mesmo tempo em que o tratamento é praticamente imperceptível.

São eficientes, podem ser removidos na hora de comer e beber e facilitam a higienização bucal. Porém, os valores podem ser um pouco mais elevados.

Alinhadores-transparentes
Alinhadores-transparentes

Aparelho invisível

O aparelho invisível, também chamado de lingual, funciona quase que da mesma forma que o metálico, mas com um diferencial: os braquetes são instalados na face interna dos dentes, sendo imperceptíveis durante a fala e os sorrisos, por exemplo.

Porém, esse tipo de aparelho exige um cuidado redobrado na higienização, a fim de garantir que cáries e demais problemas não se desenvolvam. Por isso, costuma ser recomendado para tratamentos mais rápidos.

Aparelho invisível
Aparelho invisível

Aparelho móvel

O aparelho móvel costuma ser indicado para crianças e adolescentes, tendo a função de corrigir ou estimular o posicionamento no caso de indivíduos em fase de crescimento. Além disso, pode ter a função de direcionar ou estimular o crescimento da mandíbula e da maxila.

Aparelho invisível
Aparelho invisível

Aparelho extrabucal

Dentre os tipos de aparelhos dentários, temos ainda o conhecido aparelho extrabucal, utilizado com o propósito de controlar o movimento dos dentes superiores, além de ser um importante dispositivo de controle para o crescimento da arcada superior, impedindo que esta projete os dentes da criança para frente.

Aparelho extrabucal
Aparelho extrabucal

Aparelho de contenção – também chamado de móvel

O aparelho de contenção é utilizado no fim do tratamento, sendo fundamental para o mantimento do alinhamento dos dentes. Sem esse tipo de aparelho (que pode ser móvel ou não), a memória dentária poderá agir, fazendo com que os dentes voltem para a posição inicial, que possuíam antes do tratamento de alinhamento dentário.

Aparelho de contenção
Aparelho de contenção

Conclusão

Existem diversos tipos de aparelhos dentários, cada qual com suas especificidades, pontos positivos e negativos. Alguns são recomendados para crianças, outros são mais adequados para os adultos.

Converse com um dentista e escolha entre os tipos de aparelhos ortodônticos. Apenas um profissional qualificado é quem poderá lhe auxiliar na hora de alinhar o seu sorriso e melhorar a sua qualidade de vida.

Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.