Agenda Consulta

10 Exames de Rotina que Todos Devem Fazer

Blog Agenda Consulta
10 Exames de Rotina que Todos Devem Fazer

Publicado em: 21 de setembro de 2020

Última atualização em: 21 de setembro de 2020

Os 10 exames de rotina que todos devem fazer e que são muito importantes e devem ser feitos de preferência anualmente para avaliar como está a saúde geral do paciente. Além disso, por meio deles é possível detectar de forma precoce diversas doenças e com isso as chances de conseguir obter sucesso nos tratamentos aumentam muito.

Exames de rotina, conhecidos popularmente como check up geral, são prescritos por um médico, geralmente um clínico geral. Esses exames são prescritos de acordo com a idade do paciente, seus problemas de saúde e seu estilo de vida.

Caso os exames realizados apresentem alguma alteração, o médico que solicitou poderá avaliar a necessidade ou não de encaminhar o paciente para alguma outra especialidade médica mais específica e que possa analisar as alterações no exame de modo mais preciso.

Você deseja saber quais são os exames que você deve fazer para avaliar a sua saúde? Relaxa, pois a seguir te mostraremos 10 exames de rotina que todos devem fazer.

10 exames de rotina que todo mundo deve fazer

1 – Hemograma

 

O hemograma é um dos exames mais básicos que tem. Ele é solicitado por praticamente todos os médicos para avaliar como se encontra, de modo geral, a saúde do paciente.

2 – Colesterol e Glicemia

 

O colesterol mede os níveis de gordura do sangue e a glicemia mede os níveis de açúcar. Por meio deles é possível analisar se há riscos de o paciente desenvolver uma diabetes, hipertensão, AVC e outras doenças.

3 – Hormônios da Tireóide

 

A medição de nível dos hormônios da tireóide (TSH e T4 livre) é realizado por um exame de sangue que ajuda a identificar doenças que atrapalhem o funcionamento da glândula tireóide.

4 – Urina e Urocultura

 

Através da urina é possível avaliar a saúde geral do indivíduo. É possível avaliar se há problemas nos rins assim como também detecta a presença de bactérias se a urocultura for realizada.

5 – Fezes

 

Assim como o exame de urina, fezes é um dos exames de rotina que devem ser realizados por mostrar de modo geral a saúde do paciente. É possível detectar vermes, doenças intestinais e até mesmo a presença de sangue nas fezes (a depender do tipo de exame de fezes).

6 – Refração

 

Esse é o famoso exame de vista. Ele é um dos exames de rotina mais importantes para a nossa visão, já que é capaz de identificar diversos problemas relacionados à nossa visão.

7 – PSA livre e total

 

Esse exame é realizado pelos homens a partir dos 40 anos. Ele é importante por conseguir detectar de forma precoce o câncer de próstata.

8 – Preventivo (Papanicolau)

 

O preventivo é um exame muito importante para as mulheres, principalmente as que possuem vida sexual ativa. Ele é importante, pois ajuda a detectar problemas no colo do útero como câncer, HPV e outros.

9 – Ultrassom das mamas ou Mamografia

 

Outro exame importante para as mulheres é relacionado aos seios. Para mulheres a partir de 40 anos é necessário fazer a mamografia, abaixo disso, apenas uma ultrassom das mamas é suficiente. Esses exames ajudam na detecção do câncer de mama.

10 – Exames cardíacos

 

Os exames cardíacos como ecocardiograma, teste ergométrico e outros são realizados como exames de rotina para avaliar o quadro geral do sistema cardiovascular.

Conclusão

 

Os 10 exames de rotina que todos devem fazer e que são muito importantes, podem ajudar a você a detectar de forma precoce diversos tipos de doenças, aumentando a chance de cura (principalmente em doenças que podem ser fatais como o câncer em estágios mais avançados).

Se cuide atuando de forma preventiva com relação à sua saúde. Pode ser difícil conseguir fazer todos esses exames pelo SUS e de forma particular pode ficar muito caro, mas com a Agenda Consulta você pode conseguir fazer tudo isso obtendo até 70% de desconto, o que é muito bom para o seu bolso e principalmente a sua saúde.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.