Agenda Consulta

Aftas: Tudo o que você precisa saber

Blog Agenda Consulta Entenda as possíveis causas das aftas e saiba o que fazer quando elas aparecem.
Aftas: Tudo o que você precisa saber

Publicado em: 12 de agosto de 2022

Última atualização em: 19 de agosto de 2022

Sem dúvidas, as aftas podem atrapalhar a rotina de qualquer pessoa. O desconforto causado por esse tipo de lesão é, em muitos casos, irritante, pois impacta a alimentação, fala, escovação, etc.

Embora seja algo “tão pequeno”, ainda assim merece atenção para não impactar a qualidade de vida do sujeito, especialmente em casos nos quais a pessoa tem muitas aftas com frequência.

Neste texto, portanto, trouxemos algumas considerações sobre esse assunto, com o propósito de lhe apontar algumas dicas e respostas. Confira!

Como acabar com aftas na boca em 1 dia

Antes de qualquer coisa, saiba que nas farmácias é possível encontrar diversos tipos de remédio para aftas.

Há opções em pomadas, que garantem que a afta não seja tocada o tempo todo, e alguns tipos de remédios líquidos, que também oferecem um alívio e uma aceleração na recuperação.

Porém, quanto às receitas caseiras – caso você não tenha remédio em casa, você pode colocar um pedacinho de algodão em cima da afta, evitando que crie um atrito muito intenso entre a lesão e o dente/língua, por exemplo.

No entanto, isso deve ser feito ao longo do dia, e não na hora de dormir, já que dormindo você poderia engolir o algodão.

Outra receita que costuma auxiliar na recuperação é o bochecho com água morna e sal, que acelera a recuperação do tecido lesionado e também oferece uma limpeza, ou seja, elimina potenciais bactérias presentes na boca.

Vale ressaltar que não existe receita milagrosa para aftas, pois é preciso aguardar o tempo de recuperação do organismo. O que existem são medidas que diminuem o desconforto e podem acelerar o processo, ao menos um pouco.

O que causa aftas na boca com frequência?

As causas do problema são diversas, e podem estar associadas aos alimentos que causam aftas, por exemplo, assim como o costume de mordiscar a bochecha. Veja o que pode causar aftas na boca:

  • Baixa na imunidade pode ser uma das potenciais causas da afta;
  • Alimentos muito ácidos podem desencadear o problema;
  • Traumas como mordidas ou pressões entre a bochecha e os dentes podem causar a afta;
  • Escovação excessiva e muito intensa;
  • Escova de dente com cerdas muito duras;
  • Entre outras variáveis.

Vale ressaltar que se porventura a afta durar por mais de 3 semanas, o ideal é que você procure atendimento profissional para que o problema seja investigado.

O mesmo vale para situações nas quais o aparecimento das aftas é muito frequente, pois pode ser que a sua mordida não esteja adequada ou este seja algum sinal de baixa imunidade ou outros problemas de saúde.

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Conclusão

As aftas, apesar de serem muito comuns e praticamente todo mundo já ter tido em algum momento da vida, são sempre desconfortáveis e podem até atrapalhar o nosso dia.

Normalmente, desaparecem sozinhas, embora existam remédios e pomadas que amenizam o desconforto.

Porém, em casos nos quais as aftas são muito recorrentes e perduram por mais de 3 semanas, o ideal é procurar um dentista para que o problema seja investigado e um tratamento iniciado.

Dessa forma você cuidará da sua saúde bucal e manterá a sua qualidade de vida.

Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.