Agenda Consulta

Aparelho ortodôntico: Guia completo

Blog Agenda Consulta Veja todas as especificidades do aparelho ortodôntico no guia completo da Agenda Consulta!
Aparelho ortodôntico: Guia completo

Publicado em: 06 de julho de 2022

Última atualização em: 07 de julho de 2022

Certamente você já deve ter conhecido alguma pessoa que usou ou usa aparelho ortodôntico. Porém, pode ser que você tenha dúvidas e deseja saber mais sobre o assunto, tendo em vista o propósito de investir em um sorriso mais bonito e alinhado.

Pensando nisso, reunimos as principais dúvidas sobre os aparelhos dentários para que você possa saber tudo sobre o assunto. Confira o guia completo da Agenda Consulta!

tudo sobre aparelho ortodôntico

O que é um aparelho ortodôntico ou dentário?

Um aparelho ortodôntico nada mais é do que um dispositivo instalado na boca do paciente com o objetivo de corrigir ou alinhar a posição dos dentes. 

Esse alinhamento pode ser tanto para questões estéticas, quanto de saúde. Afinal, a posição dos dentes pode impactar em questões como:

  • Respiração;
  • Mastigação;
  • Fala;
  • Remodelação óssea e muscular;
  • Remodelação funcional e articular;
  • Entre outros fatores.

Por isso, o alinhamento é tão recomendado em uma série de casos, sendo capaz de impactar na saúde e bem-estar dos indivíduos de uma forma bastante significativa.

Qual é a função do aparelho ortodôntico?

A função do aparelho é a de tratar e prevenir questões relacionadas à saúde bucal do paciente, no que diz respeito à posição dentária.

Isso significa que esse aparelho visa “organizar” a posição dos dentes do paciente, promovendo a ele mais saúde e prevenindo uma série de problemas.

Além disso, o aparelho também pode ter um objetivo estético, especialmente em casos nos quais o indivíduo se sente desconfortável com o sorriso desalinhado.

Veja também Quais os Modelos de Aparelho Ortodôntico.

Quando colocar aparelho nos dentes?

O dentista é quem deverá avaliar o melhor momento para o paciente fazer a instalação do aparelho. Afinal, cada caso sempre será um caso, e é necessário levar em consideração uma série de fatores que podem impactar no resultado final.

Isso significa que a idade varia de acordo com a anomalia encontrada no alinhamento dos dentes. Por isso, conversar com um dentista é muito importante!

Porém, certamente você já deve ter percebido que muitas pessoas aderem ao aparelho na pré-adolescência ou adolescência. 

No entanto, esses casos precisam ser avaliados com cuidado, considerando que o indivíduo possa ainda estar em fase de crescimento – o que impacta na movimentação dentária e na modelação óssea, por exemplo.

aparelho ortodôntico

Principais tipos de aparelhos ortodônticos

Hoje, com os avanços tecnológicos, é possível encontrar uma série de aparelhos ortodônticos no mercado. Cada qual com suas especificidades. Conheça alguns deles:

  • Aparelho fixo autoligado: O aparelho autoligado, como o nome já nos dá a entender, possui fios metálicos “inteiros”, que passam por dentro dos braquetes. Assim, não há a necessidade de usar as borrachinhas.
  • Aparelho fixo convencional: Fixado sobre os dentes, o aparelho convencional possui as borrachinhas e os braquetes são metálicos e visíveis. 
  • Invisalign removível: Esse tipo de aparelho é “invisível” e removível, o que torna o tratamento mais confortável e esteticamente interessante.
  • Aparelho estético fixo: Esse aparelho, embora seja fixo sobre os dentes, possui um acabamento mais discreto, normalmente transparente, deixando-o menos perceptível.
  • Aparelho fixo de contenção: Depois que é feita a remoção do aparelho, a contenção é feita por trás dos dentes já alinhados, impedindo que estes venham a se movimentar.
  • Aparelho móvel e removível: Esse aparelho costuma ser usado no fim do tratamento, sendo encaixado sobre os dentes e retirado para as refeições. Com o passar do tempo, esse aparelho se torna dispensável, pois os dentes já estarão “consolidados” em sua nova posição.

Cada aparelho apresenta uma série de prós e contras. Cabe a você, paciente, conversar com o seu dentista para escolher a melhor opção para o seu perfil.

Quanto tempo dura o tratamento com o aparelho ortodôntico?

Depende. Não existe uma única resposta para esse questionamento, tendo em vista que muitas questões podem impactar nesse resultado. Como por exemplo:

  • A experiência do dentista;
  • O aparelho escolhido;
  • A anomalia presente nos dentes;
  • Os cuidados do paciente;
  • A periodicidade da manutenção;
  • Entre outros fatores.

Por isso, é de suma importância que você converse com o seu dentista para que ele possa apresentar para você um plano ortodôntico que seja adequado para o seu caso. Assim você terá uma visão mais assertiva de quanto tempo ficará com o aparelho.

Afinal, há casos solucionados em 12 meses, outros que demoram 3, 4 ou 5 anos, e por aí vai.

Como funciona a manutenção do aparelho?

A manutenção do aparelho é bastante simples, porém, depende de cada caso. Todos os meses, o paciente irá visitar a clínica do dentista para que o profissional possa fazer a manutenção, reorganizando a posição dos fios metálicos, por exemplo, para que estes “trabalhem” e movimentem os dentes.

No caso de outros tipos de tratamento, como com invisalign, o paciente receberá aparelhos que serão trocados à medida que o tratamento avança. Assim, a manutenção consistirá em trocar o aparelho removível, visando uma nova movimentação dos dentes.

Vale ressaltar que a manutenção pode causar um desconforto nos primeiros três dias após a visita ao dentista. Afinal, o dente estará se movimentando e isso poderá deixar a região mais sensível e dolorosa. Porém, em poucos dias a sensação cessa e você até “esquecerá” o uso do aparelho.

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Cuidados importantes com o seu aparelho ortodôntico 

Até aqui você já pôde ter acesso a muitas informações importantes sobre os aparelhos dentários. Agora, para finalizar este conteúdo, elencamos algumas dicas que poderão ser úteis depois que você pôr o seu aparelho. Veja:

  • Escove sempre depois das refeições e use escovas especiais: Existem, no mercado, algumas opções de escovas focadas em quem usa aparelho. Elas ajudam a alcançar partes mais difíceis, como entre o fio de metal e o dente, e até mesmo ao redor dos braquetes.
  • Use o passa fio todos os dias: Passar fio dental com aparelho é difícil, mas com o uso do passa fio isso fica mais fácil. Esse cuidado deve ser diário, a fim de evitar problemas na saúde bucal.
  • Não coma alimentos muito duros: Alimentos como pipoca (quando não bem estourada, por exemplo) podem fazer com que você acabe quebrando um braquete e atrapalhando o desenvolvimento do tratamento.
  • Evite faltar na manutenção: Quanto mais demorada for a sua visita ao dentista,  mais prolongado será o tratamento.
  • Guarde bem o aparelho móvel: Nada de colocar no bolso ou algo do tipo, hein? Seu aparelho móvel deve sempre ser higienizado e armazenado no recipiente ideal.

Seguindo essas dicas, certamente você terá mais sucesso com o seu aparelho ortodôntico.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.