Publicado em: 21 de julho de 2022
Última atualização em: 21 de julho de 2022
Para pacientes que estejam passando pelo processo de perda de dentes ou mesmo para restabelecer a autoestima, a dentadura fixa pode ser uma ótima alternativa. Afinal, o processo de perda de dentes por algum problema ou mesmo após um choque (batida) pode ser muito desgastante do ponto de vista físico e psicológico. Logo, algumas alternativas são percebidas – como é o caso da dentadura fixa.
Para entender tudo sobre esse tipo de dentadura, continue lendo este artigo da Agenda Consulta e saiba mais!
A dentadura fixa nada mais é do que um tipo de dentadura que fica na boca em definitivo. É claro que ela pode ser removida em determinados casos. No entanto, toda a sua estrutura de colocação é feita pensando no bem-estar e conforto do paciente, que não precisará se incomodar com situações de encaixes errados ou mesmo desconfortos na colocação da dentadura.
Esse tipo de prótese é feita a partir de várias etapas. Isto é, a dentadura fixa não pode ser colocada no primeiro momento que o paciente vai até um dentista. Uma série de processos, análises e formatações são feitas. Inclusive, o paciente precisa passar por uma cirurgia para criar a base da dentadura fixa dentro da boca.
A dentadura fixa pode ser feita a partir de vários materiais, como a porcelana, resina e porcelana sobre zircônia. Cada material terá uma durabilidade, um propósito e, claro, um preço.
Continue lendo para entender mais sobre o assunto.
Depois, veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista
A dentadura fixa funciona da mesma maneira que a dentadura removível. No entanto, ela tem um propósito: ficar fixa dentro da boca. Por esse motivo, esse tipo de dentadura é muito procurada e certamente pode ser uma ótima alternativa para quem está cansado de ter que tirar e colocar a dentadura comum. Isso sem contar nos desconfortos que ela pode causar devido ao encaixe mal feito e coisas do tipo.
No entanto, para fixar a dentadura dentro da boca, o dentista conduzirá o paciente por uma série de ensaios e análises. O primeiro passo, é criar a base que fixará a dentadura. Essa base é feita com pinos de titânio que são inseridos na boca. Isso se faz a partir de um processo cirúrgico.
Após inserir os pinos, o paciente terá que esperar o tempo de osseointegração, que pode levar até 4 meses. Somente após esse período é que a dentadura fixa poderá ser, de fato, colocada na boca.
Veja também: Ortodontia: Tudo o que você precisa saber
O preço da dentadura fixa vai depender do processo e modelo que você escolher. Afinal, você pode optar pelo tipo fixo total ou mesmo híbrido, que tem a possibilidade de remover. A dentadura fixa de encaixe pode custar até R$4.000,00. Já a dentadura híbrida, pode chegar até R$13.000,00 para materiais tipo porcelana.
Tudo vai depender da sua necessidade e também da escolha dos materiais e formato da dentadura. Encontre um dentista especialista no assunto aqui na Agenda Consulta agora mesmo!