Agenda Consulta

Dentadura fixa: o que é, como funciona e quanto custa

Blog Agenda Consulta Entenda mais sobre a dentadura fixa: veja quanto custa e para quem é indicado.
Dentadura fixa: o que é, como funciona e quanto custa

Publicado em: 21 de julho de 2022

Última atualização em: 21 de julho de 2022

Para pacientes que estejam passando pelo processo de perda de dentes ou mesmo para restabelecer a autoestima, a dentadura fixa pode ser uma ótima alternativa. Afinal, o processo de perda de dentes por algum problema ou mesmo após um choque (batida) pode ser muito desgastante do ponto de vista físico e psicológico. Logo, algumas alternativas são percebidas – como é o caso da dentadura fixa.

Para entender tudo sobre esse tipo de dentadura, continue lendo este artigo da Agenda Consulta e saiba mais!

O que é dentadura fixa

A dentadura fixa nada mais é do que um tipo de dentadura que fica na boca em definitivo. É claro que ela pode ser removida em determinados casos. No entanto, toda a sua estrutura de colocação é feita pensando no bem-estar e conforto do paciente, que não precisará se incomodar com situações de encaixes errados ou mesmo desconfortos na colocação da dentadura.

Esse tipo de prótese é feita a partir de várias etapas. Isto é, a dentadura fixa não pode ser colocada no primeiro momento que o paciente vai até um dentista. Uma série de processos, análises e formatações são feitas. Inclusive, o paciente precisa passar por uma cirurgia para criar a base da dentadura fixa dentro da boca.

A dentadura fixa pode ser feita a partir de vários materiais, como a porcelana, resina e porcelana sobre zircônia. Cada material terá uma durabilidade, um propósito e, claro, um preço.

Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

Depois, veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

dentadura fixa

Como funciona a dentadura fixa

A dentadura fixa funciona da mesma maneira que a dentadura removível. No entanto, ela tem um propósito: ficar fixa dentro da boca. Por esse motivo, esse tipo de dentadura é muito procurada e certamente pode ser uma ótima alternativa para quem está cansado de ter que tirar e colocar a dentadura comum. Isso sem contar nos desconfortos que ela pode causar devido ao encaixe mal feito e coisas do tipo.

No entanto, para fixar a dentadura dentro da boca, o dentista conduzirá o paciente por uma série de ensaios e análises. O primeiro passo, é criar a base que fixará a dentadura. Essa base é feita com pinos de titânio que são inseridos na boca. Isso se faz a partir de um processo cirúrgico.

Após inserir os pinos, o paciente terá que esperar o tempo de osseointegração, que pode levar até 4 meses. Somente após esse período é que a dentadura fixa poderá ser, de fato, colocada na boca.

Veja também: Ortodontia: Tudo o que você precisa saber

Quanto custa dentadura fixa

O preço da dentadura fixa vai depender do processo e modelo que você escolher. Afinal, você pode optar pelo tipo fixo total ou mesmo híbrido, que tem a possibilidade de remover. A dentadura fixa de encaixe pode custar até R$4.000,00. Já a dentadura híbrida, pode chegar até R$13.000,00 para materiais tipo porcelana.

Tudo vai depender da sua necessidade e também da escolha dos materiais e formato da dentadura. Encontre um dentista especialista no assunto aqui na Agenda Consulta agora mesmo!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.