Agenda Consulta

Dente siso inflamado: causa e tratamento da inflamação

Blog Agenda Consulta O dente siso inflamado pode tirar qualidade de vida do paciente e alguns tratamentos são necessários.
Dente siso inflamado: causa e tratamento da inflamação

Publicado em: 26 de julho de 2022

Última atualização em: 26 de julho de 2022

Um dente siso inflamado é algo realmente terrível para a grande maioria dos pacientes. Tanto é que, em casos graves, o dentista vai recomendar a medicação e um acompanhamento a cada 24h ou 48h. Afinal, é algo que precisa de acompanhamento prévio para garantir que o paciente fique saudável.

A extração do dente do siso inflamado, em resumo, não acontece. Afinal, quando ele está inflamado não é a “melhor hora” para extraí-lo. No entanto, a extração é, sim, um dos procedimentos que o dentista pode adotar, a depender do caso.

Por isso, antes de mais nada, é importante entender que cada caso é realmente um caso. Não existe regra e a cada paciente terá suas necessidades.

Por isso, continue lendo este artigo da Agenda Consulta e saiba mais sobre o dente do siso inflamado, causas e tratamentos.

O que deixa um dente siso inflamado

Um dente siso inflamado é uma consequência de vários fatores. Mas principalmente o nascimento errado ou atravessado dentro da boca. Essa é a principal causa de inflamação do dente siso, já que a grande maioria dos pacientes terá esse dente nascendo na parte de trás da boca – onde geralmente não tem espaço.

São quatro dentes do siso que podem surgir até os 25 anos de idade: dois na parte de cima e dois na parte de baixo. Desta forma, se o paciente tiver qualquer anomalia ou desalinhamento na gengiva, como a falta de espaço, a inflamação do siso será inevitável e a dor pode ser aguda.

Além disso, outras situações também podem se acumular para a inflamação do dente do siso. Como por exemplo, a falta de higiene. Ela pode atrair mais bactérias e deixar a região ainda mais sensível – embora não seja, necessariamente, a causa da dor aguda do siso.

Veja também se Nimesulida serve para dor de dente.

dente do siso inflamado

Má higiene pode inflamar o siso?

Sim, pode. No entanto, isso não necessariamente está relacionado à dor aguda do siso que faz alguém procurar um dentista a qualquer hora do dia. No entanto, a formação de placas de bactérias na região do siso pode, sim, colaborar para uma inflamação e assim gerar dor no local.

Mas a principal característica de um siso inflamado é, de fato, o crescimento “estranho” dentro da boca. Muitas vezes o siso vai nascer em uma região que não tem espaço, onde há outras raízes de dentes e até mesmo em uma parte do osso que não precisaria ter um dente.

A dor aguda vem justamente desse tipo de situação e procurar um dentista para um tratamento adequado é fundamental. E nesse tratamento pode estar, inclusive, a extração. Mas vai depender de caso para caso, pois a inflamação pode ser somente algo passageiro.

Tratamento para siso inflamado

O siso inflamado pode receber vários tipos de tratamentos, mas principalmente aqueles de ação imediata, como os antibióticos e analgésicos. Portanto, ao procurar um dentista com uma inflamação aguda de siso, ele poderá fazer uma medicação para que a dor seja aliviada e o paciente tenha mais bem-estar.

Após isso é que, de fato, haverá uma inspeção mais profunda sobre o que se pode fazer para resolver o problema em definitivo. Muitas vezes a inflamação vai ser pontual e talvez não atrapalhe mais a qualidade de vida do paciente. Nesse caso, a extração não será necessária.

No entanto, em alguns outros casos, será necessária a extração do dente do siso. Mas o dentista não fará isso durante o processo inflamatório da região. Afinal, esse é um tratamento invasivo que precisa de maiores níveis de controle.

O tratamento com antibióticos vai ajudar a “limpar” a região, matar as bactérias e deixar a região livre de dores. Além, claro, dos analgésicos, que ajudam no tratamento de curto prazo.

Entenda mais sobre tratamento de canal: o que é, quando é indicado e muito mais.

Extração do dente do siso

A extração do dente do siso é um tipo de cirurgia muito comum. Ela visa remover os dentes que estão incomodando o paciente e tirando qualidade de vida e bem-estar do mesmo. No entanto, a extração não é uma prática adotada em todos os casos.

Isto é, em alguns casos, o dente do siso não vai trazer problemas e complicações para a vida do paciente. Portanto, a extração não será necessária. Afinal, é um tratamento invasivo e um processo cirúrgico de “últimos casos”.

No entanto, quando o dente siso está em um nível muito “grotesco” de crescimento, em uma região complicada e que vai trazer muitos problemas no médio e longo prazo, a extração é feita.

Mas, claro, tudo depende de caso para caso. Portanto, procure um dentista com ajuda da Agenda Consulta e entenda o seu caso!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.