Agenda Consulta

Dentes separados: quais as principais causas e como tratá-los?

Blog Agenda Consulta Entenda o que pode causar os dentes separados e conheça os melhores tratamentos.
Dentes separados: quais as principais causas e como tratá-los?

Publicado em: 14 de setembro de 2022

Última atualização em: 14 de setembro de 2022

Os conhecidos dentes separados, sem dúvidas, são um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam usar aparelho dentário. Afinal, infelizmente, em algumas circunstâncias, os indivíduos podem sofrer impactos na autoestima por conta do aspecto do sorriso.

Por isso, reunimos uma série de dados e informações que podem te ajudar a compreender melhor esse assunto. Descubra como você poderá tratar os seus dentes separados da melhor forma!

dentes separados

dentes separados

Como se chama os dentes separados?

Os dentes separados, na realidade, chamam-se diastema. Isto é, quando o dentista utiliza a nomenclatura “diastema”, ele está tratando do espaço que pode existir entre dois ou mais dentes. Isso significa que se trata dos dentes separados em qualquer parte da boca, não apenas na frente e em cima.

Veja mais: Como clarear os dentes em casa? É possível?

Quais as causas dos dentes separados?

Existem diversas causas para o diastema. Por isso, é muito importante que o profissional avalie o caso para prescrever o melhor tratamento. Dentre as principais causas, podemos citar:

  • Diferença no tamanho dos dentes.
  • Ausência de dentes.
  • Pressão da língua sobre os dentes, ou então, uso de objetos que causam pressão, como no caso de crianças que têm chupeta.
  • Uso excessivo de mamadeira.
  • Traumas.
  • Espaço na boca.
  • Entre outros fatores.

Como resolver dentes separados?

O dentista é o profissional qualificado para prescrever o melhor tratamento para o seu diastema. No entanto, saiba que existem duas opções bastante utilizadas nesses casos:

  1. Aplicação de resina: Em alguns casos é possível fazer a aplicação de resina para “aumentar” o tamanho do dente, fazendo com que o espaço seja preenchido.
  2. Instalação de aparelho: Em casos específicos, o uso de aparelho dentário é essencial para alinhar os dentes. Afinal, pode ser que o espaço entre os dentes esteja associado a uma série de fatores de desalinhamento, o que exige um cuidado a mais de todos os dentes, não apenas do diastema.

Quanto custa colocar resina no dente separado?

O custo pode ser variável, de acordo com o dente, a quantidade de resina, experiência do profissional, e assim por diante. Sendo assim, é possível encontrar opções a partir de R$ 300 para cada dente.

Quanto custa para colocar aparelho no dente separado?

O valor do aparelho também pode ser bem variável. Não existe uma estimativa de quanto custará o seu tratamento, de fato, pois muitos fatores devem ser levados em conta:

  • Tipo de aparelho;
  • Desalinhamento dos dentes;
  • Saúde bucal;
  • Tempo ideal de uso do aparelho;
  • Entre outros pontos.

Por isso, neste caso, o ideal é conversar com um especialista para tirar as suas dúvidas e fazer um orçamento adequado.

Quanto tempo demora para fechar o diastema?

Outro ponto que depende bastante. No caso da resina, em poucas horas é possível fechar. Já no caso do uso do aparelho, dependerá do alinhamento dos demais dentes. Porém, pode ser que em poucas semanas ou meses você resolva o problema.

Conclusão

Sem dúvidas, os dentes separados impactam a autoestima das pessoas. A boa notícia é que existem diferentes tratamentos para o problema. Encontre a melhor opção para você entrando em contato com um especialista aqui do Agenda Consulta!

Referências

Diastema. Disponível em: <https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/dentaria/diastema/>. Acesso em 14 set. 2022.

Diastema: Definition, Types & Treatment – Cleveland Clinic. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/23477-diastema>. Acesso em 14 set. 2022.

Encontre o melhor dentista perto de você 

 

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.