Agenda Consulta

Endodontia e tratamento de canal é a mesma coisa? Saiba tudo!

Blog Agenda Consulta Saiba o que é endodontia e por que as pessoas a associam com o famoso "tratamento de canal".
Endodontia e tratamento de canal é a mesma coisa? Saiba tudo!

Publicado em: 13 de setembro de 2022

Última atualização em: 13 de setembro de 2022

Será que a endodontia e tratamento de canal é a mesma coisa? Será que ambos os tratamentos dizem respeito ao mesmo procedimento?

Neste texto, tiraremos as principais dúvidas sobre a endodontia para que você compreenda essa especialidade odontológica. Confira!

Endodontia e tratamento de canal é a mesma coisa?

Na realidade, o tratamento de canal é um procedimento oferecido pelo dentista com especialidade em endodontia. Isso porque o endodontista é responsável por avaliar, tratar e diagnosticar problemas que possam acometer a saúde da parte interna dos dentes, ou seja, a polpa.

Já o tratamento de canal é feito quando é necessário tratar a polpa dentária que está comprometida por conta de uma cárie, por exemplo.

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Qual a importância da endodontia para saúde da boca?

A endodontia é muito importante no processo de cuidados com a saúde bucal. Isso porque essa especialidade irá avaliar e tratar patologias e ferimentos que possam acometer a saúde interna do dente. Sem esse tipo de acompanhamento, é possível até mesmo perder o dente.

O que causa problema na raiz dos dentes?

São diversos os fatores que podem causar problemas na raiz do dente, como por exemplo:

  • Escovação com muita força, que compromete a gengiva e expõe a raiz do dente.
  • Tabagismo.
  • Traumas nos dentes.
  • Má higiene bucal.
  • Infecções e inflamações na gengiva.
  • Desgastes e quebras dos dentes.
  • Cáries.

O que é um dentista especialista em canal?

Um dentista especialista em tratamento de canal é, na verdade, um profissional que possui formação focada na área de endodontia.

Isto é, ele possui os conhecimentos necessários para tratar uma série de patologias que acometem a polpa, a raiz e a parte interna do dente como um todo. Sendo assim, ele pode oferecer o tratamento de canal e outros tipos de tratamentos pertinentes a essa parte da boca.

Veja mais: Como clarear os dentes em casa? É possível?

O que é um endodontista?

Um endodontista, como mencionado acima, é um dentista com especialização na área de endodontia. Sendo assim, atua na prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças que podem acometer a saúde da parte interna e da raiz dos dentes.

Qual o valor do tratamento de canal?

O preço pode variar por uma série de motivos, como por exemplo: região que você vive, disponibilidade de profissionais, especialização do dentista, etc. Por conta disso, é possível que você encontre profissionais que cobram de R$ 700 a R$ 2.000 para um tratamento de canal completo.

O que é Endodontia e canal?

A endodontia é uma subespecialização da odontologia, ou seja, um nicho dentro da odontologia. O foco dessa especialidade é o de tratar, avaliar e averiguar patologias e lesões que possam comprometer a saúde da raiz e da polpa do dente.

Essa especialidade pode realizar uma série de procedimentos, embora o mais conhecido seja o “tratamento de canal”. Esse tratamento, especificamente, consiste na remoção da polpa dentária comprometida por cárie ou outro problema, visando restaurar o dente e acabar com a dor causada pela lesão na região.

Conclusão

A endodontia, embora seja mais conhecida como “tratamento de canal”, é uma especialidade que vai além disso. Ela promove a saúde bucal por meio da avaliação e do diagnóstico de problemas que podem acometer a parte interna e a raiz dos dentes. Sendo assim, uma área indispensável para a odontologia, uma vez que problemas internos nos dentes podem, inclusive, resultar na perda dental.

Referências

Endodontics. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/articles/16959-endodontics>. Acesso em 13 set. 2022.

What is Endodontics: Definition and Overview. Disponível em: <https://www.docdoc.com/medical-information/specialties/endodontics>. Acesso em 13 set. 2022.

 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.