Agenda Consulta

Como escovar os dentes com aparelho?

Blog Agenda Consulta Aprenda a higienizar corretamente os dentes com aparelho.
Como escovar os dentes com aparelho?

Publicado em: 21 de outubro de 2022

Última atualização em: 21 de outubro de 2022

Especialmente para quem é “iniciante”, saber escovar os dentes com aparelho pode parecer algo muito difícil. Mas a verdade é que usando os itens adequados é possível manter os dentes sempre limpos e saudáveis.

Neste texto, elencamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe.

Dicas de como escovar os dentes com aparelho ortodôntico

Escovar os dentes com aparelho ortodôntico exige dedicação e paciência, especialmente na hora de passar o fio dental, por exemplo. Porém, esses cuidados são indispensáveis para a saúde bucal, pois protegem os dentes e as gengivas. Veja como fazer:

1. Separe todos os itens necessários

Antes de iniciar a higiene bucal, separe todos os itens necessários. No caso de pessoas com aparelhos que têm braquetes fixos, recomendamos os seguintes itens:

  • Escova de dentes normal.
  • Escova unitufo e escova interdental.
  • Passa-fio.
  • Fio dental.
  • Creme dental de qualidade.
  • Enxaguante bucal.

2. Comece usando o fio dental com auxílio do passa-fio

Comece passando o fio dental entre cada dente, com o auxílio do passa-fio. Esta etapa exige paciência, mas é muito importante que ela seja seguida para evitar o acúmulo de sujeira entre os dentes, que resulta no aparecimento de problemas como mau hálito, tártaro, gengivite, etc. Use o fio dental ao menos uma vez ao dia.

3. Escove os dentes com a escova normal

Depois de fazer a limpeza inicial com o fio dental, coloque um pouco de pasta de dente na sua escova comum. Em seguida, escove todas as superfícies dos dentes, durante cerca de 2 minutos. Enxágue bem.

4. Escove em volta dos braquetes com a escova unitufo

Escove em volta de cada braquete utilizando a escova unitufo. Utilize uma pequena quantidade de creme dental para isso.

Essa escova possui uma anatomia apropriada para higienizar bem nos cantinhos do aparelho, bem como dos dentes e de locais de difícil acesso com a escova comum.

5. Escove com a escova interdental

A escova interdental deve ser usada no espaço entre o fio do aparelho ortodôntico e o dente, visando remover qualquer vestígio de alimento que possa permanecer por ali.

6. Escove a língua com a escova normal

Depois de usar as suas escovas especiais durante o processo, escove a língua com a sua escova normal, cuidando para remover qualquer excesso de sujeira que possa haver sobre ela. Certifique-se de lavar bem a sua escova e, se necessário, repetir o processo de escovar a língua.

Lembre-se de que é muito comum sentir uma sensação de enjôo ao colocar a escova muito no fundo da boca. Porém, é importante fazer essa higienização para evitar o mau hálito e outros problemas bucais.

7. Finalize com o enxaguante bucal

Finalize todo o processo de escovar os dentes com aparelho ortodôntico utilizando o seu enxaguante bucal favorito e/ou indicado pelo seu dentista.

Você pode fazer o uso desse enxaguante duas vezes ao dia, de manhã e antes de dormir. Assim, poderá manter a sua boca sempre protegida durante 12 horas, aproximadamente, como costuma ser o efeito desse tipo de produto.

 

Cuide bem dos seus dentes com aparelho, pois assim você terá surpresas positivas no fim do tratamento ortodôntico.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.