Agenda Consulta

Mau hálito: 15 principais causas e o que fazer

Blog Agenda Consulta Conheça as principais causas do mau hálito e veja como lidar com cada uma delas.
Mau hálito: 15 principais causas e o que fazer

Publicado em: 19 de setembro de 2022

Última atualização em: 19 de setembro de 2022

Sem dúvidas, o mau hálito pode causar um forte desconforto e, inclusive, baixa autoestima.

Afinal, as pessoas à sua volta podem se sentir desconfortáveis com o mau cheiro, e por isso é necessário buscar compreender a causa para tratar o problema.

Neste texto, trouxemos uma lista com as 15 principais causas do mau hálito para que você possa saber mais e, assim, buscar o tratamento adequado.

Mau hálito

Mau hálito

Causas do mau hálito e o que fazer em cada caso

As causas do mau hálito são diversas. O ideal é conversar com um dentista para analisar o seu quadro, a fim de sanar o problema. Porém, por ora, você pode acompanhar as considerações abaixo e fazer a sua autoanálise:

1. Falta do uso de fio dental

A falta de uso de fio dental pode causar o mau cheiro devido ao acúmulo de bactérias entre os dentes. Sendo assim, comece a usar o fio dental ao menos uma vez por dia.

2. Problema de tártaro

A presença do tártaro também pode causar cheiro ruim na boca. Neste caso, é necessário agendar uma limpeza no dentista, além de cuidar na hora de fazer uma boa escovação.

3. Cárie nos dentes

A cárie também pode ocasionar o mau hálito. O ideal é que você mantenha uma visita regular ao dentista, a fim de detectá-la e tratá-la.

4. Inflamações na gengiva

Alguns tipos de inflamação na gengiva podem causar mau odor. O tratamento é feito com o acompanhamento profissional e, em alguns casos, administração de medicamentos.

5. Alimentos com forte sabor/odor

Alimentos com sabor muito forte, como alho e vinagrete, também podem causar o mau hálito. Neste caso, o ideal é evitar esse tipo de consumo.

6. Má escovação da língua

A língua também precisa ser bem higienizada no momento da escovação. Dê uma atenção maior para isso e verifique se o mau hálito diminui.

7. Problemas de saúde, especialmente na garganta

Inflamações na garganta podem causar mau hálito. Neste caso, é preciso buscar auxílio médico.

8. Baixa hidratação

A falta de hidratação pode ser um dos motivos pelos quais há mau odor na boca. Verifique se você tem bebido água o suficiente ao longo do dia.

9. Problema de boca seca

Problemas de boca seca também podem resultar em uma maior proliferação de bactérias que causam o mau odor. Converse com o seu médico para investigar o motivo pelo qual você está com boca seca, e mantenha a hidratação sempre em dia.

10. Placas bacterianas sobre os dentes

As placas bacterianas também podem causar esse tipo de problema. Portanto, fique atento à escovação e faça uma limpeza no dentista.

11. Placas bacterianas nas amígdalas

As placas também podem se acoplar nas amígdalas, exigindo intervenção profissional para acabar com o mau hálito.

12. Infecções pulmonares

Problemas de saúde respiratória também ocasionam o mau hálito. Por isso, fazer um checkup no médico é muito importante para tratar a raiz do problema.

13. Problemas estomacais

Você tem muitos refluxos? Esse pode ser o motivo pelo qual o mau odor aparece na boca. Cuide da sua alimentação, consuma preparos menos ácidos e procure um médico.

14. Jejum frequente

O jejum pode ocasionar uma maior proliferação de bactérias na boca. Por isso, evite a prática do jejum intermitente se quiser eliminar o mau hálito.

15. Diabetes

A diabetes também pode ocasionar o mau odor. Mantenha os seus exames em dia e procure um médico para sanar esse problema. Assim, torna-se possível acabar com o mau cheiro na boca. Cuide-se!

Referências

Bad breath – Symptoms and causes – Mayo Clinic. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bad-breath/symptoms-causes/syc-20350922>. Acesso em 19 set. 2022.

Bad Breath Causes, Treatments, and Prevention – WebMD. Disponível em: <https://www.webmd.com/oral-health/guide/bad-breath>. Acesso em 19 set. 2022.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes

Como saber qual o melhor enxaguante bucal?

Canal dentário: 8 informações que você precisa saber

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.