Agenda Consulta

Garganta inflamada: Melhores medicamentos e o que fazer

Blog Agenda Consulta Saiba quais são os melhores medicamentos para tratar garganta inflamada.
Garganta inflamada: Melhores medicamentos e o que fazer

Publicado em: 21 de novembro de 2022

Última atualização em: 21 de novembro de 2022

Quem já sofreu com a garganta inflamada sabe o quanto esse problema pode ser bastante desconfortável. Alimentar-se fica difícil, manter a hidratação também. Há casos, ainda, que a dor é tão intensa que a pessoa pode ter dificuldades para falar.

Por isso, buscar atendimento profissional e seguir as prescrições médicas é muito importante para se recuperar mais rapidamente e manter a qualidade de vida. Neste texto, apresentamos algumas considerações sobre esse tipo de diagnóstico. Confira!

Veja também: Remédio para dor de dente 1 minuto caseiro

Remédio para garganta inflamada

Normalmente, quando a garganta está inflamada e não apresenta sinais de infecção e complicações, alguns remédios analgésicos e antiinflamatórios podem ser prescritos pelo médico. É o caso do ibuprofeno, paracetamol e dipirona.

Antibiótico para garganta inflamada

Já no caso de infecções bacterianas e não casos de inflamações virais, o médico poderá prescrever algum antibiótico para o paciente. É muito importante evitar a automedicação, pois pode ser que o problema se agrave caso o medicamento consumido seja inadequado.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

O que é bom para garganta inflamada?

Chás, como o de gengibre com mel, podem ajudar a minimizar os problemas de dor na garganta causados pela inflamação na região. Isso porque tanto o gengibre quanto o mel possuem componentes que auxiliam na recuperação e que podem ser considerados antiinflamatórios.

Para isso, é interessante preparar uma xícara de chá de gengibre com uma colher de sopa de mel, misturando bem e bebendo da forma que for mais agradável – quente ou frio.

Xarope para garganta inflamada

Alguns xaropes também podem ser adquiridos em farmácia para casos de garganta inflamada. O dipirona, por exemplo, pode ser encontrado em forma de xarope e pode ser consumido nesses casos, desde que seja feita a prescrição médica.

Qual o melhor remédio para garganta inflamada?

Na realidade, tudo depende do tipo de inflamação que a pessoa tem. Isto é, não podemos dizer que determinado remédio é a melhor opção para o seu caso, pois é preciso avaliar a situação com mais profundidade, encontrando a causa da inflamação, reconhecendo o avanço dela, etc.

Por isso, nesses casos, o melhor a se fazer é se consultar com um clínico geral para poder saber mais.

Leia também: Como curar a dor de dente em 5 segundos?

Garganta inflamada, o que fazer?

Manter a hidratação, repousar e consumir os medicamentos prescritos pelo médico é o que pode ser feito nesses casos. Inclusive, algumas pessoas podem preferir consumir alimentos gelados, uma vez que eles ajudam a minimizar o inchaço na garganta e aliviam a dor.

O que tomar para garganta inflamada?

Como vimos no decorrer deste conteúdo, são diversos os medicamentos que podem ser prescritos no caso de garganta dolorida e inflamada. Contudo, cada situação é única e exige prescrição médica. Jamais se automedique!

Conclusão

Sem dúvidas, a garganta inflamada pode ser bastante incômoda. Por isso, buscar ajuda profissional o quanto antes pode ser uma forma de minimizar o desenvolvimento do problema e melhorar a sensação de inchaço na garganta.

Não espere a situação agravar, procure um especialista e cuide da sua saúde!

Bibliografia

Sore throat. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/sore-throat/. Acesso em 21 nov. 2022.

Sore Throat 101: Symptoms, Causes, and Treatment. Disponível em: https://www.healthline.com/health/sore-throat. Acesso em 21 nov. 2022.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.