Agenda Consulta

Imunidade baixa: 10 informações importantes

Blog Agenda Consulta Imunidade baixa: Saiba todos os detalhes sobre o assunto, desde as causas, vitaminas indicadas, doenças associadas, exames, entre outros, através das principais informações reunidas neste conteúdo. 
Imunidade baixa: 10 informações importantes

Publicado em: 27 de outubro de 2022

Última atualização em: 27 de outubro de 2022

Nosso sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos especiais que trabalham juntos para protegê-lo. O qual realiza a defesa do corpo contra infecções e outros invasores nocivos.

Sem ele, você ficaria constantemente doente por doenças causadas por bactérias ou vírus.

Se você está tendo resfriados frequentes, dificuldade em combater infecções, fadiga persistente ou problemas digestivos, pode ter um sistema imunológico enfraquecido.

Procurar um médico é o primeiro passo para realizar o diagnóstico e iniciar um tratamento adequado a sua condição de saúde. 

Veja também: 10 Sinais de Imunidade Baixa

1- Qual a vitamina para imunidade baixa?

A nutrição é a base da vida do ser humano, por isso, ter uma dieta equilibrada, além de contribuir para evitar problemas de saúde, controlar o peso, ainda o ajudará a evitar a imunidade baixa. 

Algumas das principais vitaminas para imunidade baixa são:

Vitamina C: é um dos maiores impulsionadores do sistema imunológico. Na verdade, a falta de vitamina C pode até torná-lo mais propenso a ficar doente. Alimentos ricos em vitamina C incluem laranjas, toranjas, tangerinas, morangos, pimentão, espinafre, couve e brócolis. 

A ingestão diária de vitamina C é essencial para uma boa saúde porque seu corpo não a produz ou armazena. A boa notícia é que a vitamina C está em tantos alimentos que a maioria das pessoas não precisa tomar um  suplemento de vitamina C,  a menos que um médico o aconselhe.

Vitamina B6: é vital para apoiar as reações bioquímicas no sistema imunológico. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem frango e peixes de água fria, como salmão e atum. A vitamina B6 também é encontrada em vegetais verdes e no grão de bico, que é o principal ingrediente do homus.

Vitamina E:  é um poderoso antioxidante que ajuda o corpo a combater infecções. Alimentos ricos em vitamina E incluem nozes, sementes e espinafre.

2- O que é bom para imunidade baixa?

Como você pode melhorar seu sistema imunológico? No geral, seu sistema imunológico faz um trabalho notável ao defendê-lo contra microorganismos causadores de doenças. Mas às vezes falha: um germe invade com sucesso e deixa você doente. 

É possível intervir neste processo e reforçar o seu sistema imunitário? E se você melhorar sua dieta? Tomar certas vitaminas ou preparações à base de plantas? Fazer outras mudanças no estilo de vida na esperança de produzir uma resposta imune quase perfeita?

Sua primeira linha de defesa é  escolher um estilo de vida saudável, ter uma dieta equilibrada, ingerir a quantidade de água ideal e praticar exercícios físicos.

Seguir as diretrizes gerais de boa saúde é o melhor passo que você pode tomar para manter naturalmente seu sistema imunológico funcionando corretamente. 

3- Imunidade baixa: O que fazer?

Cada parte do seu corpo, incluindo seu sistema imunológico, funciona melhor quando protegido de agressões ambientais e reforçado por estratégias de vida saudável, como estas:

  • Não fume.
  • Tenha uma dieta rica em frutas, vegetais, legumes e proteínas.
  • Pratique exercícios regularmente.
  • Manter um  peso saudável.
  • Se você beber álcool, consuma com moderação.
  • Durma adequadamente, no mínimo 6 horas por dia.
  • Tome medidas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência e após usar o banheiro, lavar frutas e verduras, cozinhar bem as carnes, etc.
  • Tente minimizar o estresse.
  • Mantenha-se atualizado com todas as vacinas recomendadas. As vacinas preparam seu sistema imunológico para combater infecções antes que elas se instalem em seu corpo.
  • Realizar exames de rotina para verificar alterações. 
  • Consumir vitamina C, B6 e E. 

4- Como saber se tenho imunidade baixa?

Para saber se você tem imunidade baixa é preciso observar a presença dos sintomas, agendar uma consulta com o médico, além de realizar um exame para obter o diagnóstico que pode confirmar ou não a mesma. 

5- Quais os sintomas da Imunidade baixa ?

Confira a seguir quais os sintomas que podem ser causados devido a imunidade baixa:

Seu nível de estresse é altíssimo

Não é por acaso que você tende a ficar doente depois de um grande projeto no trabalho ou depois de uma situação emocional em casa. 

Isso ocorre porque o estresse diminui os linfócitos do corpo, os glóbulos brancos que ajudam a combater a infecção. Quanto mais baixos os níveis de linfócitos, maior o risco de vírus como o resfriado comum, por exemplo. 

Você sempre está resfriado

É perfeitamente normal que os adultos tenham entre dois ou três resfriados a cada ano. A maioria das pessoas se recupera em sete a 10 dias.

Durante esse tempo, o sistema imunológico leva de três a quatro dias para desenvolver anticorpos e combater germes irritantes. Mas, se você está constantemente pegando resfriados – ou tem um resfriado que dura mais de 10 dias – isso é um sinal claro de que seu sistema imunológico está fragilizado.

Desconfortos e problemas abdominais

Se você tem diarreia frequente, gases ou constipação, pode ser um sinal de que seu  sistema imunológico está baixo.

Pesquisas mostram que quase 70% do seu sistema imunológico está localizado no trato digestivo. As bactérias e microorganismos benéficos que vivem lá defendem seu intestino de infecções e apoiam o sistema imunológico.

Baixas quantidades dessas bactérias intestinais úteis podem deixá-lo em risco de vírus, inflamação crônica e até distúrbios autoimunes.

Suas feridas demoram a cicatrizar

Sua pele entra no modo de controle de danos depois de sofrer uma queimadura, corte ou arranhão. Seu corpo trabalha para proteger a ferida enviando sangue rico em nutrientes para a lesão para ajudar a regenerar a nova pele.

Este processo de cura depende de células imunes saudáveis. Mas se seu sistema imunológico está lento, sua pele não pode se regenerar. Em vez disso, suas feridas permanecem e têm dificuldade em cicatrizar.

Infecções frequentes

Se você parece combater infecções frequentes, seu sistema imunológico pode estar lhe enviando sinais de alerta.

Os sinais de uma possível deficiência imunológica em adultos incluem:

  • Ter mais de quatro infecções de ouvido em um ano
  • Desenvolver pneumonia duas vezes durante um período de um ano
  • Sofrendo de sinusite crônica ou mais de três episódios de sinusite bacteriana em um ano
  • Necessidade de mais de dois tratamentos com antibióticos por ano.

Sentir-se cansado o tempo todo

Se você está dormindo o suficiente e ainda sofre de exaustão, vale a pena considerar se seu sistema imunológico está tentando lhe dizer algo. Quando seu sistema imunológico se esforça demais, o mesmo acontece com seu nível de energia que acaba se esgotando.

Isso porque seu corpo está tentando conservar energia para alimentar seu sistema imunológico para que ele possa combater os germes.

Sintomas na boca

Em alguns casos, principalmente em pessoas que possuem o vírus da herpes, pode acontecer de aparecer bolhas e feridas na boca, pois nesse período em que o vírus está ativo, a imunidade fica baixa, sendo este um dos sintomas mais comuns. 

No entanto, para ter certeza que qualquer um dos sintomas acima é sinal de sistema imunológico baixo, será preciso se consultar com um médico. 

6- Ferida na boca baixa imunidade?

As feridas na boca também podem surgir devido a alergias, distúrbios autoimunes, distúrbios hemorrágicos, um sistema imunológico enfraquecido ou (em casos mais raros) câncer bucal. O herpes labial é causado pelo vírus herpes simplex, o qual contribui para a diminuição do sistema imunológico quando o vírus está ativo. 

7- A Herpes é causada pela imunidade baixa?

O herpes resulta da infecção pelo vírus herpes simplex (HSV). Faz com que feridas ou bolhas se formem dentro ou ao redor da boca ou genitais, juntamente com outros sintomas.

No entanto, o vírus não é causado pela imunidade baixa, ao contrário, pois é o mesmo que faz com que a imunidade do corpo fique baixa quando o vírus está ativo no organismo. 

O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) comum. No entanto, uma pessoa com herpes genital pode não apresentar sintomas ou apresentar apenas sintomas leves. A maioria das pessoas pode não saber que tem.

Os sintomas característicos do herpes genital são pequenas lesões com bolhas, também chamadas de herpes labial quando na face, geralmente encontradas ao redor dos genitais, reto ou boca. As bolhas cheias de líquido estouram e depois se transformam em pequenas feridas dolorosas que podem durar de duas a quatro semanas depois de se abrirem.

Nesse caso, quando a herpes é diagnosticada, o tratamento é medicamentoso prescrito pelo médico. 

8- Possíveis causas e consequências da imunidade baixa 

Um sistema imunológico baixo pode ser causado por vários fatores, incluindo maus hábitos alimentares, uso de alguns medicamentos, doenças, déficit nutricional, infecções ou um distúrbio autoimune, por exemplo.

9- Qual exame detecta imunidade baixa

Deseja saber qual o nome do exame para saber se a imunidade está baixa? Os exames de sangue podem determinar se você tem níveis típicos de proteínas que combatem infecções (imunoglobulinas), medir os níveis de células sanguíneas e do sistema imunológico. 

Dependendo do número de certas células no sangue que estão fora do intervalo padrão pode indicar anormalidade no sistema imunológico.

10- Qual o remédio para imunidade baixa?

O tratamento para imunidade baixa envolve a melhora dos hábitos alimentares incluindo o consumo de alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas, entre outros; prática de atividades físicas, consumo adequado de água, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, além de suspender algumas medicações de acordo com orientação médica. 

Além disso, podem ser prescritos suplementos vitamínicos e nutricionais, bem como: Vitamina D, vitamina C e complexo B, vitamina E, própolis, lactobacillus reuteri, entre outros. 

11- Qual é o chá caseiro para imunidade baixa?

Os chás caseiros também são uma boa opção para ajudar a melhorar a imunidade, alguns exemplos são:

  • Chá de limão com gengibre;
  • Chá de equinácea;
  • Chá de alho;
  • Chá de boldo;
  • Chá de genciana;
  • Entre outros. 

Apesar de os suplementos nutricionais serem realizados com venda livre, além de os chás caseiros serem uma opção para melhorar a imunidade, o ideal é se consultar com um médico antes de iniciar qualquer tratamento. 

Referências

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324930#_noHeaderPrefixedContent

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2906676/

www.agendaconsulta.com

 

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.