Publicado em: 30 de agosto de 2022
Última atualização em: 30 de agosto de 2022
A mucosa bucal tem um papel importante em nossa saúde, pois garante o revestimento da nossa boca e a flexibilidade ideal para podermos falar, mastigar, respirar, etc.
Neste texto, reunimos uma série de informações relevantes sobre o tema para você ficar por dentro de tudo. Confira.
Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista
As mucosas, também chamadas de membranas epiteliais, revestem as cavidades internas do nosso corpo que possuem uma abertura para o lado exterior. No caso da mucosa bucal, trata-se de um tecido que reveste a boca como um todo, oferecendo uma barreira contra agentes externos que possam ser nocivos.
As mucosas se mantêm sempre úmidas e no caso da mucosa bucal, essa umidade é garantida pela produção de saliva.
A função da mucosa é, justamente, revestir as paredes internas do organismo que têm contato com o lado externo do corpo. Ela está presente além da boca, podendo ser encontrada nas regiões íntimas, no nariz e na entrada do sistema digestivo e respiratório.
A mucosa da boca está presente em toda a cavidade bucal, como assoalho da boca, língua, gengiva, bochechas, céu da boca, etc.
Existem alguns tipos de mucosa na boca, com características e flexibilidades específicas. São elas:
A mucosite oral é uma inflamação da mucosa bucal resultante do uso de medicamentos ou radiação que possam desencadear o problema.
Normalmente, pessoas que estão fazendo tratamento contra o câncer podem desenvolver esse tipo de quadro.
Trata-se de uma patologia que merece a atenção de um profissional qualificado, para que o melhor tratamento seja oferecido, visando a qualidade de vida do paciente.
Às vezes, podemos morder a bochecha ou a língua, prejudicando a saúde da mucosa bucal. Além disso, traumas, alimentos ácidos ou muito quentes, bem como o uso de aparelho ortodôntico também podem causar alguns ferimentos e incômodos nesta região.
Em algumas situações, pode haver o aparecimento de inflamações, como a mucosite que citamos acima. Em todos os casos, é interessante conversar com um dentista para que ele possa prescrever analgésicos e anestésicos orais que auxiliem durante o processo de cicatrização.
Além disso, mantenha-se sempre bem hidratado, consuma alimentos menos ácidos e aposte em opções mais pastosas e fáceis de mastigar. Tudo isso pode ajudar quando temos algum problema, infecção ou inflamação, na mucosa bucal.
A mucosa bucal tem o papel de revestir as paredes internas da nossa boca. Também possui a função de auxiliar nos movimentos dos lábios, bochechas e língua, garantindo a nossa mastigação, fala e até mesmo a nossa respiração em alguns casos.
Portanto, cuide bem da sua mucosa apostando em uma escovação com produtos de qualidade.
Encontre o melhor dentista perto de você