Agenda Consulta

5 principais tratamentos dentários e suas áreas

Blog Agenda Consulta Conheça os tratamentos dentários mais buscados e saiba mais sobre suas respectivas áreas.
5 principais tratamentos dentários e suas áreas

Publicado em: 08 de setembro de 2022

Última atualização em: 08 de setembro de 2022

Você conhece os principais tratamentos dentários e suas respectivas áreas? Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto e entender quais tipos de serviços são mais procurados pelos pacientes? Confira este conteúdo e saiba mais!

tratamentos dentários

5 principais tratamentos dentários e suas áreas

Abaixo elencamos os 5 principais tratamentos dentários e suas áreas, para que você conheça um pouco mais sobre o dia a dia em uma clínica de dentistas:

1. Aparelho ortodôntico – Ortodontia

Sem dúvidas, o aparelho ortodôntico é um dos principais tratamentos dentários. Certamente você já deve ter conhecido alguém que já tenha usado algum tipo de aparelho nos dentes, não é mesmo? Afinal, o alinhamento dentário é muito importante para manter a estética e a saúde do sorriso.

A área responsável pelos cuidados relacionados ao uso de aparelhos dentários se chama ortodontia.

2. Implante dentário – Implantodontia

O implante dentário também é muito procurado pelas pessoas. Afinal, a ausência de um ou mais dentes pode resultar em problemas como:

  • Fala prejudicada;
  • Problemas para mastigar e engolir alimentos;
  • Baixa autoestima, por conta do efeito estético pouco agradável.

A área responsável pelo implante dentário, dos mais diversos tipos, chama-se implantodontia.

3. Tratamento de doenças gengivais – Periodontia

As doenças gengivais podem ser causadas por traumas, alimentos ácidos e até mesmo bactérias e vírus. A má higiene também pode prejudicar a saúde das gengivas. Por isso, esse tipo de tratamento é sempre muito procurado nas clínicas de dentistas. Facilmente encontramos pessoas que necessitam tratar problemas como a gengivite, por exemplo.

A área que é responsável por tratar esse tipo de doenças se chama periodontia. Sendo assim, se você está com algum problema na gengiva, procure um profissional dessa área odontológica.

4. Clareamento dentário – Clínico geral

Sem dúvidas, o clareamento dentário também é muito procurado pelas pessoas. Afinal, quem é que não gostaria de ter um sorriso branquinho, alinhado e muito bonito, não é mesmo? Neste caso, existem muitos tratamentos diferentes para o clareamento dentário. Inclusive, o dentista poderá apontar algumas mudanças de hábitos que podem contribuir para o clareamento natural dos dentes.

Neste caso, normalmente, o profissional responsável atua na área de clínico geral.

Veja mais: Como clarear os dentes em casa? É possível?

5. Tratamento de canal – Endodontia

Por fim, não poderíamos deixar de citar o famoso tratamento de canal, não é mesmo? Quando pensamos nos principais tratamentos dentários e suas áreas, o tratamento de canal se destaca dentre os demais. Inclusive, é possível que você já tenha feito este tipo de tratamento, ou ao menos tenha conhecido alguém que o fez.

Acontece que esse tratamento é muito comum pois o aparecimento de cáries, que causam danos na raiz e na polpa dos dentes, também é muito comum. Por isso, o tratamento de canal é bastante conhecido.

Neste caso, a área responsável pelo tratamento citado é a endodontia. Portanto, se você está com problemas de cáries e quer ter o melhor atendimento possível, procure um endodontista.

Conclusão

Existem muitas áreas e tratamentos dentários. Cada qual com suas especialidades, objetivos e especificidades. Saber qual tratamento buscar é um passo relevante em busca da saúde bucal.

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.