Agenda Consulta

Dente quebrado: o que fazer quando isso acontece?

Blog Agenda Consulta Saiba quais são as medidas que devem ser tomadas em casos de dente quebrado.
Dente quebrado: o que fazer quando isso acontece?

Publicado em: 21 de setembro de 2022

Última atualização em: 22 de setembro de 2022

Um dente quebrado pode causar muita dor e desconforto ao paciente, devido à exposição da parte interna do dente que possui inervação e, portanto, provoca as sensações de sensibilidade intensa.

Em muitos casos, o tratamento precisa acontecer o quanto antes, a fim de diminuir a dor e promover mais bem-estar a pessoa. Porém, algumas situações, como a quebra de uma parte muito superficial, pode acarretar em prejuízos iniciais apenas estéticos – mas que também devem ser tratados.

No decorrer deste texto você terá acesso a informações importantes sobre o assunto. Confira!

O que fazer quando o dente quebra um pedaço?

Se você quebrar um dente muito próximo da raiz, pode ser que comece a ter um sangramento na região afetada. Nesse caso, use gaze ou algodão limpos para tentar estancar o sangue. Além disso, o uso de compressas frias e de gelo podem aliviar a dor inicialmente, ao mesmo tempo em que diminuem a circulação sanguínea no local e, consequentemente, diminui-se a perda de sangue.

Feito isso, procure imediatamente um cirurgião-dentista ou o pronto-socorro mais próximo da sua casa, para que o profissional possa avaliar e suturar a parte afetada. Mais tarde, questões relacionadas a um implante poderão ser discutidas.

Em outras situações, caso o seu dente quebre, mas não a ponto de sangrar, considere fazer compressas frias para aliviar a dor e procure um dentista para sanar a situação o quanto antes.

Infelizmente não existe fórmula caseira para curar um dente quebrado. O melhor a se fazer é procurar o dentista, enquanto algumas medidas são colocadas em prática para diminuir a dor.

Qual o perigo de um dente quebrado?

Um dente quebrado pode causar muita dor e desconforto ao beber ou mastigar alimentos. Até mesmo a escovação pode se tornar um problema, fazendo com que o indivíduo diminua os cuidados com a higiene e aumente as chances de proliferação de bactérias na boca.

À medida que o tempo passa, a situação pode se agravar: a má escovação afeta a gengiva e também provoca cáries; a dor ocasiona uma mastigação errada, que machuca um lado da boca; a má mastigação pode causar problemas na mandíbula; e tudo isso pode, ainda, desencadear uma infecção no dente afetado.

É normal o dente quebrar?

Não é que seja normal, mas é possível acontecer por uma série de motivos como:

  • Acidentes em esportes.
  • Acidentes de trânsito.
  • Traumas ao bater com algo na boca.
  • Alimentos muito duros.
  • Entre outros casos.

Porém, se o dente quebra ou fratura facilmente, converse com o seu dentista para investigar o seu caso.

O que acontece quando o dente quebra e fica só a raiz?

A dor pode ser bastante intensa, devido à exposição da parte interna do dente. Por isso, buscar a ajuda de um dentista, o quanto antes, é muito importante para impedir que o quadro evolua para uma inflamação ou infecção, por exemplo.

Conclusão

Um dente quebrado pode parecer um problema inofensivo em algumas situações, porém, na realidade, pode ocasionar uma série de efeitos na saúde bucal. Por isso, se você tiver problemas com dente quebrado, procure um dentista para tratar da situação o quanto antes.

Referências

Chipped and broken teeth: causes and solutions. Disponível em: <https://www.portmandentalcare.com/dental-articles/chipped-and-broken-teeth>. Acesso em 21 set. 2022.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.