Agenda Consulta

Como tirar tártaro dos dentes em 3 minutos?

Blog Agenda Consulta Quem não gostaria que uma rotina de saúde bucal em casa fosse suficiente para dentes perfeitamente brancos? 
Como tirar tártaro dos dentes em 3 minutos?

Publicado em: 29 de dezembro de 2022

Última atualização em: 29 de dezembro de 2022

Como tirar tártaro dos dentes em 3 minutos? Infelizmente, para problemas como acúmulo de tártaro, sua rotina diária de higiene bucal é apenas parte da equação. Vamos discutir o que é o tártaro, como você pode prevenir seu acúmulo e removê-lo sem dentista .

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

O que é tártaro?

O tártaro, também conhecido como cálculo dentário, é o acúmulo de placa e minerais da saliva que calcificam (endurecem) nos dentes. O tártaro se acumula na frente e atrás dos dentes e entre os dentes.

É poroso, então alimentos e bebidas podem manchá-lo facilmente , tornando seus dentes pouco atraentes.

Além disso, pode invadir abaixo da linha da gengiva, revestir o exterior dos dentes e causar estragos na saúde bucal.

Veja também: Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Sinais de acúmulo de tártaro e como isso afeta sua saúde bucal

Você provavelmente notará os sinais de acúmulo de tártaro pela sensação de seus dentes . O tártaro deixa os dentes ásperos ao toque e não pode ser eliminado apenas com a escovação.

Quando o tártaro aparece acima da linha da gengiva, pode ser marrom , bege ou amarelo e geralmente cresce para cobrir áreas maiores dos dentes quando não é removido.

Quando o tártaro se acumula abaixo da linha da gengiva, pode ser preto ou marrom e pode levar à doença periodontal, perda óssea, retração gengival e perda de dentes. Outros sinais incluem mau hálito crônico , doença gengival , cáries , gengivite , sensibilidade dentária e sangramento e gengivas irritadas .

Quando não tratado, o tártaro também pode levar a outros problemas de saúde. Por exemplo, de acordo com o relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos , a doença gengival causada pelo acúmulo de tártaro aumenta o risco de derrame, doenças cardíacas e diabetes .

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como remover tártaro sem dentista

O tártaro e seu precursor, a placa, são prejudiciais à saúde bucal , por isso é essencial mantê-los sob controle.

Embora ir ao dentista seja a melhor maneira de eliminar o tártaro , você também pode removê-lo em casa sem dentista. Aqui estão algumas das maneiras de remover o tártaro sem um dentista .

Escove os dentes duas vezes ao dia

Recomendamos escovar os dentes duas vezes ao dia – uma vez pela manhã e antes de dormir. Embora isso possa não ser suficiente para remover o tártaro, é muito eficaz para manter a higiene bucal e prevenir a formação de tártaro nos dentes. Além disso, considere usar uma escova de dentes elétrica, pois ela pode limpar os dentes com mais eficiência e ajudar a soltar e remover o tártaro.

Use creme dental para remoção de tártaro

Considere o uso de um creme dental com controle de tártaro para a eliminação eficaz do cálculo dental. Este creme dental contém flúor e pirofosfatos que matam as bactérias causadoras da placa e previnem os depósitos de fosfato de cálcio na forma de tártaro.

Use fio dental regularmente

Sua escova de dentes não pode alcançar todas as superfícies da gengiva e dos dentes. Portanto, é importante usar fio dental regularmente para remover a placa e quaisquer partículas de alimentos alojadas nas partes inacessíveis dos dentes. Lembre-se de que manter os dentes limpos e livres de germes pode ajudar muito a evitar o acúmulo de tártaro nos dentes.

Use remédios naturais ou caseiros

vinagre branco

O ácido acético no vinagre branco tem propriedades antibacterianas e promove a desmineralização do esmalte dentário, tornando -o eficaz na remoção do tártaro e da placa bacteriana. Adicione meia colher de chá de sal a meio copo de água e adicione duas colheres de chá de vinagre branco. Mexa bem e gargareje a mistura duas vezes ao dia.

Glicerina e aloe vera

Misture uma colher de sopa de gel de aloe vera com meia xícara de água e fermento em pó. Adicione quatro colheres de sopa de óleos essenciais de limão e glicerina vegetal e esfregue os dentes com a mistura.

Bicarbonato de sódio

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca.

Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes. No entanto, evite usá-lo em excesso , pois pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Cascas de laranja

Use a parte interna da casca de laranja para esfregar os dentes por cerca de dois minutos. Você também pode amassar a casca para fazer uma pasta e aplicá-la nos dentes e gengivas com a escova de dentes. Repita o processo três ou duas vezes por semana.

Goiaba e folhas

A goiaba e as folhas podem ajudar a reduzir o inchaço das gengivas e remover o tártaro e a placa bacteriana naturalmente. Mastigue algumas folhas de goiabeira e cuspa. Como alternativa, polvilhe sal sobre uma goiaba verde e mastigue-a duas ou uma vez por dia.

Sementes de Sesamo

Estes são esfoliantes dentais ativos. Apenas mastigue um punhado, mas não os engula. Enquanto as sementes ainda estão na boca, esfregue o tártaro com uma escova de dentes seca.

Comer alimentos picantes

Considere mastigar algumas pimentas para eliminar o acúmulo de placa e tártaro nos dentes. Isso porque os alimentos picantes melhoram a produção de saliva na boca, o que ajuda a limpar as gengivas e os dentes.

Use alimentos ricos em vitamina C

Tomates e morangos são ricos em vitamina C e possuem propriedades antimicrobianas que ajudam a prevenir o tártaro e o acúmulo de placas. Amasse morangos e tomates para formar uma pasta e aplique nos dentes. Deixe-o descansar por 5 minutos antes de lavá-lo. Repita duas vezes por semana até notar a diferença.

Evite antes que comece

Como muitos problemas de saúde, muitas vezes a solução está na prevenção ! Embora uma excelente rotina de higiene bucal possa não ser suficiente para remover o tártaro dos dentes, ela pode prevenir sua formação removendo a placa bacteriana .

Escove e use fio dental regularmente . Use flúor ou enxaguatório bucal antimicrobiano aprovado pela ADA , beba muita água, coma frutas e vegetais frescos e evite alimentos açucarados. Você também deve evitar o uso de tabaco e reduzir o estresse , pois isso também pode contribuir para o acúmulo de tártaro nos dentes.

Por fim, visite seu dentista regularmente (pelo menos a cada seis meses) para exames e limpezas profissionais, mesmo que você siga uma excelente rotina de higiene bucal. Seu dentista ajudará a remover qualquer placa que você perdeu, detectará os primeiros sinais de doença gengival e garantirá que suas gengivas e dentes estejam saudáveis.

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.