Agenda Consulta

Dente do siso: 8 informações importantes

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre o dente do siso e entenda o que ocorre quando não é feita sua extração.
Dente do siso: 8 informações importantes

Publicado em: 05 de setembro de 2022

Última atualização em: 24 de outubro de 2022

Portanto, pensando nesse cenário, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Confira!

1- O que acontece se eu não tirar o dente do siso?

O dente do siso, em alguns casos, pode causar complicações quando não extraído. Por exemplo:
  • Desalinhamento dos outros dentes;
  • Surgimento de cáries;
  • Doenças da gengiva;
  • Reabsorção da raiz do dente vizinho;
  • Incômodos e dores;
  • Inchaço;
  • Alterações na mordida;
  • Desenvolvimento de cistos e tumores.
De qualquer forma é necessário buscar a avaliação profissional para saber se é necessário remover o siso. Saiba mais: Dente siso inflamado: causa e tratamento da inflamação

2- Por que tem que remover o siso?

Como vimos acima, em alguns casos a não remoção pode acarretar em algumas complicações. Porém, se há espaço na boca e o dente nasce saudável, a extração não é necessária. Portanto, converse com o seu dentista para saber mais.

3- Onde fica o dente siso?

Os 4 dentes do siso ficam no fim da fileira de dentes, tanto em cima, quanto embaixo. São o terceiro molar de cada fila.

4- Que idade nasce o dente do siso?

Quando pensamos no nascimento dos dentes, devemos levar em conta que cada organismo é único e cada indivíduo pode ter o seu próprio tempo de desenvolvimento do siso. Isso significa que é bastante variável a idade que nasce o siso. Para se ter uma ideia, é possível ter o siso a partir dos 15 anos, até por volta dos 25 anos.

5- Por que o dente do siso dói?

A dor pode ser provocada pela ação do dente do siso que empurra os demais para “caber” na boca. Porém, como o espaço é pequeno, essa pressão pode ser muito intensa, causando bastante dor.

6- Dente siso nascendo gengiva inchada o que fazer

O ideal é que você procure um dentista imediatamente, pois essa inflamação precisa ser tratada por um profissional qualificado. Enquanto a consulta não acontece, é possível consumir analgésicos que minimizem a dor, bem como consumir alimentos gelados que ajam como um “anestésico” local.

7- Quanto tempo demora para cicatrizar extração de dente siso

O processo inicial de cicatrização é de 7 dias, mas a cicatrização completa pode levar até 30 ou 50 dias para acontecer 100%. Lembre-se ainda de que a forma como você cuida da sua extração pode impactar diretamente no processo de cicatrização. Portanto, siga sempre as recomendações do seu dentista.

8- Infecção após extração dente siso sintomas

Em alguns casos, a extração pode não ter uma recuperação bem-sucedida, resultando em uma infecção que deve ser tratada. Os sintomas desse problema consistem em:
  • Inchaço;
  • Febre;
  • Dor no local;
  • Drenagem de pus;
  • Vermelhidão na região.
Se você notar esses sintomas, agende a sua consulta com o seu dentista!

Conclusão

O dente do siso ainda é um grande tabu e até mesmo um “monstro” para muita gente. Porém, com o acompanhamento profissional e o tratamento adequado é possível passar por essa fase de uma forma confortável e sem grandes contratempos. Cuide-se!

Referências

Importância da extração precoce de terceiros molares inferiores por patologias relacionadas. Disponível em: <https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/3160> Acesso em 05 set. 2022. Wisdom tooth removal. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/wisdom-tooth-removal/> Acesso em 05 set. 2022. www.agendaconsulta.com Encontre o melhor dentista perto de você  www.agendaconsulta.com
Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.