Agenda Consulta

Dente do siso: Guia completo

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre o dente do siso e entenda o que ocorre quando não é feita sua extração.
Dente do siso: Guia completo

Publicado em: 05 de setembro de 2022

Última atualização em: 05 de setembro de 2022

O dente do siso sempre dá o que falar. Afinal, ele costuma causar certo incômodo ao nascer, e em muitos casos o indivíduo precisa de cirurgia para removê-lo.

Portanto, pensando nesse cenário, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que acontece se eu não tirar o dente do siso?

O dente do siso, em alguns casos, pode causar complicações quando não extraído. Por exemplo:

  • Desalinhamento dos outros dentes;
  • Surgimento de cáries;
  • Doenças da gengiva;
  • Reabsorção da raiz do dente vizinho;
  • Incômodos e dores;
  • Inchaço;
  • Alterações na mordida;
  • Desenvolvimento de cistos e tumores.

De qualquer forma é necessário buscar a avaliação profissional para saber se é necessário remover o siso.

dente siso

dente siso

Por que tem que remover o siso?

Como vimos acima, em alguns casos a não remoção pode acarretar em algumas complicações. Porém, se há espaço na boca e o dente nasce saudável, a extração não é necessária. Portanto, converse com o seu dentista para saber mais.

Onde fica o dente siso?

Os 4 dentes do siso ficam no fim da fileira de dentes, tanto em cima, quanto embaixo. São o terceiro molar de cada fila.

Que idade nasce o dente do siso?

Quando pensamos no nascimento dos dentes, devemos levar em conta que cada organismo é único e cada indivíduo pode ter o seu próprio tempo de desenvolvimento do siso. Isso significa que é bastante variável a idade que nasce o siso. 

Para se ter uma ideia, é possível ter o siso a partir dos 15 anos, até por volta dos 25 anos.

Por que o dente do siso dói?

A dor pode ser provocada pela ação do dente do siso que empurra os demais para “caber” na boca. Porém, como o espaço é pequeno, essa pressão pode ser muito intensa, causando bastante dor.

Dente siso nascendo gengiva inchada o que fazer

O ideal é que você procure um dentista imediatamente, pois essa inflamação precisa ser tratada por um profissional qualificado. Enquanto a consulta não acontece, é possível consumir analgésicos que minimizem a dor, bem como consumir alimentos gelados que ajam como um “anestésico” local.

Quanto tempo demora para cicatrizar extração de dente siso

O processo inicial de cicatrização é de 7 dias, mas a cicatrização completa pode levar até 30 ou 50 dias para acontecer 100%.

Lembre-se ainda de que a forma como você cuida da sua extração pode impactar diretamente no processo de cicatrização. Portanto, siga sempre as recomendações do seu dentista.

Infecção após extração dente siso sintomas

Em alguns casos, a extração pode não ter uma recuperação bem-sucedida, resultando em uma infecção que deve ser tratada. Os sintomas desse problema consistem em:

  • Inchaço;
  • Febre;
  • Dor no local;
  • Drenagem de pus;
  • Vermelhidão na região.

Se você notar esses sintomas, agende a sua consulta com o seu dentista!

Conclusão

O dente do siso ainda é um grande tabu e até mesmo um “monstro” para muita gente. Porém, com o acompanhamento profissional e o tratamento adequado é possível passar por essa fase de uma forma confortável e sem grandes contratempos. Cuide-se!

Referências

Importância da extração precoce de terceiros molares inferiores por patologias relacionadas. Disponível em: <https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/3160> Acesso em 05 set. 2022.

Wisdom tooth removal. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/wisdom-tooth-removal/> Acesso em 05 set. 2022.

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.