Agenda Consulta

Dentista: Guia completo

Blog Agenda Consulta Um guia completo com tudo o que você precisa saber!
Dentista: Guia completo

Publicado em: 07 de outubro de 2022

Última atualização em: 07 de outubro de 2022

dentista é um profissional da saúde muito importante. Graças a ele, podemos cuidar do nosso sorriso, da autoestima, do bem-estar e até mesmo ter uma alimentação mais saudável.

Pensando nisso, reunimos uma série de perguntas e respostas sobre a atuação do dentista, para que você saiba um pouco mais sobre esse profissional. Acompanhe.

Qual a definição de um dentista?

Dentista é um profissional da saúde responsável por estudar, prevenir, diagnosticar e tratar doenças e desordens que podem afetar a saúde dos dentes, gengivas, língua, bochechas e demais regiões anexas à boca.

Como funciona um dentista 24 horas?

Um dentista 24 horas trabalha em plantões de hospitais e clínicas que atendem a qualquer hora do dia. O dentista pode permanecer no espaço durante o plantão, como também pode ficar “sobreaviso”.

Como encontrar um dentista perto de mim?

Você pode usar as ferramentas oferecidas pelo Agenda Consulta para encontrar o dentista mais perto de você.

Qual dentista faz canal?

O dentista responsável pelo tratamento de canal é o endodontista.

Quanto um dentista ganha?

Um dentista pode receber variados salários. Tudo depende da sua especialidade e área de atuação. Nós temos um artigo sobre quanto ganha um dentista, aqui no blog. Depois dê uma olhada.

Qual a diferença de dentista para odontólogo?

Na realidade, ambas as nomenclaturas dizem respeito ao mesmo profissional. Isto é, apesar de ser mais conhecido como “dentista”, esse profissional também pode ser chamado de odontólogo.

Qual é o salário de um auxiliar de dentista?

A média salarial de um auxiliar de dentista é de aproximadamente R$ 1380.

Quando é o dia mundial do dentista?

Dia 03 de outubro é considerado o dia do dentista.

Qual o nome que se dá ao dentista?

O dentista pode ser chamado de odontólogo. Porém, é possível chamá-lo de acordo com a sua especialização, como é o caso do endodontista, especialista em endodontia.

O que faz o dentista da UPA?

Na Unidade de Pronto Atendimento, conhecida como UPA, o dentista é responsável por atuar em casos de urgência e emergência relacionados às questões de saúde bucal.

Assim, ele poderá atender pacientes que chegam com infecções dentárias, fortes dores nos dentes, hemorragias gengivais, quedas de próteses, fraturas nos dentes, inflamações avançadas, entre outros problemas que possam exigir atendimento imediato.

Como funciona uma clínica de odontologia infantil?

Uma clínica de odontologia infantil pode apresentar as mesmas características que uma clínica para adultos. Porém, existem alguns diferenciais muito importantes, afinal, o público infantil exige uma abordagem diferente. Por exemplo:

  • O tratamento tende a ser mais humanizado e focado nos aspectos psicológicos da infância.
  • O especialista atuará em casos de crianças que fazem sucção do dedo ou usam chupeta.
  • Na clínica para crianças é feita a avaliação da necessidade de uso de aparelho ortodôntico precoce.
  • O profissional também atua de modo educativo, ensinando a criança a cuidar melhor do seu próprio sorriso.
  • Também é feito o diagnóstico e tratamento de doenças bucais comuns na infância.

Saiba mais sobre a odontopediatria.

Conclusão

A profissão dentista é bastante ampla e possui subespecialidades importantes. Neste texto, você pôde ter uma visão geral sobre alguns aspectos envolvidos com essa profissão. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro desse universo de cuidados com a saúde bucal.

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.