Agenda Consulta

Implante dentário: preço e o que mais você precisa (e quer) saber

Blog Agenda Consulta Entenda tudo sobre o implante dentário. Preço, tipos, vantagens e para quem é indicado.
Implante dentário: preço e o que mais você precisa (e quer) saber

Publicado em: 01 de agosto de 2022

Última atualização em: 01 de agosto de 2022

O implante dentário é uma das soluções mais interessantes para quem não abre mão de ter os dentes de volta. Seja por causa de uma queda natural ou seja por causa de algum incidente ou acidente.

Para entender tudo sobre implante dentário, para que serve, como ter, quanto custa e vantagens, continue lendo este artigo da Agenda Consulta.

implante dentário

O que é um implante dentário

Um implante dentário nada mais é do que um tipo de procedimento que garante a recolocação de um dente no lugar de algum que caiu ou quebrou. Esse procedimento é fantástico para quem busca restabelecer uma condição de conforto ao mastigar ou mesmo uma melhor estética.

Afinal, o implante dentário tem um dos seus maiores benefícios sendo a questão da aparência. Ele é realmente muito parecido com um dente de verdade e, portanto, é quase imperceptível que o indivíduo esteja com um implante.

Em termos técnicos, o implante dentário é um pino de titânio que é acoplado no osso. O titânio é um material muito aderente ao corpo e o corpo o aceita muito bem. Logo, é seguro e cirurgicamente viável.

O implante em si é feito momentos depois que o pino é instalado. Afinal, antes o pino precisa ser “abraçado” pelo osso e assim ficar rígido. Isso pode levar algumas semanas.

Veja também o que é cárie dentária: remoção seletiva do tecido cariado.

Preço de um implante dentário

Não existe regra para estabelecer quanto custa um implante dentário. Afinal de contas, cada caso é um caso e precisa ser tratado de maneira individual. Além disso, a quantidade de dentes impacta diretamente no valor final do implante.

Há implantes que podem custar R$1.500 e há implantes que podem custar R$5.000. Tudo vai depender da quantidade de dentes, processos e demais situações que dizem respeito ao paciente.

No entanto, é importante buscar um profissional renomado, com processos seguros e eficientes. Desconfie de implantes que custam barato demais e que estejam totalmente fora do valor considerado “básico”, ok? Lembre-se que o barato pode sair caro no longo prazo.

Quem deve fazer implante dentário

Um implante dentário pode ser feito por qualquer pessoa que tenha alguma necessidade técnica ou estética. Afinal, como você sabe, o implante dentário é também muito parecido com um dente de verdade e por isso muita gente recorre a esse procedimento para voltar a ter autoestima.

No entanto, é importante ficar claro para quem o implante não é recomendado: pessoas jovens com formação óssea incompleta, quem toma medicamentos a base de bifosfonatos e fumantes.

A seguir, veja para quem é indicado o implante dentário e em quais situações ele pode ser feito.

Queda de dentes

A queda de dentes pode acontecer por inúmeras razões e todas elas são, de fato, um problema. Afinal, ficar sem dentes não é nada agradável e muito menos algo saudável, já que os dentes têm uma função importantíssima na alimentação e digestão.

Portanto, para quem teve queda de dentes, o implante dentário pode ser uma excelente ideia de readequação e também para conseguir uma estética agradável na boca. 

Assim sendo, se você teve algum choque ou mesmo se os dentes caíram por algum problema ou doença, saiba que o implante pode ser uma solução. No entanto, é fundamental buscar ajuda técnica e profissional. Afinal, cada caso é um caso.

Extração de dentes

Outra situação que o implante dentário pode ser uma boa solução é no caso de extração de dentes. Embora a extração de dentes seja algo invasivo e geralmente é a “última” escolha do dentista, ela pode ser fundamental em algumas situações.

Só que ficar sem dentes também não é indicado, principalmente porque os dentes são fundamentais para a nossa saúde e digestão. Isso sem contar no fator estético, que e é muito importante para a autoestima.

Portanto, se houver extração de dentes, uma solução pode ser o implante de uma prótese que ficará idêntica a um dente original.

Veja também: Dente siso inflamado: causa e tratamento da inflamação

Falta de dentes em geral

Outro fator em que o implante dentário é recomendado é na falta de dentes em geral. Pode ser por queda, extração ou mesmo por algum acidente de percurso, como bater a boca ou choques em geral.

Por isso, é muito legal que você procure um dentista para que ele possa indicar os melhores tratamentos para o seu caso. O implante poderá ser uma boa alternativa caso você tenha dentes em falta na boca.

vantagens do implante dentário

Vantagens do implante dentário

Até aqui, você já entendeu o que é um implante dentário e como ele pode ser uma excelente alternativa para quem deseja ter o sorrisão de volta. Afinal, a autoestima é fundamental para vários processos do dia a dia, como a produtividade no trabalho.

A seguir, veja algumas vantagens do implante dentário.

Melhor mastigação

É sempre um desafio mastigar direito se houver qualquer tipo de problema na boca. Como por exemplo, um dente solto, quebrado, dolorido ou mesmo doente. Portanto, um tratamento adequado é fundamental e, no caso da ausência de dentes, um implante dentário pode ser uma ótima alternativa!

Fácil higienização

O implante dentário também garante uma fácil higienização. Afinal, eles são dentes praticamente idênticos aos naturais, só que são próteses. Diferente dos implantes removíveis, você pode higienizar os dentes escovando-os normalmente.

Conforto

Diferente de uma prótese removível ou qualquer outro tipo de intervenção bucal, o implante dentário é o que mais traz conforto. No início, a adaptação pode levar um tempo. Mas depois, os dentes são idênticos aos naturais e é muito fácil mantê-los.

Boa estética

Sem contar a boa estética que, para quem não tem um ou outro dente, é sempre um motivo extra para a baixa autoestima. Portanto, os implantes dentários são ótimas opções para quem deseja ter os dentes de volta, já que o implante é praticamente igual ao dente natural.

Tipos de implantes dentários

  • Implante unitário.
  • Implante dois por três.
  • Carga imediata.
  • Prótese Protocolo Fixo.
  • Prótese overdenture.

Existem vários tipos de implantes dentários e o seu dentista deverá recomendar a melhor alternativa para você. Conte com Agenda Consulta para encontrar o seu dentista perto de você e marque uma consulta agora mesmo!

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.