Agenda Consulta

15 motivos para usar uma agenda online na sua clínica odontológica

Blog Agenda Consulta Uma agenda online pode ser bastante benéfica para a sua clínica odontológica. Inclusive, alguns trâmites e processos podem estar lentos e desorganizados devido à ausência desse tipo de ferramenta.
15 motivos para usar uma agenda online na sua clínica odontológica

Publicado em: 30 de junho de 2022

Última atualização em: 14 de dezembro de 2022

O sucesso de uma empresa está na adaptação às necessidades do consumidor. Da mesma forma, o sucesso de uma clínica odontológica depende de atender às demandas de seus pacientes.

Inclui o emprego de tecnologias que ajudam os clientes a acessar melhores cuidados de saúde de todas as formas possíveis, como opções de agendamento online.

Em uma época em que as clínicas odontológicas estão em cada esquina, é fácil para seus pacientes encontrarem outra prática se você não corresponder aos padrões deles. Portanto, você deve fazer tudo ao seu alcance para fidelizar seus pacientes, pois a fidelidade à marca odontológica é baixa .

No entanto, os clientes preferem o mesmo dentista por causa da familiaridade e conforto. Isso significa que as probabilidades estão do seu lado. Tudo o que você precisa fazer é dar um passo à frente para tornar as coisas mais fáceis para seus pacientes.

Este artigo é uma tentativa de apresentar as razões para obter uma solução de agendamento online para sua prática odontológica.

 

10 motivos para usar uma agenda online na sua clínica odontológica

Uma agenda online pode ser bastante benéfica para a sua clínica odontológica. Inclusive, alguns trâmites e processos podem estar lentos e desorganizados devido à ausência desse tipo de ferramenta.

Por isso, se você se preocupa com a qualidade do atendimento e com a organização da sua clínica, confira 10 motivos para usar uma agenda online na sua clínica odontológica:

1. Otimização de tempo

O tempo que você leva para organizar uma agenda física pode ser muito maior do que quando comparado ao uso da opção on-line.

Isso porque temos que procurar a página, o dia, o horário e o nome do paciente de forma totalmente manual.

Em contrapartida, em um sistema online é possível usar buscadores inteligentes e acelerar o processo de pesquisa. 

Além disso, essa otimização de tempo também é interessante na hora de acelerar o atendimento ao paciente: ele não precisa esperar “um tempão” para que você encontre um horário disponível.

2. Não há risco de extravio de informações

Se você confia completamente em um documento físico, como no caso de uma agenda física, saiba que você pode estar correndo o risco de extravio de informações importantes.

Isto é, embora você possa ter uma organização eficiente na sua clínica, a verdade é que “acidentes” acontecem. E se tratando de uma agenda de papel, qualquer líquido que for derramado ou caso a agenda seja exposta a produtos químicos, a mesma será danificada. E, com ela, você perde uma série de informações cruciais.

3. Edição rápida e fácil

Rabiscar, rasurar ou até arrancar a página de uma agenda de papel não parecem atitudes muito profissionais, concorda? Além disso, algumas informações podem ser descartadas por acidente.

Por isso, um dos 10 motivos para usar uma agenda online na sua clínica odontológica é que com ela você poderá editar os horários e informações de uma forma rápida e simples. Sem precisar rasurar nada.

4. Atendimento mais qualificado

Um atendimento mais qualificado também é um dos grandes objetivos de qualquer profissional da saúde, certo? E com uma agenda digital você conseguirá atingir esse resultado.

Isso porque o agendamento será mais rápido, bem como a organização das demandas do dia ficarão muito mais claras e objetivas.

5. Tudo em um só lugar

Pare de perder tempo procurando prontuários e documentos diversos enquanto analisa o horário agendado dos pacientes. Com uma agenda online na sua clínica odontológica você poderá ter acesso a uma série de informações em um só lugar.

Isso poupa tempo e garante que você consiga manter tudo muito mais organizado e acessível ao longo dos dias. E sabemos que essa acessibilidade pode, inclusive, fazer toda a diferença na hora de atender os pacientes, não é mesmo?

6. Não ocupa espaço e não precisa de papel

Uma agenda online tem o benefício de não ocupar espaço e não precisar consumir papel. Isso porque ela estará na nuvem, online, pronta para ser usada.

Ao mesmo tempo, você não precisará estar com uma agenda na bolsa, a todo momento, para garantir tudo sempre organizado. Afinal, com um dispositivo com acesso à internet, você poderá acessar a sua agenda e organizar todas as demandas em tempo real.

Isso não só poupa tempo como também facilita uma série de atividades ao longo dos dias.

7. Melhor acompanhamento dos retornos

Acompanhar os retornos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente em casos de clínicas com um grande volume de pacientes.

Porém, temos a solução para esse tipo de problema! Com uma agenda online você poderá verificar, em poucos cliques, quem está em consulta de retorno, primeira consulta ou fazendo manutenção, por exemplo.

Logo, as chances de equívocos, cobranças indevidas ou falta de cobranças são muito menores.

8. Satisfação do paciente com a organização das consultas

Uma coisa é certa: o paciente pode ficar muito satisfeito ou muito insatisfeito com a forma como você organiza o horário das consultas.

Se você costuma atrasar nos atendimentos por não conseguir organizar a agenda, saiba que uma opção online pode diminuir esse problema.

Isso decorre do fato de que você terá uma visualização muito mais clara das informações, o que é essencial para não sobrecarregar a rotina.

Consequentemente, a satisfação dos pacientes será muito maior e mais clara.

9. Redução de erros

Reduza consideravelmente a chance de cometer erros e equívocos com as informações presentes na sua agenda de papel.

Com a tecnologia você poderá ter uma visão muito mais clara de todos os dados de cada paciente. Além disso, terá acesso rápido, através das buscas, o que melhora a visualização de cada detalhe importante.

Outro ponto interessante é que com uma agenda online você terá uma visão geral de cada caso, não focando apenas naquele atendimento do dia. Logo, diminuem-se as chances de acontecer equívocos.

10. Prontuário anexado ao histórico de consultas

Por fim, ter acesso ao prontuário anexado ao histórico de consultas é mais um dos 10 motivos para usar uma agenda online na sua clínica odontológica. 

Afinal, quem é que não gosta de otimizar as atividades no dia a dia? Pois é, com um prontuário online, juntamente do histórico de consultas, você conseguirá manter a organização.

Consequentemente, poderá ter acesso às informações em poucos cliques, melhorando a sua forma de atuar e lidar com os seus pacientes.

Um verdadeiro combo para quem almeja melhorar os fluxos de atendimento em uma clínica odontológica!

11. Reduz o trabalho da equipe da recepção

Os funcionários da recepção estão cheios de tarefas, raramente têm tempo para respirar ao longo do dia. Além disso, o agendamento manual de pacientes para consultas torna-se trabalhoso. Seus funcionários precisam trabalhar com os pacientes para escolher um horário de consulta, o que envolve ir e vir de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.

Sua equipe de recepção provavelmente passará horas em chamadas com agendamento de pacientes e reagendamento de consultas.

Depois de começar a usar sistemas de agendamento online, você libera sua equipe para atender a outras tarefas. Assim, sua equipe pode relaxar e se preocupar com assuntos mais urgentes. O que consequentemente melhora a eficiência e o moral do escritório.

13. Elimina erros de programação e dados

As práticas odontológicas não têm margem para erros, pois estão no setor de saúde, e os erros podem resultar em problemas graves.

No entanto, é quase impossível evitar erros ao agendar manualmente as consultas e registrar os dados do paciente. Fatores como falha de comunicação, esquecimento e caligrafia ilegível podem afetar a precisão de seus dados. Você pode eliminar esses erros usando uma solução de agendamento.

Como o agendamento de consultas ocorre por meio de um formulário, seus pacientes podem inserir os dados por conta própria.

Além disso, é mais fácil acompanhar as alterações nos dados em um formulário digital, pois os pacientes o atualizarão por meio do formulário de consulta. Consequentemente, seus dados são precisos e editáveis, e você não precisa se preocupar em mantê-los atualizados.

Neste conteúdo, apresentamos 10 motivos para usar uma agenda online na sua clínica odontológica. Saiba mais sobre cada um deles e descubra as vantagens por trás desse tipo de ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada por profissionais qualificados.

 

14. Aumente a acessibilidade

A maioria das clínicas funciona das 9h às 17h, no mesmo horário da maioria dos consultórios. Você não gostaria que sua equipe cuidasse de assuntos pessoais durante o expediente, certo? Da mesma forma, outros chefes também não gostariam que seus funcionários fizessem o mesmo.

Então, quando outros profissionais devem marcar consultas odontológicas? Além disso, sabemos como é incômodo marcar compromissos por telefone.

Com soluções de agendamento online, seus pacientes podem agendar consultas quando quiserem e de qualquer lugar. Portanto, você está disponível para receber consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, seus pacientes poderão ver os slots disponíveis nos sistemas online. Então você não terá que gastar muito tempo procurando disponibilidade comum. E tudo isso, sem a interferência de sua equipe de recepção!

 15. Simplifique os pagamentos

Os pagamentos online são fáceis e rápidos. Além disso, eles são muito melhores para sua prática odontológica, pois você pode fazer com que os pacientes paguem pelas consultas assim que as agendarem. Isso faz duas coisas. Primeiro, é mais provável que seus pacientes compareçam se pagarem por uma consulta e você também reduz significativamente o reagendamento.

Dois, você pode prever o fluxo de caixa para um determinado número de consultas feitas. No entanto, fazer com que os pacientes paguem on-line pode ser complicado por motivos de segurança. As pessoas relutam em fornecer detalhes pessoais ou financeiros porque não confiam no sistema que está sendo usado.

Portanto, você deve investir em soluções de agendamento seguras e confiáveis. Uma ótima maneira de atrair seus clientes para o agendamento on-line é oferecer descontos quando eles agendarem um horário com você on-line.

Conclusão

Viu só como uma agenda online pode realmente ser bem interessante? Se você deseja investir em todos esses benefícios, basta entrar em contato conosco e solicitar mais informações sobre todas as ferramentas do Agenda Consulta!

Conte com a gente para desburocratizar o dia a dia da sua empresa e oferecer melhores resultados para os seus pacientes.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.