Agenda Consulta

Anestesia computadorizada: Guia completo

Blog Agenda Consulta Já ouviu falar em anestesia computadorizada? Essa nova tecnologia promete mais conforto para os clientes e praticidade para os dentistas.
Anestesia computadorizada: Guia completo

Publicado em: 16 de agosto de 2022

Última atualização em: 19 de agosto de 2022

Já ouviu falar em anestesia computadorizada? Essa nova tecnologia promete mais conforto para os clientes e praticidade para os dentistas.

 A maioria das pessoas possuem um certo receio de frequentar dentistas e isso é bem comum. O motivo principal é a dor do tratamento ou mesmo o incômodo com a anestesia. 

Dessa forma, a sensação e desconforto durante todo o procedimento e ainda a dormência após o final de cada sessão tornam o momento ainda pior. Algumas pessoas desenvolvem até mesmo fobia de frequentar dentistas.

Nesse sentido, querendo ou não, muitos deixam de visitar dentistas na frequência correta e acabam colocando a saúde bucal em risco. 

E, com foco em oferecer a você um maior conforto e experiência em clínicas odontológicas, saiba que diversos tratamentos tecnológicos vêm sendo produzidos.

Uma das mais modernas e eficientes tecnologias é a anestesia computadorizada. Esse método é muito útil e melhora significativamente a experiência do paciente durante o tratamento e nos pós. 

No entanto, você sabe o que é esse procedimento? Como ele funciona? Será que realmente se trata de algo seguro? 

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre esse novo procedimento, continue no texto para conhecer mais sobre a anestesia computadorizada.

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

O que é anestesia computadorizada?

A anestesia computadorizada nada mais é que uma tecnologia que facilita o momento da anestesia em clínicas de odontologia. 

Dessa forma, neste procedimento é usado um sistema automático que controla a velocidade e quantidade de anestésico aplicado.

Assim, cada paciente recebe a dosagem ideal para sua necessidade e de acordo com suas características físicas, como, por exemplo, peso, idade e tempo de duração do procedimento.

Ou seja, tudo é feito de forma automática, conforme a programação, evitando que possíveis erros venham a ocorrer.

Todo o processo é definido a partir de um programa que recebe seus dados e realiza os cálculos corretamente. O aparelho se parece com uma caneta e só precisa ser direcionado pelo dentista para o local que deve ser anestesiado. 

Depois disso, a anestesia computadorizada é liberada em pequena dosagem para causar dormência no ponto onde a agulha será introduzida. Assim que a agulha é introduzida na pele, a dosagem de anestésico começa a ser liberada. 

Com esse método o paciente tem muito mais conforto e menos dor que na aplicação tradicional. Já para o profissional o processo também é mais simples, pois os riscos de erros na dosagem ou na aplicação são bem pequenos.

Vantagens da anestesia computadorizada

Acredite, por mais que para muitas pessoas isso possa parecer estranho, principalmente os que estão tendo o primeiro contato, saiba que a anestesia computadorizada oferece inúmeras vantagens e benefícios. 

Dessa forma, saiba que se você ainda tem dúvida a respeito da anestesia computadorizada, confira a seguir algumas de suas principais vantagens:

Alivia a dormência

Por ser um método mais eficiente e localizado, a anestesia computadorizada bloqueia apenas a região que realmente receberá o tratamento. Assim, você não terá mais a sensação da boa inteira dormente.

Outro problema resolvido com esse tipo de anestesia é a dormência do rosto, sendo isso bem comum de acontecer em procedimentos maiores. 

Dessa forma, o paciente acaba com um lado inteiro do rosto dormente e o incômodo demora horas para passar.

Menor risco de reações

Na anestesia computadorizada o produto é liberado lentamente. Por isso, dificilmente os pacientes apresentam qualquer tipo de reação alérgica. 

E caso o paciente tenha algum tipo de reação o problema será observado ainda no início da anestesia. 

Dessa maneira, você precisa saber que a resposta ao quadro alérgico terá uma agilidade maior, como também, se tornará bem mais eficiente.

Portanto, se você teve o quadro de ter reações após procedimentos que envolvessem anestesia, saiba que esse risco será reduzido.

Menos tempo de duração

A dosagem correta de anestésico também reduz o tempo de duração da dormência. Mesmo sendo localizada, o incômodo da anestesia permanece no ponto do tratamento.

Além disso, com a facilidade na aplicação, todo o procedimento tem menor duração pois a resposta ao anestésico é mais eficiente. Da mesma forma, o maior conforto durante o tratamento evita as interrupções comuns.

Aplicação simplificada

Para o profissional dentista o procedimento também é muito mais prático e simples. Primeiro porque não há preocupação com a quantidade de produto injetado e nem com a velocidade da aplicação. 

Além disso, o tratamento flui muito melhor, até mesmo em pacientes que sofrem com fobia de dentistas. Com a anestesia computadorizada as interrupções são menores e o efeito mais potente do bloqueio. 

Portanto, saiba que é um procedimento bem mais simples, o que deixa o processo muito mais rápido e eficaz.

É seguro usar anestesia computadorizada?

Sim. Esse procedimento é ainda mais seguro que a aplicação tradicional de anestésico. 

Até porque, você vai ter acesso a uma anestesia em menor porção, mais direcionada, e consequentemente, mais eficaz.

Assim os riscos de complicações, de dores ou dormência prolongada são muito menores. Inclusive, os tratamentos são mais seguros pois o paciente não sente nenhum tipo de dor e tem o desconforto reduzido. 

A segurança também é maior no pós tratamento, isso porque, com a anestesia computadorizada o paciente não sofre com dormência.

Ou seja, aquela sensação de boca dormente por horas não acontece, assim como apenas a região tratada é anestesiada. 

Portanto, você só vai receber o procedimento diretamente naquele local onde o tratamento está sendo realizado.

Considerações finais

Já te mostramos todos os detalhes sobre a anestesia computadorizada e agora não há mais motivo para medos e inseguranças. 

Então, converse com seu dentista sobre essa nova tecnologia e sempre que possível, opte pelo tratamento, principalmente se você busca uma opção mais eficaz. 

Com certeza sua experiência com o dentista será muito mais ágil e positiva com o uso da anestesia computadorizada.

Encontre o melhor dentista perto de você acessando www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.