Agenda Consulta

Como higienizar a boca após extração de dente: Previna o mau hálito!

Blog Agenda Consulta A maneira mais importante e eficaz de tratar o mau hálito após a extração de um dente é manter uma boa higiene bucal. 
Como higienizar a boca após extração de dente: Previna o mau hálito!

Publicado em: 29 de dezembro de 2022

Última atualização em: 29 de dezembro de 2022

Como higienizar a boca após extração de dente? O mau hálito é um efeito colateral comum da extração de um dente, assim como de muitas outras cirurgias orais. Além de desagradável, o mau hálito após a extração do dente pode ser sinal de um problema maior. 

Geralmente não é motivo de preocupação imediata, no entanto, muitos dos problemas mais sérios que podem ocorrer após a extração do dente são acompanhados por outros sintomas mais perceptíveis.

Então, o que causa o mau hálito após a extração de um dente e o que você faz a respeito?

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

higienizar a boca

higienizar a boca

Identificando as causas do mau hálito após a extração do dente

  • Infecção bacteriana

O mau hálito após a extração de um dente às vezes é causado por bactérias que infectam a ferida deixada pelo dente extraído. 

Muitas formas de bactérias orais criam substâncias químicas malcheirosas que são expelidas da boca pela respiração. Nesses casos, o mau hálito costuma vir acompanhado de febre, pus e dores intensas. Se você tiver algum dos sintomas de uma ferida infectada, procure tratamento imediato com seu dentista.

  • Sangramento pós-operatório

Não é incomum que suas gengivas ainda sangrem um pouco após a cirurgia. O sangue que se acumula em sua boca, especialmente durante a noite, pode deixar seu hálito com um cheiro desagradável. Se o sangramento persistir após a extração de um dente, você deve consultar seu dentista para verificar se há algum problema.

  • Soquete Seco

Um alvéolo seco é uma condição que ocorre quando o coágulo de sangue sobre o alvéolo vazio não se forma adequadamente ou se desaloja, expondo o osso a detritos. Alveolite seca é mais comum após extrações de dente do siso. Você é mais suscetível ao risco de alveolite se fumar ou não seguir as instruções pós-cirurgia do seu dentista.

  • Higiene Oral Ruim

Pode ser desconfortável escovar os dentes adequadamente após uma extração dentária, e muitas pessoas evitam ou apenas escovam levemente a área ao redor de onde o dente foi extraído. Isso permite que a placa bacteriana se forme e pode fazer com que os alimentos fiquem presos entre os dentes e comecem a apodrecer, criando um cheiro desagradável. 

Após a extração do dente, é mais importante do que nunca manter uma boa higiene bucal, pois você tem uma ferida na boca que precisa ser protegida contra infecções. 

  • Boca seca

Além de ajudá-lo a digerir os alimentos, sua saliva também é uma substância química importante que seu corpo usa como um agente de limpeza natural para sua boca. A saliva desempenha um papel vital na lavagem de bactérias e nas substâncias químicas malcheirosas que elas produzem em sua boca. Uma redução na produção de saliva impede que esse processo ocorra adequadamente, causando mau hálito.

A produção reduzida de saliva é um efeito colateral comum de muitos dos analgésicos prescritos após a extração dentária. Como você terá um tubo de respiração inserido sob anestesia que deixa sua boca aberta durante a cirurgia, é normal acordar com a boca muito seca após a extração de um dente.

Veja também: Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Como lidar com o mau hálito após a extração de um dente?

Compre uma escova de dentes com cerdas bem macias e pergunte ao seu dentista sobre a melhor maneira de escovar a área afetada sem atrapalhar o processo de cicatrização. 

Após os primeiros dias, escove e use enxaguante bucal após cada refeição e lembre-se de escovar a língua e os dentes, pois a língua pode conter muitas bactérias que podem se espalhar facilmente para a cavidade dentária vazia. 

O enxaguante bucal é a maneira mais rápida de se livrar de qualquer bactéria extra que possa ter se acumulado na boca como resultado do ressecamento pós-operatório. 

A maioria dos dentistas desaconselha o uso de enxaguatório bucal nas primeiras 24 horas após a extração do dente, pois a ferida ainda está fresca.

A própria secura contribuirá para as causas do mau hálito após a cirurgia oral, por isso beba muita água, mas evite enxaguar e cuspir em excesso, pois isso eliminará a saliva que protege a boca das bactérias e removerá os produtos químicos que podem causar odor. 

Veja também: Biologia dos dentes: Entenda mais sobre esse assunto!

Se você é um fumante, fumar pode reduzir muito a taxa de cicatrização de uma ferida na boca, tornando-o mais suscetível à boca seca e também aumentando o risco de contrair uma alveolite.

Se você não puder desistir da nicotina durante o período de recuperação, considere pelo menos mudar para um mecanismo de entrega que não envolva fumar, como vaporizar. Embora isso ainda prejudique a cicatrização de feridas, é muito menos prejudicial do que a fumaça do tabaco.

Veja mais: Como curar a dor de dente em 5 segundos?

Evite Alimentos Picantes

Recomenda-se evitar alimentos picantes durante os primeiros dias após o procedimento de extração do dente.

Alimentos picantes podem provocar dor no local da extração porque alguns dos ingredientes ativos das especiarias podem irritar os nervos expostos, causando dor intensa.

Além disso, algumas dessas especiarias podem reagir com o coágulo no local da extração e quebrá-lo, resultando em sangramento recente. Portanto, é aconselhável que você evite consumir alimentos condimentados na primeira semana após a cirurgia de extração dentária.

Escovar com cuidado

Você não deve negligenciar seus hábitos rotineiros de higiene bucal, como escovar os dentes e usar fio dental, só porque acabou de extrair um dente. No entanto, é importante escovar com cuidado, principalmente nas áreas próximas ao local da extração.

Por segurança, não escove ou enxágue a boca nas primeiras 24 horas após o procedimento de extração do dente. A partir daí, escove com cuidado e não deixe a escova chegar perto do local da extração.

Além disso, não encha a boca com água, enxaguatório bucal ou qualquer fluido de higiene oral. Basta abaixar a boca e deixar que os líquidos de higiene bucal (água morna e salgada, por exemplo) saiam de sua boca sob a força da gravidade.

Veja também: Como clarear os dentes em casa? É possível?

Tome todos os remédios prescritos

Notifique seu médico ou dentista assim que suspeitar que desenvolveu uma reação alérgica ao medicamento que está tomando. Por exemplo, você pode desenvolver uma erupção cutânea, coceira, inchaço ou dificuldade para respirar.

Conclusão

Se você tiver mau hálito depois de extrair um dente, não precisa entrar em pânico. Se você não estiver sentindo nenhum outro sintoma, como dor, sangramento ou febre, é improvável que haja um problema sério. 

No entanto, se o mau hálito persistir após um ou dois dias, é uma boa ideia consultar o seu dentista , tanto para se certificar de que não há nada de errado, como também para obter conselhos sobre o que está causando isso em você.

Se algum outro sintoma negativo ocorrer após a cirurgia, pode ser um sinal de algo mais sério e deve ser discutido com seu dentista.

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.