Agenda Consulta

Dentista geral: Saiba tudo!

Blog Agenda Consulta Os dentistas gerais geralmente realizam algumas tarefas, incluindo a realização de exames dentários regulares e limpeza dos dentes.
Dentista geral: Saiba tudo!

Publicado em: 08 de dezembro de 2022

Última atualização em: 13 de dezembro de 2022

O principal trabalho dos dentistas gerais é diagnosticar, tratar e gerenciar as necessidades de saúde bucal dos pacientes, incluindo canais radiculares, obturações e cuidados com as gengivas.

Eles são considerados os principais provedores de atendimento odontológico para crianças e adultos.

Por que os dentistas gerais são uma escolha tão popular?

Aprender o que um dentista geral pode fazer por você é uma ótima ideia. Sua boa saúde bucal é importante, e isso torna necessário encontrar um dentista que você tenha certeza de que fornecerá os cuidados dentários de que você precisa.

O fato de esse tipo de dentista atuar como seu profissional odontológico de cuidados primários torna essencial escolher aquele que pode oferecer os serviços odontológicos de alta qualidade necessários para uma boa saúde bucal.

O que faz um dentista geral?

A lista abaixo inclui informações sobre os diferentes tipos de serviços odontológicos que os dentistas gerais podem oferecer aos seus pacientes.

Consultas regulares de check-up

Um dentista generalista é o profissional de odontologia de referência quando alguém precisa de uma consulta de check-up. A maioria dos dentistas gerais realiza consultas de check-up em seus pacientes odontológicos a cada três meses, a cada seis meses, a cada nove meses ou uma vez por ano. Essas consultas de check-up são importantes para a boa saúde bucal geral do paciente.

limpezas dentárias profissionais

Limpezas dentais profissionais ajudam a remover qualquer acúmulo de placa ou tártaro que os pacientes não conseguem remover durante a escovação regular em casa.

Isso torna as limpezas dentárias regulares importantes para todos os pacientes odontológicos, pois esse tipo de serviço odontológico reduz a chance de serem diagnosticados com cáries ou doença periodontal. A maioria dos pacientes passa por limpezas dentárias a cada três ou seis meses.

Preenchimento de cavidades

O preenchimento de cavidades é um procedimento comum que os dentistas gerais realizam em seus pacientes. A maioria dos pacientes odontológicos pode ter suas cavidades preenchidas em cerca de uma hora.

O fato de existirem diferentes tipos de obturações para quem já foi diagnosticado com uma ou mais cáries na boca faz com que os pacientes tenham opções, por exemplo, porcelana, prata, ouro, etc.

Procedimentos odontológicos mais complexos

Dentistas gerais são capazes de realizar procedimentos odontológicos mais complexos. Isso inclui, entre outros, colagem dentária, pontes dentárias, implantes dentários, coroas dentárias, extrações dentárias, dentaduras, cirurgia de gengiva e aparelhos ortodônticos.

Um dentista geral é um dentista versátil, o que significa que a maioria dos pacientes odontológicos pode ter qualquer trabalho odontológico necessário realizado por seu dentista geral principal.

Você está precisando de uma consulta?

Agora que você entende o que um dentista geral pode fazer por você, você precisa de uma consulta odontológica? Os dentistas gerais são uma escolha popular entre pacientes de todas as idades.

Este tipo de dentista é o seu primeiro contato sempre que você precisar de serviços odontológicos. Alguma pergunta para nós? Por favor, não hesite em ligar.

Quando devo ir ao dentista?

A resposta curta é: a cada seis meses para serviços preventivos – e caso contrário, sempre que você tiver uma preocupação com sua saúde bucal.

Você pode ter um sinal claro (como dor de dente ou sangramento nas gengivas) de que algo em sua boca precisa de atenção. Ou você pode ter ouvido falar de um procedimento cosmético sobre o qual gostaria de saber mais. Em ambos os casos, não hesite em ligar para o consultório odontológico.

Em termos de consultas odontológicas de rotina, não existe um único horário que sirva para todos os pacientes.

Dependendo de suas circunstâncias individuais, seu dentista pode querer vê-lo duas vezes por ano, a cada três meses ou em outro intervalo. Seja o que for, não deixe passar esses compromissos!

Manter o cronograma recomendado de tratamento preventivo e praticar uma higiene bucal eficaz em casa são as duas melhores maneiras de prevenir doenças dentárias – e manter seu sorriso brilhante e saudável pelo resto da vida.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.