Agenda Consulta

Endodontia: 9 informações importantes

Blog Agenda Consulta Entenda o que é a Endodontia e saiba mais sobre essa área odontológica.
Endodontia: 9 informações importantes

Publicado em: 25 de agosto de 2022

Última atualização em: 25 de agosto de 2022

Apesar de ser bastante conhecida, a endodontia ainda pode gerar dúvidas nas pessoas. Por isso, trouxemos uma série de perguntas e respostas pertinentes sobre essa famosa área de atuação.

Porém, antes de qualquer coisa, é importante frisarmos que a endodontia não foca apenas no tratamento de canal, ok? Outros tipos de tratamentos também são oferecidos por essa especialidade odontológica. Saiba mais acompanhando este conteúdo até o fim!

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

1- O que é Endodontia canal?

A endodontia nada mais é do que uma especialidade odontológica responsável por analisar, avaliar, diagnosticar e tratar a parte interna do dente.

Quando pensamos no nome “endodontia”, podemos dividi-lo em duas partes:

  • Endo: Que significa a parte interna.
  • Dontia: Que significa dente.

Sendo assim, a endodontia é responsável pelos cuidados e tratamentos destinados à parte interna do dente, sua polpa.

Endodontia

Endodontia

2- Que tipos de problemas são atendidos pela Endodontia?

Como vimos logo no começo deste artigo, a endodontia não é responsável apenas pelo famoso “tratamento de canal”. Embora esse tratamento deva, de fato, ser feito por um endodontista, existem outros tipos de procedimentos que essa área importante também oferece, como por exemplo:

  • Tratamento no caso de fraturas e traumas dentários, como por exemplo, quando há a quebra do dente e sua parte interna fica exposta.
  • Tratamento em casos de lesões que possam afetar a estrutura interna do dente.
  • Entre outras possibilidades que possam impactar diretamente na qualidade de vida do indivíduo, no que tange à saúde interna do dente.

3- Qual a diferença entre periodontia e endodontia?

A diferença está no foco da área de estudo e intervenção. Enquanto a endodontia está focada em tratar e cuidar da parte interna do dente, a área da periodontia está relacionada com a saúde da nossa gengiva.

Por isso, se você tiver um problema que está afetando a saúde gengival, é o periodontista que deve ser procurado. Já no caso de problemas relacionados à parte interna do dente, o endodontista deverá ser acionado.

4- Qual a diferença entre ortodontia e endodontia?

A palavra “orto” remete ao alinhado, perfeito e adequado. No caso dos dentes, refere-se ao alinhamento do sorriso e dos ossos que estejam relacionados com a nossa saúde bucal.

Sendo assim, ortodontia é a área que foca no alinhamento dos dentes, nas correções maxilares e demais áreas relacionadas à parte que diz respeito às anormalidades que acometem o alinhamento dos dentes.

Já a endodontia, como vimos no decorrer deste texto, foca apenas na parte interna do dente. Isto é, o endodontista não irá trabalhar com o uso de aparelhos ortodônticos, por exemplo.

5- Quais são os tipos de Endodontia?

Como vimos, a área da endodontia é bastante ampla. Ela não está relacionada apenas com o famoso “tratamento de canal”. Inclusive, existem alguns tipos de práticas na endodontia que podemos levar em consideração quando pensamos no assunto. Saiba mais:

  • Curetagem pulpar: Processo em que é feito a retirada superficial da polpa que tenha sido contaminada.
  • Pulpectomia: O famoso “tratamento de canal”, no qual é feita a retirada completa da polpa do dente, seguida da limpeza das paredes internas do dente e modelagem e selagem do sistema de canais.
  • Pulpotomia: Remoção da polpa que está presente na parte interior da câmara pulpar.
  • Cirurgia: Em alguns casos nos quais os procedimentos acima não são capazes de promover um resultado positivo para o paciente, o endodontista também poderá iniciar um tratamento cirúrgico para recuperar a saúde bucal.

6- Quanto custa uma endodontia?

O valor pode variar de acordo com o caso e as necessidades do paciente. Mas se a sua dúvida é relacionada ao famoso tratamento de canal, saiba que é possível encontrar uma variação de R$ 700 a R$ 2 mil.

O ideal é solicitar um orçamento para o seu dentista de confiança e avaliar se o valor é adequado às suas necessidades.

Apenas o profissional qualificado é que poderá analisar a sua situação e verificar que tipo de endodontia será colocado em prática e, a partir disso, precificar o serviço que será oferecido.

7- Como é feito o tratamento endodôntico?

Tudo depende do caso que será tratado. Como vimos logo acima, existem alguns tipos de procedimentos que podem ser colocados em prática na área da endodontia. 

Caberá ao profissional qualificado avaliar a qualidade dos seus dentes e verificar se será preciso remover a polpa superficialmente, totalmente, da parte interna da câmara pulpar ou se haverá a necessidade de iniciar um procedimento cirúrgico.

Por isso, saber quando buscar um endodontista é mais importante do que qualquer coisa, especialmente quando se tem dor nos dentes. Veja mais informações a seguir.

8- Quando devo procurar um endodontista?

Alguns sinais relevantes podem denunciar a necessidade procurar um endodontista. Veja as nossas considerações e saiba mais:

  • Você tem sentido muita dor de dente, mesmo que não perceba nada aparente nos dentes. 
  • Você percebeu a presença de cáries ou os dentes estão com um aspecto escurecido.
  • Quando há algum trauma nos dentes, causado por acidentes, por exemplo.
  • Quando um dente parece quebrado ou “lascado”. 
  • Em situações nas quais você sente muito desconforto e sensibilidade, mas não sabe o que pode estar acontecendo de fato.

Além disso, manter visitas periódicas no dentista também é muito importante para evitar que algumas doenças e patologias evoluam.

Não espere a dor de dente aumentar para buscar ajuda especializada e encontrar o suporte que você precisa. Lembre-se de que, afinal, prevenir é melhor do que remediar.

9- Qual é o objetivo do tratamento endodôntico?

O objetivo é bastante simples: restaurar ou manter a saúde da parte interna dos dentes.

Dessa forma, o profissional de endodontia irá avaliar, prescrever tratamentos, intervir com procedimentos e tratar problemas que possam acometer a saúde da parte interna dos dentes.

Vale ressaltar que tanto a prevenção quanto o tratamento caminham lado a lado nessa área odontológica.

Conclusão

A área da endodontia é muito importante. Ela é responsável por cuidar da parte interna dos dentes, tratando, avaliando e diagnosticando problemas que possam acometer essa região. 

Como vimos no decorrer do texto, esta área não está associada apenas ao famoso “tratamento de canal”. A endodontia vai muito além disso, incluindo, ainda, cuidados focados na prevenção.

Nos vemos em breve. Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Referências

Endodontics – ADA American Dental Association. Disponível em: <https://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/e/endodontics> Acesso em 25 ago. 2022.

What’s the difference between a dentist and an endodontist? Disponível em: <https://www.aae.org/patients/why-see-an-endodontist/whats-difference-dentist-endodontist/> Acesso em 25 ago. 2022.

 

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.