Agenda Consulta

HPV na boca: sintomas e tratamento

Blog Agenda Consulta Saiba mais sobre o HPV na boca e entenda quais são os sintomas e tratamentos.
HPV na boca: sintomas e tratamento

Publicado em: 22 de setembro de 2022

Última atualização em: 22 de setembro de 2022

O HPV na boca pode assustar devido ao aparecimento de verrugas ou placas brancas. Porém, as lesões costumam ser indolores e hoje encontramos uma série de tratamentos que podem minimizar e até extinguir os sintomas.

No decorrer deste texto, você saberá mais sobre esse assunto e poderá tirar as suas dúvidas sobre o HPV que aparece na língua, garganta ou boca.

É possível ter HPV na boca? HPV na boca tem cura?

Sim, é possível ter HPV na boca, mas também é possível sequer ter algum sintoma, uma vez que o HPV pode não provocar nenhum sinal e suas “lesões” desaparecem sozinhas.

Porém, quando há a presença de sintomas, como por exemplo, feridas na boca, é possível fazer tratamento com pomadas, medicamentos e até laser.

O tratamento pode durar até 2 anos. A cura acontece quando o vírus é eliminado do organismo, mas isso pode ser um pouco difícil.

Embora seja difícil, isso não quer dizer que a pessoa sempre terá lesões, pois o vírus pode não ocasionar esse tipo de problema sempre.

HPV na boca: quais os sintomas?

Alguns dos sintomas do HPV incluem:

  • Lesões na boca, que muitas vezes podem ser confundidas com aftas.
  • Dor de garganta constante, que pode atrapalhar a alimentação.
  • Tosse sem causa aparente.
  • Dor na região do ouvido.
  • Íngua no pescoço.
  • Em alguns casos, a pessoa pode sentir desconforto e dor para engolir, bem como pode ter a sensação de a garganta estar um pouco “obstruída”.

Além disso, muitas pessoas se questionam se HPV na boca dói, e a verdade é que as lesões costumam ser indolores. Elas têm uma aparência semelhantes às feridas e lesões que aparecem na região íntima, ou seja, apresentam características como:

  • Verrugas.
  • Placas brancas.
  • Placas avermelhadas.

Essas lesões podem ser encontradas na garganta, boca e língua.

HPV na boca como tratar – Como se trata o HPV na boca?

Existem alguns tratamentos que podem ser prescritos pelo profissional na hora de tratar o HPV na boca. Veja alguns exemplos:

  • O tratamento com laser pode acelerar a recuperação da região lesionada.
  • O uso de pomadas também pode ser importante, pois trata as lesões.
  • É possível, ainda, consumir medicamentos com o intuito de eliminar o vírus do organismo.

Quando o problema tende a evoluir para um caso de câncer, é necessário investigar a situação e apostar em tratamentos como radioterapia, cirurgia e quimioterapia. Portanto, se você detectou lesões de HPV na boca, procure um médico/dentista.

Como saber se é afta ou HPV?

A forma de diferenciar, que pode ser mais fácil, é a de se atentar para o tempo de cicatrização.

Isso porque o tempo de cicatrização de uma afta costuma ser de 7 a 14 dias. Se porventura você detectar lesões na boca que não saram com o passar dos dias, considere investigar, pois é possível que você esteja com o vírus do HPV ativo.

Conclusão

O HPV na boca costuma ser caracterizado como uma verruga branca ou avermelhada na língua, garganta ou boca, e pode ser indolor. Caso você tenha os sintomas de HPV na boca, procure um profissional da saúde para que seja feita a investigação e o tratamento adequado para o caso.

Referências

HPV and Oropharyngeal Cancer | CDC. Disponível em: <https://www.cdc.gov/cancer/hpv/basic_info/hpv_oropharyngeal.htm>. Acesso em 22 set. 2022.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.