Agenda Consulta

O que pode causar uma dor de dente insuportável e como tratar?

Blog Agenda Consulta Vale ressaltar que condições normais, como manutenção de aparelho ou extração dentária, também podem ocasionar a dor de dente
O que pode causar uma dor de dente insuportável e como tratar?

Publicado em: 29 de novembro de 2022

Última atualização em: 30 de novembro de 2022

O que pode causar uma dor de dente insuportável? O que fazer nesses casos? Como lidar com esse desconforto que, às vezes, pode ser muito intenso?

Neste texto, trouxemos algumas considerações importantes sobre o assunto, com o propósito de ajudar você na hora de amenizar a dor, ao menos até o momento de buscar ajuda profissional. Acompanhe.

O que pode causar uma dor de dente insuportável?

São muitas as causas da dor de dente. Algumas pessoas podem ter fraturas, outras podem estar sofrendo com as cáries.

A seguir, listamos algumas possibilidades, para que você possa avaliar o seu caso e buscar detectar o que pode estar ocasionando o desconforto nos dentes. Veja:

  • Dor de dente insuportável siso: O nascimento do siso pode ser uma das causas da dor insuportável. Como ele pode estar empurrando os outros dentes para “caber” na boca, o resultado tende a ser um grande desconforto.
  • Cáries: Quando as cáries estão avançadas, a pessoa pode começar a sentir uma forte dor de dente, devido aos nervos presentes na região afetada. Normalmente, é preciso um tratamento de canal, chamado de endodontia, para tratar o problema.
  • Traumas: Quando um dente é quebrado, a parte interna, que contém os nervos dentais, também fica exposta, fazendo com que a dor beire ao insuportável.
  • Desgaste dos dentes: Conhecido como sensibilidade dental, o desgaste da camada externa dos dentes também pode provocar bastante dor, especialmente quando o indivíduo come ou bebe algo muito quente, ou muito frio.
  • Problemas na gengiva: A dor de dente insuportável também pode aparecer quando há algum problema na gengiva, como infecções e inflamações, que causam desconforto, aparecimento de pus, entre outros sintomas bastante desagradáveis.

Vale ressaltar que condições normais, como manutenção de aparelho ou extração dentária, também podem ocasionar a dor de dente. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e sempre comunicar o seu dentista quando estiver sentindo algum desconforto.

Dor de dente insuportável o que fazer?

Primeiramente, é preciso investigar a causa da dor de dente insuportável. Quando se sabe o que está causando o desconforto, fica mais fácil agir.

Mas, para isso, é preciso agendar uma consulta com o seu dentista para que ele investigue a situação.

Enquanto não chega o dia da consulta, é possível usar medicamentos analgésicos para aliviar a sensação de dor. 

Outra medida que contribui para um alívio mais rápido é o uso de gelo sobre a região afetada. O gelo “para” a circulação, ou melhor, a diminui consideravelmente, deixando a região “dormente” e menos dolorida. 

Mantenha visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista devem ser mantidas sempre. Somente elas poderão ajudá-lo a prevenir a dor de dente insuportável, bem como tratá-la da forma mais adequada.

Evite colocar em prática receitas caseiras que você encontra na internet, pois, se porventura você estiver com furinhos no dente, por exemplo, e usar produtos diversos na região, poderá piorar a inflamação, ao invés de ajudar.

Por isso, o ideal é conversar com um especialista. Agende a sua consulta agora mesmo!

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.