Agenda Consulta

Qual melhor anti-inflamatório para extração de dente?

Blog Agenda Consulta Quando um dente decide ser um problema, pode ser uma verdadeira dor. Surgindo repentinamente e sem aviso prévio, um abscesso dentário pode interferir seriamente na vida diária. 
Qual melhor anti-inflamatório para extração de dente?

Publicado em: 13 de dezembro de 2022

Última atualização em: 13 de dezembro de 2022

A medicação para a dor e alguns remédios caseiros podem aliviar a dor, mas será necessária uma visita ao dentista para resolver o problema.

Felizmente, cuidar de um abscesso dentário é um procedimento rotineiro e diário para dentistas e endodontistas. A maioria das pessoas deixará sua primeira visita bem no caminho da recuperação.

O que é um abscesso dentário?

Um abscesso dentário é um inchaço cheio de pus dentro ou ao redor de um dente causado por uma infecção bacteriana. Existem vários tipos de abscessos.

  • Infecção dentária: A infecção e o inchaço podem começar dentro de um dente.
  • Abscesso periapical: A infecção se espalha para o tecido abaixo do dente.
  • Abscesso periodontal: a infecção se acumula nos tecidos circundantes do dente.
  • Abscesso pericoronário: a infecção se acumula nos tecidos da gengiva que cobrem um dente que não emergiu completamente.
  • Abscesso gengival (abscesso na gengiva): a infecção se espalha para as próprias gengivas.

Não importa o tipo, um abscesso geralmente dói. A dor pode surgir rapidamente e tornar-se insuportável em um ou dois dias. Na maioria dos casos, a dor de dente é o que leva o paciente a procurar tratamento.

Um abscesso dentário pode variar de uma infecção menor a uma infecção grave e até mesmo fatal que se espalhou para outras partes do rosto ou do corpo.

Embora a maioria dos tratamentos de abscesso dentário seja ambulatorial, alguns acabam em uma sala de emergência. Mais da metade das visitas a emergências odontológicas são causadas por abscessos dentários. As infecções mais graves podem exigir hospitalização.

O tipo mais comum de abscesso dentário é um abscesso periapical. A infecção começa quando uma cárie ou trinca no dente atinge a cavidade pulpar.

As bactérias na superfície do dente infectam o tecido mole dentro do dente, chamado polpa, que consiste em vasos sanguíneos e nervos. O sistema imunológico entra em ação e a área infectada incha. A pressão contra o dente interno causa dor de dente.

Nesta fase, a infecção não é um abscesso. A infecção gradualmente abrirá caminho através do canal radicular, eventualmente matando o tecido e emergindo da parte inferior ou ápice do dente. A partir daí, infecta o osso e o tecido no ápice da raiz, causando um abscesso periapical.

Uma vez que a infecção tenha colonizado o osso e os tecidos ao redor da base de um dente, ela pode se espalhar para o osso da mandíbula, o terço médio da face, os seios nasais ou o pescoço e se tornar uma condição muito mais séria e ameaçadora à saúde. É crucial interromper essas infecções precocemente.

Como é diagnosticado um abscesso dentário?

A maioria dos abscessos dentários é causada por cáries. Muitos dos fatores de risco para cárie dentária, ou cárie dentária, também são fatores de risco para abscessos dentários:

  • Saúde ou higiene oral deficiente
  • Falta de acompanhamento odontológico
  • Um dente rachado não reparado
  • Supressão imunológica
  • Boca seca
  • ranger de dentes
  • Abuso de metanfetamina

Outros fatores de risco incluem doença gengival, doença periodontal ou um dente parcialmente irrompido.

A dor – às vezes intensa – causada por abscessos nos dentes motiva as pessoas a procurar ajuda. O dentista fará um exame físico do dente afetado.

O dente ou os tecidos ficarão doloridos e sensíveis ao toque. O dentista também procurará inchaço, vermelhidão, febre e outros sintomas, como vermelhidão facial, trismo, gânglios linfáticos inchados e dificuldade para engolir. Se houver dificuldade para respirar ou qualquer alteração mental, a infecção pode ser uma emergência médica.

A visita inicial geralmente inclui uma radiografia panorâmica ou uma radiografia do dente para confirmar o diagnóstico. 

Em particular, um raio-X pode ajudar a diferenciar um abscesso dentário de outras condições, como a periodontite. Dependendo dos sintomas, o dentista também pode fazer um raio-X da cabeça e pescoço para garantir que a infecção não se espalhou. Nenhum outro teste é necessário.

Se a infecção for mais complicada ou o paciente tiver febre e outros sintomas, o abscesso exigirá antibióticos. O dentista ou profissional de saúde realizará um exame de sangue para determinar a natureza da infecção e a resposta do corpo a ela. Eles também podem solicitar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.