Agenda Consulta

Quanto tempo leva para se recuperar de uma extração dos dentes do siso?

Blog Agenda Consulta Se uma pessoa visita o dentista regularmente na adolescência e no início da idade adulta, o dentista pode ficar de olho no desenvolvimento dos dentes do siso e deve ser capaz de identificar se haverá algum problema.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma extração dos dentes do siso?

Publicado em: 22 de dezembro de 2022

Última atualização em: 22 de dezembro de 2022

Pode levar até 2 semanas para se recuperar da cirurgia para remover o dente do siso ou dentes.

Durante este tempo, você pode ter:

  • boca e bochechas inchadas – isso será pior nos primeiros dias, mas melhorará gradualmente; pressionar suavemente um pano frio no rosto ajuda a reduzir o inchaço
  • alguns hematomas leves e visíveis na bochecha – a pele pode ficar machucada por até 2 semanas
  • uma mandíbula rígida e dolorida – isso deve desaparecer dentro de 7 a 10 dias
  • dor – isto é pior se a extração foi difícil ou complicada
  • um gosto desagradável na boca
  • formigamento ou dormência no rosto, lábios ou língua (embora isso seja incomum)

Relate imediatamente qualquer sangramento excessivo, dor intensa ou qualquer outro sintoma incomum ao seu dentista ou cirurgião oral.

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Conselhos de autocuidado

Para reduzir a dor e ajudar na sua recuperação, pode ser útil:

  • use analgésicos como paracetamol ou ibuprofeno (sempre leia e siga as instruções de dosagem do fabricante) – há algumas evidências que sugerem que o ibuprofeno é o melhor analgésico a ser tomado após a remoção dos dentes do siso
  • evite atividades extenuantes e exercícios por alguns dias
  • use um travesseiro extra para apoiar a cabeça à noite
  • por 24 horas, evite enxaguar, cuspir, bebidas quentes ou qualquer outra coisa que possa desalojar os coágulos sanguíneos que se formam na cavidade dentária vazia (eles ajudam no processo de cicatrização)
  • evite fumar e beber álcool por 24 horas
  • coma alimentos moles ou líquidos por alguns dias e mastigue com os outros dentes
  • enxágue suavemente o local da extração com anti-séptico bucal após 24 horas e repita isso regularmente nos próximos dias, principalmente depois de comer – você também pode usar água morna com uma colher de chá de sal como enxaguante bucal para reduzir a dor e a inflamação da gengiva

Veja também: Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Trabalhando e dirigindo

Geralmente, é recomendado que você tire um ou dois dias de folga do trabalho depois de remover um dente do siso. Você não precisará de um atestado médico de seu médico ou dentista para isso.

Você pode dirigir imediatamente após o procedimento se  foi usado anestésico local , mas deve evitar dirigir por pelo menos 24 horas se um sedativo foi usado, ou 48 horas se o procedimento foi realizado sob anestesia geral.

Veja também: Biologia dos dentes: Entenda mais sobre esse assunto!

Voltando ao normal

Depois que os dentes do siso forem removidos e qualquer inchaço e hematomas desaparecerem, sua boca e rosto devem voltar ao normal.

Normalmente, você conseguirá escovar os dentes normalmente após alguns dias. Certifique-se de terminar qualquer curso de antibióticos  que tenha recebido.

Uma consulta de check-up pode ser agendada cerca de uma semana após o procedimento. Neste ponto, quaisquer pontos restantes podem ser removidos.

Veja também: Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como acelerar a cicatrização

Coágulos sanguíneos se formarão no local onde o dente foi removido. Os coágulos sanguíneos são uma parte essencial do processo de cicatrização porque:

  • ajudar a evitar muito sangramento
  • proteger a ferida da infecção
  • permitir que novos tecidos cresçam
  • proteger o osso exposto

É particularmente importante não desalojar esses coágulos sanguíneos nas primeiras 24 horas. As pessoas devem evitar:

  • enxaguar a boca
  • bebendo bebidas quentes
  • comer alimentos que requerem mastigação
  • chupar canudos, fumar ou beber álcool

É uma boa ideia enxaguar suavemente a boca com anti-séptico bucal após 24 horas.

Como reduzir o inchaço

O trauma localizado causado pela remoção dos dentes do siso pode causar algum inchaço.

Coisas que podem reduzir o inchaço incluem compressas frias, lascas de gelo ou compressas de gelo usadas na área de remoção ou no rosto. Medicamentos anti-inflamatórios como ibuprofeno ou naproxeno também podem ajudar a reduzir o inchaço.

Se o inchaço ocorrer porque pedaços de comida estão alojados na área de remoção, enxágue a boca com água salgada ou enxaguante bucal recomendado pelo consultório odontológico a partir de 24 horas após a cirurgia.

Veja também: Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

O que uma pessoa pode fazer imediatamente após a cirurgia?

As pessoas devem seguir o conselho de seu dentista ou cirurgião sobre como ajudar na recuperação. Eles devem fornecer informações claras sobre qualquer medicamento a ser tomado e o que fazer para estimular a cura.

O conselho pode incluir morder uma compressa de gaze na área de extração por até 60 minutos .

Um dentista ou cirurgião também pode sugerir o uso de uma bolsa de gelo nas primeiras horas após a cirurgia.

Segurar uma bolsa de gelo na parte externa do rosto sobre a área do local da extração por 15 minutos e 15 minutos fora ajudará a reduzir o desconforto e o inchaço.

As pessoas não poderão dirigir por 48 horas se tiverem estado no hospital para cirurgia e anestesia geral. Se possível, é uma boa ideia tirar 1 ou 2 dias de folga do trabalho ou da escola após a cirurgia.

As pessoas podem tomar medicamentos para alívio da dor, como o ibuprofeno , para ajudar com a dor e o desconforto após a cirurgia do dente do siso

Possíveis complicações

Às vezes, uma pessoa pode desenvolver uma infecção e necessitar de antibióticos . Os sintomas de uma infecção incluem:

  • dor
  • inchaço
  • pus amarelo ou branco ao redor da ferida
  • uma temperatura alta

Existe um pequeno risco de desenvolver uma condição chamada alveolite após a cirurgia de remoção do dente do siso.

Isso pode acontecer se um coágulo de sangue não se formar ou for arrancado da ferida. Alveolite seca causa dor intensa e latejante. Um dentista geralmente precisará cobrir a ferida com um curativo.

As complicações são improváveis ​​após a cirurgia do dente do siso com cuidados posteriores adequados. Se alguém tiver dor intensa, muito sangramento, febre ou qualquer outro sintoma inesperado, pode ser necessário consultar um médico ou dentista.

Dicas para melhorar a cicatrização

É essencial manter a ferida limpa durante a cicatrização. Como as pessoas ainda precisam comer e beber, a comida pode facilmente ficar presa na área onde o dente foi removido. Isso pode tornar um pouco difícil manter a área da ferida limpa.

Tente o seguinte para ajudar a manter a ferida limpa:

  • usando um enxágue bucal antisséptico para prevenir infecções
  • enxaguar com água morna e sal para reduzir o inchaço e aliviar as gengivas doloridas, somente após 24 horas
  • levantar a cabeça ao dormir para se sentir mais confortável

Além da dor, algumas pessoas se sentem cansadas depois de extrair os dentes do siso e podem optar por evitar exercícios por alguns dias após a cirurgia.

O que uma pessoa pode comer após a remoção dos dentes do siso?

Comer alimentos macios ou líquidos pode ajudar a prevenir danos às feridas. Alguns exemplos incluem:

  • gelatina
  • macarrão macio
  • pudim
  • banana amassada
  • sopa rala

Nos primeiros dias após a cirurgia, evite alimentos que precisem ser mastigados, como balas pegajosas ou chicletes. Estes podem ficar presos e podem causar dor e danos às feridas em cicatrização. Evite também alimentos duros e crocantes – como batatas fritas, pretzels, nozes e sementes – bem como alimentos quentes ou condimentados.

Se um ou dois dentes do siso foram removidos do mesmo lado da boca, pode ser possível mastigar no lado oposto da boca após 24 horas.

Por que os dentes do siso são tão problemáticos?

À medida que os dentes do siso nascem na idade adulta, os outros dentes da boca já se instalaram. A boca muitas vezes não tem espaço suficiente para a chegada de quatro dentes grandes.

Se um dente passar apenas a meio da gengiva, a comida pode facilmente ficar presa entre o dente e a gengiva. Uma pessoa também pode ter mais dificuldade em manter esses dentes limpos, o que pode levar a infecções ou cáries.

No entanto, os dentes do siso podem causar problemas, mesmo que saiam inteiramente da gengiva. Se crescerem em ângulo, podem esfregar no interior da boca ou nas gengivas. Eles podem causar dor ao empurrar outros dentes.

Conclusão

Com cuidados posteriores adequados, a recuperação da cirurgia de remoção do dente do siso geralmente leva cerca de 2 semanas . No entanto, muitas vezes uma pessoa pode retomar suas atividades diárias após apenas alguns dias.

As pessoas podem precisar de cirurgia de remoção do dente do siso se não houver espaço suficiente para os dentes na boca. Os dentes podem ficar impactados e isso pode promover a infecção. Os dentes do siso que cresceram em ângulo podem causar dor na pessoa

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.