Agenda Consulta

Dente encavalado: entenda as causas e opções de tratamento

Blog Agenda Consulta Entenda o que é o dente encavalado e como é possível tratar esse quadro.
Dente encavalado: entenda as causas e opções de tratamento

Publicado em: 23 de setembro de 2022

Última atualização em: 23 de setembro de 2022

Sem dúvidas, um dente encavalado pode abalar a autoestima de qualquer pessoa, especialmente quando o dente desalinhado situa-se bem na parte da frente da boca.

Portanto, desenvolvemos este guia para ajudar você que quer lidar com esse problema e resolvê-lo de uma vez por todas.

O que é um dente encavalado?

As pessoas usam o termo “dente encavalado” para aqueles dentes que crescem desalinhados, por cima de outro. Eles podem “encavalar” por cima de outro dente da frente, de cima ou de baixo, em diversas regiões da boca.

O que fazer quando o dente está encavalado? Dente encavalado como resolver?

O melhor tratamento para o dente encavalado é o uso de aparelhos ortodônticos específicos para cada caso. O aparelho pode ser fixo ou móvel, dependendo do tipo de tratamento e do dente que está fora do lugar. Apenas o dentista é quem poderá avaliar o caso e prescrever o melhor aparelho.

Quanto tempo demora para corrigir um dente encavalado?

Depende do dente e da posição em que ele está. Existem casos que em 6 meses é possível reposicionar o dente, enquanto em outras situações é necessário esperar por mais de um ano.

Além disso, alguns quadros de dente encavalado podem necessitar da extração de outros dentes para poder realinhar toda a arcada dentária.

Como nasce um dente encavalado?

Um dente encavalado na frente, bem como um dente encavalado na gengiva, pode nascer dessa forma devido à falta de espaço na boca, em muitos casos.

Afinal, se o espaço na boca é pequeno, mas há muitos dentes para nascerem, pode ser que a solução do organismo seja fazer com que um dente nasça por cima do outro.

Além disso, questões genéticas também podem resultar no mau posicionamento dos dentes.

Há ainda o uso de chupetas e mamadeiras por muito tempo, durante a infância, que ocasionam o desenvolvimento e o crescimento inadequado dos dentes permanentes. Por isso, aconselha-se o não uso ou a extinção do uso o quanto antes.

Portanto, apenas o dentista é quem poderá avaliar o seu caso e apresentar alguns dos potenciais motivos pelos quais o dente nasceu dessa forma.

Dente encavalado nascendo: é possível mudar o posicionamento antes do nascimento total?

Em alguns casos é possível ter uma visão clara de que o dente permanente não está nascendo no lugar certo. Nessas situações, o melhor a se fazer é conversar com um dentista para que ele avalie a possibilidade de a criança já usar algum tipo de aparelho móvel para reestruturar o posicionamento dos dentes.

Afinal, às vezes os ossos anexos aos dentes podem ser “modificados” com o uso de aparelhos na infância, visando adequar o espaço na boca e melhorar o alinhamento dos dentes à medida em que eles vão nascendo e crescendo.

Conclusão

O dente encavalado pode ocasionar desconforto estético e impactos na autoestima da pessoa. Além disso, pode dificultar a mastigação e até mesmo impactar na fala. Por conta disso, a busca por um profissional qualificado que possa lidar com a questão e implementar o tratamento adequado é de suma importância.

Agende uma consulta com o seu dentista e verifique quais tratamentos podem ser feitos para lidar com o problema de dente encavalado.

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

Encontre o melhor dentista perto de você 

www.agendaconsulta.com

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.