Agenda Consulta

Dentes Permanentes x Dentes de Leite

Blog Agenda Consulta Os dentes de leite são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento normal de uma criança e, de fato, tão importantes quanto os dentes permanentes. 
Dentes Permanentes x Dentes de Leite

Publicado em: 19 de dezembro de 2022

Última atualização em: 19 de dezembro de 2022

As crianças começam a ter dentes por volta dos seis ou sete meses de idade. Esses dentes decíduos começarão a cair por volta dos seis anos de idade para serem substituídos por dentes permanentes.

Embora os dentes decíduos sejam substituídos com o tempo, um bom cuidado bucal é importante tanto para os dentes decíduos quanto para os permanentes. Estabelecer um hábito com as crianças desde pequenas pode ajudá-las a ter dentes fortes e saudáveis ​​à medida que crescem.

Veja também: Como tirar os dentes de leite do seu filho do jeito certo?

Dentes decíduos x permanentes

Os dentes decíduos também são conhecidos como dentes de leite, dentes de leite ou dentes decíduos. Eles agem como substitutos para os dentes adultos permanentes, mas têm composição, estrutura e número diferentes.

Os dentes decíduos são menores e parecem mais brancos do que os dentes permanentes porque têm esmalte mais fino. Suas raízes também são mais curtas e finas. Os dentes primários geralmente são apenas 20, enquanto existem 32 dentes adultos permanentes.

Veja também: Biologia dos dentes: Entenda mais sobre esse assunto!

Os dentes permanentes começarão a aparecer quando a criança tiver cerca de seis anos de idade e a mandíbula for grande o suficiente.

Aos 13 anos, uma criança já pode ter 28 dentes permanentes. Quatro dentes do siso geralmente começam a nascer entre os 17 e os 21 anos, mas nem todos podem irromper.

Enquanto os primeiros dentes dos bebês tendem a ser os da frente, superiores ou inferiores, os primeiros dentes permanentes a nascer são os molares.

Os molares não substituem nenhum dente existente, por isso podem ser confundidos com dentes decíduos.

Os dentes decíduos guiam os dentes permanentes no crescimento na posição correta. Eles também ajudam a moldar o rosto e desempenham um papel importante em ajudar a criança a aprender a comer e falar.

Dentes Permanentes x Dentes de Leite

Dentes Permanentes x Dentes de Leite

Bons cuidados bucais para dentes decíduos e permanentes

Os dentes precisam ser cuidados adequadamente para que durem muito, até mesmo por toda a vida. Muitas pessoas tendem a tomar os dentes decíduos como garantidos porque eles serão substituídos eventualmente.

No entanto, uma boa higiene oral é sempre necessária. Se não forem bem cuidados, podem causar problemas para as crianças.

Leve as crianças ao dentista a partir dos seis meses de idade. É importante visitar o dentista regularmente, principalmente quando os dentes permanentes começam a nascer.

A prevenção é sempre melhor, e o dentista pode detectar possíveis problemas nos dentes antes que se tornem problemas maiores.

Quando os dentes do seu bebê começam a nascer, você pode se lembrar da erupção de cada dente. À medida que envelhecem, essas memórias se confundem um pouco. Você pode olhar na boca do seu filho e se perguntar exatamente quais desses dentes ainda são de leite.

Seu dentista terá facilidade em determinar quais dentes são permanentes e quais ainda serão substituídos por um dente permanente. Existem algumas diferenças que você pode procurar.

  • Os dentes de leite são mais brancos do que os dentes permanentes
  • Os dentes de leite são mais suaves do que os dentes permanentes
  • Os dentes permanentes têm bordas irregulares chamadas mamelos para ajudá-los a romper as gengivas.

Outra maneira de determinar se os dentes do seu filho são dentes de leite ou dentes permanentes é determinar quais dentes serão perdidos e erupcionados de acordo com a idade do seu filho e quantos dentes ele tem.

odos nós já passamos pela fase da infância em que perdíamos um dente e um novo já estava pronto abaixo dele.

Como seres humanos, temos dois conjuntos de dentes que nascem durante a nossa vida – o primeiro conjunto é chamado de dentes de leite, dentes decíduos ou dentes de leite e eles começam a nascer quando temos 6 meses de idade e o próximo conjunto de dentes, chamado dentes permanentes, começam a entrar em erupção quando completamos 6 anos de idade.

Muitos de nós podem ter perguntado aos nossos pais ou anciãos “Por que meus dentes estão caindo?”. Mas, você já se perguntou – “Qual é a diferença entre dentes de leite e dentes permanentes?” ou “por que precisamos de dois conjuntos de dentes?”

Por que temos dois conjuntos de dentes?

Antes de chegarmos à diferença entre dentes de leite e dentes permanentes, vamos entender por que precisamos de duas dentições. Você sabia que a formação dos dentes ocorre enquanto o bebê ainda está dentro do útero?

No entanto, estes não irrompem na boca, salvo algumas exceções, até que a criança complete 6-7 meses de idade. Esses dentes são chamados de dentes de leite, dentes de leite ou dentes decíduos ( porque eventualmente caem ).

Embora essa possa ser uma das diferenças básicas entre dentes de leite e dentes permanentes, isso não é tudo! Quando a primeira dentição aparece, o indivíduo é apenas uma criança e o crescimento apenas começou. Os dentes de leite, que são menores que os dentes permanentes, são fáceis de encaixar no tamanho da mandíbula da criança.

Embora esta seja outra diferença significativa entre os dentes de leite e os dentes permanentes, ainda não responde por que precisamos de duas dentições.

Embora haja uma diferença significativa entre os dentes de leite e os dentes permanentes, os dentes de leite desempenham certas funções importantes até que os dentes permanentes possam assumir.

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.