Agenda Consulta

Obturação e Restauração: 18 informações importantes

Blog Agenda Consulta Algumas pessoas se confundem com obturação e restauração dentária. Outros pensam que esses dois termos odontológicos são a mesma coisa.
Obturação e Restauração: 18 informações importantes

Publicado em: 24 de outubro de 2022

Última atualização em: 24 de outubro de 2022

Mas tecnicamente são dois procedimentos diferentes. Embora tenham suas diferenças, ambos compartilham um objetivo em comum, como consertar um dente cariado ou quebrado. 

Confira a seguir qual a diferença entre obturação e restauração, além das demais informações importantes sobre estes procedimentos, bem como, o que fazer quando a obturação cair, como aliviar a dor, entre outros. 

1- Qual a diferença entre Obturação e Restauração?

Está com dúvidas relacionadas aos procedimentos de obturação e restauração? Confira a seguir quais as principais diferenças entre ambos:

Obturação

Uma obturação dentária é um dos procedimentos odontológicos que corrige um dente quebrado ou severamente danificado. É um processo em que a parte danificada de um dente é removida e a área é preenchida com material de substituição. Geralmente, a obturação dentária protege os dentes contra mais danos e restaura a aparência e a função do dente.

As obturações dentárias também são usadas para reparar dentes rachados ou quebrados. Também é usado para corrigir dentes que foram desgastados por uso indevido, como ranger de dentes (bruxismo).

Restauração 

A restauração dos dentes é um procedimento odontológico utilizado na resolução de problemas dentários estéticos. Esta técnica odontológica depende fortemente de metais preciosos em geral, e em particular de ouro, para o prenchimento de cavidades. 

Também é conhecida pela construção de aparelhos ortodônticos como coroas, pontes, implantes, facetas e parciais. Essas restaurações dentárias às vezes são fabricadas indiretamente fora da boca. Então, eles estão sendo afixados nas estruturas do dente de alguma maneira. 

Para limpar sua mente entre a obturação dos dentes e a restauração dos dentes, abaixo estão alguns serviços que a restauração inclui:

  • Obturações dentárias
  • Canais radiculares
  • Coroas
  • Pontes
  • Implantes
  • Dentes de ouro

Para resumir, um procedimento de obturação do dente está apenas sob os serviços de restauração dentária. A restauração do dente abrange uma ampla gama de procedimentos odontológicos.

Veja mais: Sinais de cárie no dente – Conheça quais são

2- Como aliviar dor de dente que caiu a obturação

Deseja saber como aliviar dor de dente que caiu a obturação até que possa ir a um consultório odontológico? Confira algumas dicas simples:

Remova os pedaços imediatamente: Se você perceber que perdeu uma obturação, primeiro remova todos os pedaços da boca para evitar engoli-los. 

Limpe a área afetada com cuidado: O material recém-exposto pode conter restos de comida, então escove cuidadosamente essa área para remover qualquer resíduo. Você precisa ser muito gentil e também evitar escovar as áreas que causam dor. Além disso, faço o enxágue da boca com água morna e sal depois de comer. 

Alimentos: Tente evitar comer alimentos que irritem a área e considere mastigar do outro lado da boca. 

Alívio da dor: Se estiver sentindo dor, experimente o óleo de cravo (disponível na maioria das farmácias e lojas de produtos naturais) e use um analgésico ou antiinflamatório de venda livre, por exemplo, ibuprofeno ou dipirona.

Ligue para o seu dentista para marcar uma consulta, mesmo que não esteja sentindo dor imediata, quanto antes resolver o problema, menos danos serão causados.

Leia mais: Dente Podre: Principais sintomas e tratamentos

3- Obturação caiu o que fazer até ir ao dentista?

Como mencionado no tópico anterior, o primeiro passo é remover os pedaços da obturação para não engolir os mesmos, depois realizar os cuidados de higiene necessários e ingerir somente alimentos que não machuquem o local. Além disso, se houver dor, usar analgésicos e antiinflamatórios de venda livre. 

4- Obturação caiu? É normal?

Sim, é normal, pois a queda de obturação é comum entre muitas pessoas, uma vez que, pode cair devido a presença de cáries, infiltração e quebra. No entanto, mesmo que seja uma situação comum e que, geralmente, não é grave, costuma assustar. 

5- É normal sentir dor após a queda da obturação?

Sim, pois o dente fica mais sensível e suscetível a dores. O indicado é procurar um dentista o mais rápido possível. 

Caso não consiga passar numa consulta de imediato, siga os cuidados necessários, bem como, tomar analgésicos, higienizar a região com cuidado, evitar alimentos que machuquem o local. 

6- O que pode acontecer se a minha obturação cair?

Caso a obturação caia, o que pode acontecer é o aparecimento de dores e sensibilidade no dente, mas em algumas situações o dente pode ser acometido por uma inflamação em sua polpa, evoluindo para a necessidade de realizar um tratamento de canal. 

7- O que fazer quando cai a obturação do canal?

O ideal é ligar para um consultório de odontologia e marcar sua consulta o mais rápido possível, a fim de iniciar o tratamento para evitar a sensibilidade e dores, incluindo possível inflamação. 

8- Como cuidar de uma obturação?

Para cuidar de uma obturação e prolongar sua durabilidade, além de evitar dores e sensibilidade, o ideal é:

  • Evitar o consumo de alimentos muito gelados ou quentes, pegajosos ou duros;
  • Mastigar os alimentos com cuidado e não usar muita força;
  • Escovar os dentes, passar o fio dental e higienizar a boca corretamente;
  • Se atentar ao hábito de morder objetos;
  • Consumo moderado de alimentos açucarados e pigmentados. 
  • Consultar com o dentista em caso de bruxismo (ranger de dentes). 

Veja mais: Sinais de cárie no dente – Conheça quais são

9- Obturação de resina: quais são as vantagens?

A resina composta é uma mistura de plástico e vidro em pó que imita a aparência natural do dente. As obturações de resina composta são usadas para fazer melhorias estéticas nos dentes, como mudar a cor dos dentes, restaurar dentes cariados, reparar dentes lascados, fechar espaços entre os dentes e fazer com que os dentes pareçam mais uniformes.

O dentista prepara a resina e a aplica em camadas no dente. Uma luz cura especial é usada para endurecer cada camada. Uma vez que o processo de endurecimento esteja completo, o dentista molda o compósito para se ajustar ao seu dente. Em seguida, o compósito é alisado e polido para evitar manchas e desgaste prematuro.

Alguns benefícios das obturações de resina são:

  • Parecem mais esteticamente agradáveis, pois combinam com a cor e a aparência naturais dos dentes.
  • Exigem menos perfuração, portanto, não é necessário remover tanta estrutura do dente.
  • Endurecem em segundos em vez de dias como outros materiais.
  • Se ligam ao dente dando-lhe maior resistência, o que ajuda a evitar quebras.

10- O que é o processo de obturação?

O processo de obturação é um procedimento para realizar o preenchimento do dente, a fim de tratar condições relacionadas a outras obturações que caíram, cáries dentárias, entre outros, como uma forma de reparação dentária que visa a restauração. 

11- Para que serve o processo de obturação?

Uma obturação dentária pode uniformizar a superfície do dente e melhorar a função da mandíbula para morder e mastigar. Muitos pacientes com cárie dentária também sofrem de sensibilidade dos dentes devido à perda dentária, o que também pode ser significativamente melhorada com o processo de obturação dentária.

12- Minha obturação caiu, e agora?

Minha obturação caiu, e agora? O primeiro passo é tentar remover os pedaços da obturação para não engolir, em seguida, contatar um consultório odontológico para refazer o procedimento. 

No entanto, se não puder passar por uma consulta de imediato, após recolher os pedaços, você deverá adotar cuidados como: escovar os dentes levemente, evitando a região; lavar a boca com água morna e sal após a escovação, além de evitar alimentos duros que possam machucar o local. Caso sinta dor, use analgésicos e antiinflamatórios de venda livre. 

Mas, não se esqueça de marcar uma consulta o mais rápido possível. 

13- Obturação de dente dói

Para realizar a obturação, dificilmente o paciente sente dor, mas caso esteja sentindo, o dentista pode aplicar uma anestesia local que possui efeito rápido. 

Caso a obturação caia, pode acontecer de sentir dor, nesse caso, será preciso procurar um consultório o mais rápido possível, e não apenas se automedicar com analgésicos, pois o problema precisa ser corrigido. 

14- Obturação e restauração é a mesma coisa?

Obturação e restauração são procedimentos diferentes, apesar de ambos contribuírem para melhorar a estética e garantir a boa função dos dentes. 

15- O que é e como é feita uma obturação de dente?

A obturação é um procedimento realizado para selar o canal radicular – raiz do dente – que fica localizado dentro do osso. 

Já a restauração é um procedimento que consiste na reconstrução do dente por completo ou parte dele. 

16- Quanto tempo dura uma restauração de dente?

A restauração de resina costuma ter durabilidade entre 3 a 10 anos, realizando os cuidados necessários, mas restaurações realizadas com porcelana podem durar até 13 anos. 

17- Plano odontológico cobre obturação?

Normalmente, o plano odontológico cobre obturação e demais procedimentos de rotina e cuidados dentários. Mas, o ideal é que consulte os tipos de planos disponíveis, pois alguns deles possuem pacotes diferentes que oferecem cobertura apenas para alguns tipos de procedimentos específicos.  

18- Quanto custa 1 obturação de dente?

Quanto custa 1 obturação de dente varia de acordo com o grau do problema, região do país em que você está, se é consultório odontológico franqueado ou particular, entre outros. Ou seja, não há um valor fixo, mas a média fica entre R $100 a R $250. 

Para mais informações, consulte um consultório ou plano de saúde de confiança. 

Encontre o melhor dentista perto de você 

Referências

https://www.healthline.com/health/pain-after-root-canal

https://www.healthline.com/health/laser-dentistry

https://www.medicalnewstoday.com/articles/320978

https://www.aae.org/specialty/paperpoint/endodontic-history/

Veja também:

Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista

Como clarear os dentes em casa? É possível?

Como acabar com a sensibilidade nos dentes 

www.agendaconsulta.com

 

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes Maciel

Thiago Mendes, Founder Agenda Consulta, que ajudou mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.