Publicado em: 16 de dezembro de 2022
Última atualização em: 16 de dezembro de 2022
Para a maioria das pessoas, envelhecer parece irreal. Mesmo que você pense e se sinta como um adolescente, seu rosto, saúde bucal e corpo mostrarão sinais naturais de sua idade.
Endodontista experiente diz que é essencial manter a higiene bucal, pois negligenciar pode se tornar a causa raiz de muitos problemas relacionados à saúde.
À medida que envelhecemos, tendemos a encontrar mais problemas de saúde. Pesquisas mostram que pacientes idosos tendem a prestar menos atenção à higiene bucal, seja por capacidade limitada ou por outros motivos.
As crianças precisam ser verificadas quanto ao desalinhamento dos dentes desde cedo. Os seguintes são problemas comuns relacionados ao desalinhamento dos dentes que estão presentes em crianças:
Todos os itens acima são problemas ortodônticos ou de desalinhamento que podem ser facilmente corrigidos com tratamento ortodôntico ou aparelho em crianças. O tratamento com aparelho funciona melhor na adolescência e deve ser atendido o mais rápido possível.
No entanto, a idade de uma pessoa não é o único fator que determina a saúde bucal. Certas condições, como artrite da mão, podem dificultar a escovação ou o uso do fio dental. Medicamentos também podem afetar a saúde bucal e causar alterações no tratamento odontológico necessário.
A placa causada por bactérias pode danificar o esmalte dos dentes e causar cáries. Uma das razões pelas quais os idosos têm maior risco de cárie dentária é a boca seca. A saliva ajuda a proteger os dentes e a reduzir as bactérias, mas a boca seca é um efeito colateral de certos medicamentos que os idosos costumam tomar, como depressão, asma e pressão alta.
É comum em idosos. A perda de dentes afeta a nutrição porque os idosos com dentes perdidos podem não comer ou desfrutar de alimentos frescos, como frutas e vegetais.
A doença da gengiva pode piorar certas doenças cardíacas e pode estar associada a um risco aumentado de acidente vascular cerebral.
Idosos com má higiene dental, especialmente fumantes, têm um risco aumentado de pneumonia bacteriana. Isso ocorre porque, quando alguém respira, as bactérias da boca podem se espalhar para os pulmões. Manter uma boa higiene bucal para os idosos que não podem cuidar de si mesmos pode ajudar a reduzir esse tipo de pneumonia.
Os idosos têm maior risco de câncer bucal . As pessoas que mascam tabaco ou fumam cigarros, cachimbos ou charutos correm maior risco.
A inflamação causa a perda prematura dos dentes , exigindo dentaduras como forma de substituição dos dentes para os idosos. Um implante pode suportar a dentadura; sem o implante dentário, a prótese às vezes pode ficar frouxa, dificultando a mastigação, o que pode interferir na fala e na estética. No entanto, muitos pacientes mais velhos começam a ter problemas com as coroas que receberam em anos anteriores sobre o próprio dente ou implante.
A diminuição do fluxo salivar causa cáries e cárie dentária desenfreada , especialmente na superfície da raiz exposta e causa dor. Por fim, devemos mencionar que dentes e gengivas envelhecidos são mais suscetíveis a fraturas dentárias e quebra estrutural.
Portanto, seja qual for a sua idade, visitar um dentista regularmente parece ser um requisito obrigatório para uma boa saúde geral.
A higiene oral é muitas vezes negligenciada uma vez que os seus problemas não são diretamente visíveis. Mas a negligência em cuidar de sua higiene dental e saúde bucal pode causar problemas que afetarão sua saúde geral por toda a vida.
A causa mais prevalente de problemas dentários é a cárie gradual que ocorre sob o trabalho odontológico feito anteriormente. Por exemplo, se você colocou uma coroa em um de seus dentes para prolongar sua vida útil e restaurar sua função. É imperativo manter a coroa e o dente sob ela sob controle e em boa forma.