Agenda Consulta

Quais são os problemas nos dentes mais comuns de acordo com a idade?

Blog Agenda Consulta Os adultos mais velhos também sofrem comumente de recessão gengival e atrito ou erosão do esmalte devido ao desgaste. Ambos os problemas causam cáries e cáries, levando à perda do dente. Se não forem atendidos a tempo, esses problemas podem levar à perda de dentes e doenças gengivais.
Quais são os problemas nos dentes mais comuns de acordo com a idade?

Publicado em: 16 de dezembro de 2022

Última atualização em: 16 de dezembro de 2022

Para a maioria das pessoas, envelhecer parece irreal. Mesmo que você pense e se sinta como um adolescente, seu rosto, saúde bucal e corpo mostrarão sinais naturais de sua idade.

Endodontista experiente diz que é essencial manter a higiene bucal, pois negligenciar pode se tornar a causa raiz de muitos problemas relacionados à saúde.

À medida que envelhecemos, tendemos a encontrar mais problemas de saúde. Pesquisas mostram que pacientes idosos tendem a prestar menos atenção à higiene bucal, seja por capacidade limitada ou por outros motivos.

O desalinhamento dos dentes

As crianças precisam ser verificadas quanto ao desalinhamento dos dentes desde cedo. Os seguintes são problemas comuns relacionados ao desalinhamento dos dentes que estão presentes em crianças:

  1. Problema de mordida aberta: algumas crianças têm uma condição em que os dentes anteriores superiores e inferiores não se tocam quando mordem. Portanto, toda a pressão durante a mastigação e a mordida é suportada pelos dentes na parte de trás. Isso causa uma mastigação ineficiente e também o desgaste dos dentes.
  2. Overbite Problem: Este é um problema em que a criança tem os dentes da frente salientes. Isso geralmente é visto em crianças com hábito de sucção labial, sucção digital ou hábitos de interposição de língua. Nesses casos, o maxilar inferior é menor ou mais curto do que o maxilar superior.
  3. Problema de mordida profunda: Este é um problema em que os dentes inferiores da frente tocam ou chegam muito perto das gengivas ou do palato atrás dos dentes da frente superiores. Assim, os dentes superiores quase cobrem os dentes anteriores inferiores e os dentes anteriores inferiores tocam ou estão muito próximos das gengivas ou palato atrás dos dentes anteriores superiores.
  4. Problema da mordida cruzada: Este também é um problema comum em que a lei inferior parece ser maior que a lei superior e os dentes anteriores ou posteriores superiores estão dentro dos dentes inferiores durante a mordida ou mastigação.

Todos os itens acima são problemas ortodônticos ou de desalinhamento que podem ser facilmente corrigidos com tratamento ortodôntico ou aparelho em crianças. O tratamento com aparelho funciona melhor na adolescência e deve ser atendido o mais rápido possível.

Problemas dentários comuns em idosos

  • Os problemas dentários mais comuns associados à velhice geralmente incluem boca seca, descoloração dos dentes e doenças gengivais. No entanto, se os pacientes idosos não cuidarem bem de seus dentes, eles estarão propensos a diabetes e doenças cardíacas.
  • Boca seca resulta de certos medicamentos e radioterapia (isto é, tratamento de câncer) na cabeça. A saliva sempre mantém a boca úmida, previne cáries e previne infecções. A longo prazo, a boca seca pode causar mais problemas.
  • A gengivite é outro problema que costuma afetar os idosos. A gengivite é uma doença grave relacionada a muitos problemas físicos, incluindo diabetes e doenças cardíacas.
  • As mandíbulas ajudam a definir a face e fornecem uma superfície estável na qual os dentes se fixam. Estudos demonstraram que, com o tempo, a mandíbula encolhe, causando dentes apinhados na população idosa. No entanto, o queixo não é a única parte do corpo afetada pelo envelhecimento.
  • À medida que envelhecemos, todos os órgãos mudam, desde o folículo piloso até o dente. Devido ao encolhimento do queixo e à diminuição da elasticidade da pele, até mesmo o sorriso de uma pessoa pode ser diferente na velhice.

No entanto, a idade de uma pessoa não é o único fator que determina a saúde bucal. Certas condições, como artrite da mão, podem dificultar a escovação ou o uso do fio dental. Medicamentos também podem afetar a saúde bucal e causar alterações no tratamento odontológico necessário.

Por que é importante cuidar dos dentes depois dos 60 anos?

1) Placa Dentária

A placa causada por bactérias pode danificar o esmalte dos dentes e causar cáries. Uma das razões pelas quais os idosos têm maior risco de cárie dentária é a boca seca. A saliva ajuda a proteger os dentes e a reduzir as bactérias, mas a boca seca é um efeito colateral de certos medicamentos que os idosos costumam tomar, como depressão, asma e pressão alta.

2) Perda de dente

É comum em idosos. A perda de dentes afeta a nutrição porque os idosos com dentes perdidos podem não comer ou desfrutar de alimentos frescos, como frutas e vegetais.

3) Doença cardíaca

A doença da gengiva pode piorar certas doenças cardíacas e pode estar associada a um risco aumentado de acidente vascular cerebral.

4) Pneumonia

Idosos com má higiene dental, especialmente fumantes, têm um risco aumentado de pneumonia bacteriana. Isso ocorre porque, quando alguém respira, as bactérias da boca podem se espalhar para os pulmões. Manter uma boa higiene bucal para os idosos que não podem cuidar de si mesmos pode ajudar a reduzir esse tipo de pneumonia.

5) Câncer bucal

Os idosos têm maior risco de câncer bucal . As pessoas que mascam tabaco ou fumam cigarros, cachimbos ou charutos correm maior risco.

Perda de Dente ou Coroa

A inflamação causa a perda prematura dos dentes , exigindo dentaduras como forma de substituição dos dentes para os idosos. Um implante pode suportar a dentadura; sem o implante dentário, a prótese às vezes pode ficar frouxa, dificultando a mastigação, o que pode interferir na fala e na estética. No entanto, muitos pacientes mais velhos começam a ter problemas com as coroas que receberam em anos anteriores sobre o próprio dente ou implante.

Cárie dentária

A diminuição do fluxo salivar causa cáries e cárie dentária desenfreada , especialmente na superfície da raiz exposta e causa dor. Por fim, devemos mencionar que dentes e gengivas envelhecidos são mais suscetíveis a fraturas dentárias e quebra estrutural.

Conclusão

Portanto, seja qual for a sua idade, visitar um dentista regularmente parece ser um requisito obrigatório para uma boa saúde geral.

A higiene oral é muitas vezes negligenciada uma vez que os seus problemas não são diretamente visíveis. Mas a negligência em cuidar de sua higiene dental e saúde bucal pode causar problemas que afetarão sua saúde geral por toda a vida.

A causa mais prevalente de problemas dentários é a cárie gradual que ocorre sob o trabalho odontológico feito anteriormente. Por exemplo, se você colocou uma coroa em um de seus dentes para prolongar sua vida útil e restaurar sua função. É imperativo manter a coroa e o dente sob ela sob controle e em boa forma.

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.