Publicado em: 07 de dezembro de 2022
Última atualização em: 07 de dezembro de 2022
Seu filho ou filha tem lhe contado que tem um dente de leite solto? Nesse caso, é provável que eles mal consigam pensar em mais alguma coisa!
Muitas vezes, os dentes de leite caem sozinhos, mas às vezes precisam de um pouco de ajuda. Continue lendo para saber como puxar com segurança o dente solto do seu filho.
Leia também: Como curar a dor de dente em 5 segundos?
As crianças geralmente começam a perder os dentes de leite por volta dos seis ou sete anos de idade para dar lugar aos dentes adultos. Você provavelmente já notou muitas crianças nessa idade com grandes sorrisos abertos, isso porque os dentes da frente da boca, chamados de incisivos, geralmente são os primeiros a desaparecer.
Normalmente, quando um dente permanente começa a nascer, as raízes dos dentes de leite se dissolvem até que estejam soltas o suficiente para cair. Na verdade, a maioria das crianças muitas vezes ajuda no processo de queda, dando-lhes uma boa e velha oscilação.
No entanto, às vezes os dentes não caem tão facilmente quanto esperamos. Portanto, você pode se perguntar se deve ir em frente e arrancar o dente sozinho. Recomendamos que você não extraia os dentes sozinho. É melhor esperar que o dente caia sozinho, em vez de forçá-lo. Sabemos que seu filho pode parecer um pouco estranho com um dente pendurado, mas não há nenhum benefício em arrancar os dentes de seu filho além de um dente estético.
Na verdade, existem todos os tipos de perigos associados a arrancar o dente do seu filho se ele não estiver pronto. Extrair você mesmo um dente de leite pode:
Existem maneiras mais naturais de estimular o dente do seu filho a nascer. Recomendamos tentar:
Se você sentir que o dente está pronto para sair e não quiser esperar, pode arrancá-lo com estes passos simples ou com sua orientação.
Geralmente, você não deve arrancar o dente do seu filho logo após ele dizer que está solto. Os dentes de leite são essenciais para orientar os dentes adultos no lugar e ajudar a mandíbula e outras estruturas faciais a se desenvolverem. Remover um dente muito cedo pode levar a dentes adultos tortos e outros problemas dentários mais tarde.
Se você planeja arrancar o dente solto do seu filho, primeiro certifique-se de que ele esteja extremamente solto no alvéolo. Se estiver apenas um pouco perdido, ou seu filho sentir dor quando o dente for tocado, isso pode indicar que as raízes subjacentes não estão dissolvidas o suficiente para removê-lo com segurança.
Veja também: Biologia dos dentes: Entenda mais sobre esse assunto!
Talvez seu filho ou filha queira a independência de remover o dente solto sozinho. Nesse caso, você pode dizer a eles para usar a língua para mexer suavemente o dente. Eles também podem usar os dedos, mas certifique-se de lavar as mãos primeiro!
Fazê-los mastigar alimentos crocantes também pode ajudar. Mastigar alimentos duros e saudáveis, como maçãs e cenouras, não apenas limpa os dentes, mas também pode soltar um dente já solto.
Veja agora: Obturação e Restauração: 18 informações importantes
Se o seu filho quiser que você arranque o dente dele, existe uma maneira de fazer isso com segurança. Comece lavando bem as mãos.
Segure o dente com um pano limpo e balance-o para frente e para trás para garantir que esteja pronto para cair. Se estiver, tudo o que você precisa fazer é torcê-lo levemente e ele deve saltar para fora.
Um dente de leite que está pronto para nascer não deve causar muito ou nenhum sangramento, mas se houver, aplique pressão firme na área com uma gaze limpa.
Verifique a boca para garantir que não haja pedaços remanescentes do dente de leite. Se houver, ou se seu filho ou filha estiver sentindo dor ou vermelhidão persistente, entre em contato com o dentista de seu filho imediatamente para garantir que a área não esteja infectada.
Veja também:
Avaliação Odontológica – Quando ir ao dentista
Como clarear os dentes em casa? É possível?
Como acabar com a sensibilidade nos dentes
Encontre o melhor dentista perto de você