Agenda Consulta

Quantos dentes temos na boca: conheça qual é a numeração ideal

Blog Agenda Consulta resposta curta é que os humanos têm 20 dentes primários e 32 dentes secundários (permanentes) durante a vida.
Quantos dentes temos na boca: conheça qual é a numeração ideal

Publicado em: 04 de novembro de 2022

Última atualização em: 04 de novembro de 2022

A maioria dos adultos tem 32 dentes, uma vez que todos os dentes nasceram. Isso provavelmente acontecerá no momento em que uma pessoa atingir as idades de 12 e 14 anos.

Veja também: Como escovar os dentes com aparelho?

Quantos dentes os adultos têm em cima?

A maioria das pessoas tem um número igual de dentes nas fileiras superior e inferior de seus dentes.

Como tal, a maioria dos adultos terá 16 dentes na metade superior da mandíbula.

Quantos dentes caninos os adultos têm?

Tanto os adultos quanto as crianças têm o mesmo número de dentes adultos, pois estes são os dentes afiados e pontudos encontrados ao lado dos incisivos superiores e inferiores.

Como você tem um de cada lado de ambos os conjuntos de incisivos, geralmente terá quatro dentes caninos.

Quantos dentes inferiores os adultos têm?

Se uma pessoa não sofrer uma lesão ou contrair uma doença que resulte na perda de um ou mais dentes, um adulto geralmente terá o mesmo número de dentes na metade inferior da mandíbula que na parte superior. Isso significa que eles terão 16 dentes na linha inferior e na linha superior.

Quantos molares os adultos têm?

Quando seus dentes nascerem, e ao longo dos primeiros anos de sua vida, você terá oito molares. No entanto, isso muda quando a terceira fileira de molares – comumente chamados de dentes do siso – surge. Isso geralmente acontece entre as idades de 17 e 21 anos, mas pode demorar mais em algumas ocasiões.

Quantos dentes do siso os adultos têm?

Quando seus dentes do siso aparecerem, deve haver quatro. Estes compõem a fileira final de dentes em sua boca, localizada na parte de trás de sua mandíbula.

Às vezes, nossos dentes do siso não nascem corretamente. Isso pode ser porque eles não estão crescendo em linha reta, não há espaço suficiente na boca de uma pessoa para que eles saiam completamente (em ambas as ocasiões, eles são conhecidos como dentes do siso impactados) ou porque eles simplesmente não estão crescendo em tudo. Quando isso acontece, pode ser muito doloroso e sua boca pode até ficar infectada se nada for feito para tratar o problema.

Se você tem uma dor não identificada na parte de trás da boca e está no final da adolescência ou no início dos vinte anos, é altamente provável que sejam os dentes do siso que estão causando o problema. Em raras ocasiões, eles também podem causar problemas a uma pessoa mais tarde na vida.

Não importa quantos anos você tem, se você está na faixa etária para ter dentes do siso e sente que o seu pode estar causando problemas, entre em contato conosco hoje.

Um de nossos dentistas poderá identificar rapidamente o problema e encontrar uma solução para deixar sua boca saudável e sem dor novamente.

Veja também: Dente Podre – Principais sintomas e tratamentos

Quantos dentes permanentes os adultos têm?

Se uma pessoa não tiver nenhum acidente ou doença que a leve a perder todos os dentes e não precisar remover os dentes do siso, ela terá 32 dentes permanentes. Se eles precisarem remover os dentes do siso, isso provavelmente cairá para 28, pois é mais comum que todos os quatro dentes do siso de uma pessoa precisem ser removidos de uma só vez.

Com a resposta mais longa, vamos dar um passo adiante, quebrando esses 32 dentes permanentes. Os 32 dentes dentro de sua boca são compostos por:

  • 8 incisivos
  • 4 cúspides (caninos)
  • 8 pré-molares (pré-molares)
  • 12 molares
  • 4 dentes do siso

Incisivos

Os incisivos são os dentes no centro do seu sorriso, com quatro no arco superior e quatro no arco inferior. Os incisivos são os primeiros dentes de leite a nascer e cair, assim como os primeiros dentes permanentes a erupcionarem.

Os incisivos primários entram em erupção por volta dos 6 meses de idade e caem por volta dos 6 anos para dar espaço para os incisivos secundários entrarem em erupção.

Eles têm uma aparência plana e ampla e funcionam da mesma maneira que um cinzel. Suas bordas afiadas são usadas para morder alimentos em pedaços menores.

Cupins

Trabalhando longe do centro do seu sorriso, as cúspides vêm em seguida. Há duas cúspides no arco superior e duas cúspides no arco inferior. As cúspides primárias geralmente entram em erupção entre os 16-20 meses de idade, começando com o arco superior.

No entanto, as cúspides secundárias começam a entrar em erupção por volta dos 9 anos, mas começam com o arco inferior. Os caninos também são conhecidos como dentes caninos por causa de sua aparência pontiaguda. Essa borda pontiaguda e afiada permite que as cúspides rasguem os alimentos.

Bicúspides

Em seguida vem os pré-molares, ou pré-molares. Existem oito pré-molares, quatro pré-molares no arco superior e quatro no arco inferior.

Maiores que os incisivos e caninos, mas menores que os molares, os pré-molares têm uma superfície superior mais plana com vários sulcos usados ​​para triturar os alimentos em pedaços menores. Os pré-molares não entram em erupção em humanos até os 10 anos de idade, o que significa que há apenas um conjunto de pré-molares que são dentes permanentes.

Molares

Os molares são os grandes dentes localizados na parte de trás da boca. Os humanos possuem seis molares superiores e seis molares inferiores, totalizando doze molares!

O primeiro conjunto de molares geralmente erupciona por volta dos seis anos de idade, o segundo conjunto erupciona por volta dos 12 anos e o terceiro conjunto erupciona por volta dos 17-25 anos. De todos os seus dentes, os molares são os mais fortes e são usados ​​para triturar os alimentos para que possam ser engolidos com segurança.

Dentes do siso

Seus terceiros molares são mais comumente conhecidos como seus dentes do siso. Infelizmente, esses dentes geralmente precisam ser extraídos porque não se encaixam corretamente na boca. Os dentes do siso são um órgão sem função que sobra do nosso passado evolutivo.

Milhares de anos atrás, os humanos tinham crânios maiores e dietas mais duras que exigiam poder de mastigação adicional.

Hoje em dia, comer ficou mais fácil e nossos crânios ficaram menores que nossos ancestrais. Isso significa que os terceiros molares têm problemas para irromper completamente e podem causar problemas como dor, inchaço e infecção.

Sistema de numeração universal para dentes

A numeração dos dentes é uma notação usada pelos dentistas para denotar e especificar informações vinculadas a um dente específico. O uso de um sistema de numeração de dentes permite uma fácil identificação, comunicação e manutenção do prontuário odontológico de maneira fácil e precisa.

A numeração do dente serve a vários propósitos, como ajudar a identificar e classificar a condição associada ao dente em questão, tanto clínica quanto radiograficamente.

Isso permite uma fácil comunicação entre os profissionais de odontologia para avaliar e tratar doenças dentárias. Globalmente, existem vários sistemas diferentes de numeração de dentes.

Veja também:

10 melhores planos odontológicos do Brasil

Dentista gratuito ou a baixo custo: Como encontrar?

Odontologia Hospitalar: O que ninguém te conta!

Como funciona uma clínica de odontologia infantil

Dentista: Guia completo

Quanto ganha um dentista? Saiba a média salarial do mercado

10 remédios para aliviar a dor de dente

Sinais de cárie no dente – Conheça quais são

Odontopediatria: Como é a odontologia para crianças?

Prevenção E Tratamento De Câncer Bucal

 

Agenda Consulta

Agenda Consulta

Economize nas suas consultas, exames, tratamentos odontológicos e medicamentos! Já ajudamos mais de 1400 dentistas no Brasil a captar mais de 100 mil pacientes em 21 estados brasileiros gerando mais de 30MM em negócios para clínicas.